Page 11 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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O                   Sem in ário  de  A ntrop ologia                                                                                                                                                                                            e  realizam como  um  sistema  cíclico de

                                    ocupou o primeiro dia dos tra­
                                                                                                                                                                                                                                                              trocas recíprocas (idéias e valores),  tro­

                                    balhos do Painel Internacional

             Telebrasil.  Foi  uma  troca  de  conheci­                                                                                                                                                                                                       cas estas que se expressam por meio de
                                                                                                                                                                                                                                                              códigos múltiplos (visual,  sonoro,  ges-

              mentos e informações sobre os primór­
                                                                                                                                                                                                                                                              tual, político etc.), todos básicos na his­

              dios  da  comunicação em  sua  fase ape­
                                                                                                                                                                                                                                                              tória da humanidade, que hoje privile­

              nas oral e uma reflexão sobre o impacto
                                                                                                                                                                                                                                                              gia  o  código  visual  (TV,  fotografia,

              cultural ocasionado pela introdução da
                                                                                                                                                                                                                                                              cinema),  o que não anula os demais.

              tecnologia  avançada  dos  meios  de  co­


              m unicação  em   com u n id ad es  prim i­                                                                                                                                                                                                      O  arqu iteto  H ernán  C respo  Toral,


              tivas.                                                                                                                                                                                                                                          diretor do museu do  Banco Central do



                                                                                                                                                                                                                                                              Equador,  iniciou  sua  palestra  obser­

              —  É  uma  oportunidade  única!  Comen­
                                                                                                                                             Roberto Marinho,  presidente  c/.is  Organiza­                                                                   vando que "a comunicação na América
              tava entusiasm ado, já no encerramento                                                                                        ções Globo,  mi abertuni solene do Seminário,                                                                     do Sul  não é  feita  com  a  regularidade


              do Seminário o sociólogo senegalês Ba-                                                                                         ressaltou que "a marcha das civilizardes se la/                                                                  desejada,  daí  a  ressonância  deste  en­

                                                                                                                                            passo a passo, segundo a capacidade de se co­
              bakár  Sine.  —   Veja  a  diversidade  dos                                                                                                                                                                                                     contro.  Vivemos de costas  uns  para  os
                                                                                                                                             m   u n i c a r e m            q u e   t ê m           o s   h o m        e n s   e  a s
               participantes —   Brasil,  Equador,  Peru,                                                                                    sociedades''.                                                                                                     outros e por isso quero comunicar-lhes



               a  África  rep resen tad a  por  mim  —   e                                                                                                                                                                                                     o que  é  o  Equador,  do  ponto  de  vista


               dentro  desta  diversidade,  a  unidade                                                                                                                                                                                                         geográfico,  sociológico e  histórico."


               dos  problem as.  Apesar  de  meios  cul­                                                                                 trado que o homem se fez por meio dos


               turais diferentes, os problemas que de­                                                                                   diversos meios de comunicação que de­                                                                                 Definindo  a  cultura  como  a  ideologia


               safiam  os  nossos  países,  no  plano  da                                                                                cidiu  adotar  para  exprimir  suas  rela­                                                                            que  nasce  de  um  embate  do  homem


               antropologia  cultural,  são  os  mesmos.                                                                                 ções com os outros                                         tornou-se genui­                                           com  o  universo,  Hernán  Crespo  co­


               São  os  problem as  de  dar  à  população                                                                                 namente humano quando transformou                                                                                    meçou por uma descrição da geografia


               acesso a  m ensagens que  não as desna­                                                                                    o  grito  numa  palavra  e  inventou  um                                                                             equatoriana,  país  ensolarado  e  for­


               cionalize,  mas que  digam  de sua  reali­                                                                                 mundo contingente,  mas regulado por                                                                                 mado  por  três  regiões  naturais:  costei­


                dade, de sua verdade; é a democratiza­                                                                                    mensagens e símbolos.                                                                                                ra, amazônica e andina,  uma  "avenida


                ção  da  comunicação,  de modo que  ela                                                                                                                                                                                                        de vulcões". O homem chegou aí cerca


                sirva  à  form ação  social  e  cultural  das                                                                             Numaantrc                     apologia das comunicações                                                              de  10.()()() anos a.C. e criou uma cultura


                                                                                                                                                                        dado  fundar am ental:  o  ho­
                populações.  Os  organizadores  do  Pai­                                                                                  este  é  um  dado  fund                                                                                              comum  a  toda  a  região  andina.  Sem

                nel estiveram  muito bem em não dedi­                                                                                     mem, diferentemente dos animais, não                                                                                 animais de  transporte,  inventou  a  bol­


                car-se apenas à parte técnica das comu­                                                                                   tem com o meio onde vive uma relação                                                                                  so,  um embrião de navio que foi,  nesta


                nicações,  pois estas não são apenas um                                                                                   direta e instrumental, mas uma relação                                                                                região pacífica,  um  forte veículo de co­


                meio, um canal, mas referem-se basica­                                                                                    mediada  por  sinais,  símbolos,  lingua­                                                                             municação  e  transporte  de  hom ens,


                 m ente  ao  hom em   e  ás  relações  entre                                                                              gens.  Por outro lado,  também  está  su­                                                                             idéias.e bens.


                 eles.                                                                                                                     jeito a necessidades básicas universais,


                                                                                                                                           mas  as  satisfaz de  modos  diversos  (é                                                                            Em 1526 os espanhóis chegam ao Equa­


                 Na  abertura  do  Sem inário  Antropoló­                                                                                  preciso comer, porém nem todas as so­                                                                                dor e abrem  uma  nova época,  a  da  co­


                 gico,  o  mesmo  tema  foi abordado pelo                                                                                  ciedades comem do mesmo modo).  Os                                                                                   municação escrita. Eem 1950 o país, até



                 presidente  da Telebrasil,  Helvécio Gil­                                                                                 modos  correspondem   a  área  da  cul­                                                                              então agrário e quase bucólico,  sofre o

                 son,  ao  d eclarar  que  "a   intenção  da                                                                               tura,  à  ideologia  e  ao  sim bólico  e  é                                                                         embate  das  tecnologias  modernas,  cu­



                 Telebrasil é clara, ao buscar a tão neces­                                                                                quem dá identidade aos grupos sociais.                                                                               jos motores,  o rádio e a TV,  provocam

                 sária  aproxim ação  da  cultura  técnica                                                                                 E  neste  ponto  que  se  com preende  a                                                                             uma  crise  etno-cultural,  ou  nas  pala­
                                                                                                                                                                                                                                                                 vras  p o éticas  de  H ernán  C resp o ,

                 com  a  cultura  hum anística,  pois  a  pri­                                                                             afirm ação  de  que  o  hom em   é  a  sua


                 meira  só  ganha  todo  seu  sentido  em                                                                                  m ensagem .  Quer  dizer,  o  estudo  de                                                                              "colocam   o  desafio  da  identidade  na
                                                                                                                                                                                                                                                                 pluralidade, em que tem um papel defi-
                 função  da  segund a."  E  Roberto  Mari­                                                                                 uma sociedade é,  de fato, o estudo da­


                 nho, presidente das Organizações Glo­                                                                                     quilo que seus membros dizem,  fazem                                                                                mitivo a comunicação."                                                                                   }


                 bo, ao discursar lembrou o tema central
                                                                                                                                            Na mesa de honra do Seminário de Antropologia, as presenças de Luis Carlos Sampaio,  vice-presidente da

                 do painel —  o futuro das telecomunica­                                                                                    I mbratel. de Helvécio Gilson, presidente da Telebrasil e do jornalista Roberto Marinho.


                 ções nos países em desenvolvimento


                 ao  afirmar  que  "onde  há  longos  espa­


                  ços  a  u n ir,  a in d a   há  c iv iliz a ç ã o   a


                  realizar."







                 Seguindo-se  à  abertura  solene,  foram


                  feitas seis  palestras por representantes


                  do Brasil, Equador, Peru e Senegal, que


                  também  responderam a  perguntas  fei­


                  tas pela  platéia,  bastante participante.






                  A primeira exposição, feita por Roberto


                  da  Matta,  antropólogo  do  M useu  Na­


                  cional do Rio de Janeiro,  foi uma  refle­


                  xão  sobre:  Antropologia  e  Com unica­



                  ção, lembrando a frase "o  homem é um

                  animal  que  com u n ica",  m ostrou  que


                  todos  os  estudos  de  Antropologia  So­



                  cial dos últimos 100 anos têm demons-
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