Page 23 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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sultado do acoplamento de dois submodelos Número de Terminações de rede por setor (em milhares de terminações)
complementares, a saber:
1978 1985
— Um modelo de DEMANDA POTENCIAL, Setor
isto é , a demanda teórica, na suposição de que Potencial Previsão Penetração % Potencial Previsão Penetração %
o mercado compreenda plenamente os benefí
cios de cada serviço e os recursos técnicos ne Indústria 27,6 0,2 0,7
cessários estejam plenamente desenvolvidos. Transporte 4,7 0
Transporte
— Um modelo de PENETRAÇÃO isto é, uma aéreo 1,0 0,7 65,9 86.3
curva de percentual de atingimento, em função Finanças e
de haver diferentes visões das organizações so bancos 10,9 1,6 13,5 72.3
bre o que é desejável, em termos de serviço, li Educação e
mitações relativas a recursos, inércia para ado pesquisa 5,2 0,09 1,7
ção de inovações técnicas, etc. Comércio 5,1 0,12 2,3
Governo 1,8 0,05 2,5
O modelo TELEDATA foi desenvolvido para a Serviços 7,7 0,3 3,6
Embratel e realizado, pela primeira vez em Proc. de
1978, a tempo de fundamentar as etapas de pla Dados 17,8 1,5 8,2
nejamento do serviço TRANSDATA que cul Outros 4,0 0,04 1,1
minaram com sua entrega à comercialização
direta. Presentemente, encontramo-nos em TOTAL 85,8 4,5 5,2 112,8 31,7
fase de reavaliação do modelo e do projeto,
como um todo, com vistas à segunda ‘ ‘rodada’ ’ Figura I
da pesquisa de campo, prevista para 1981.
A título de ilustração, apresentamos aqui um índice de 7,6% será, ainda, muito inferior à pe
relatório do projeto, escolhido dentre as deze netração média global para aquele ano. Isso faz
nas de diferentes saídas do modelo (Fig. 1). supor que seja altamente viável e importante o
Naturalmente, quaisquer informações no ân- planejamento de um esforço de marketing a
bito do projeto encontram-se à disposição, para longo prazo, para esse setor, mediante a adição
acesso “ on-line” , pelos companheiros do sis de conteúdo aos serviços básicos oferecidos,
tema Telebrás que assim o desejarem, via ter especializando-os e orientando-os para as apli
minal, em nossa sede, no Rio de Janeiro. cações mais freqüentes e importantes. Essas
aplicações são as de VENDAS E DISTRIBUI
ÇÃO, CONTROLE DE ESTOQUES e ADMI
NISTRAÇÃO GERAL, que responderão por
O p o t e n c i a l d a s t r a n s a ç õ e s cerca de 55% do tráfego setorial global em
1985. efeitos de dominação. Cada um deles procura,
b a n c á r i a s n o f í r a s ü com maior ou menor felicidade, resolver esse
dilema em função dos trunfos e das desvanta
e q u i v a l e a u m t r á f e g o d e O Desenvolvimento de Produtos em Comu gens que resultam da competitividade de sua
nicação de Dados escolha e da natureza do seu clima social.
4 b i l h õ e s d e c a r a c t e r e s
Agora que ilustramos, embora rapidamente,
p o r d i a . nossa estratégia para obtenção de dados para As duas “ respostas-limite” são as dos países
planejamento mercadológico, vamos abordar que, por outro lado, são os mais avançados em
um outro tópico, igualmente importante e, pos informática: Os Estados Unidos e o Japão. Sua
sivelmente, mais complexo: escolha para a informatização da sociedade ex
pressa, para o primeiro, a sua situação folgada
Examinando a evolução dos potenciais e das Que produtos devemos oferecer a nosso e, para o segundo, “ a luta pela vida” .
previsões efetivas em terminações de rede por mercado? Quais os serviços de comunicação de
setor, de 1978 a 1985 podemos tirar algumas dados a serem implantados prioritariamente? A produção informática dos Estados Unidos é
conclusões:
preponderante e suas aplicações são as mais
Para entendermos a razão da pergunta, bem adiantadas, o balanço comercial desse ramo é
a) Os setores “ Finanças e bancos” (que. inclui como de sua complexidade inerente, é neces fortemente positivo desde a origem. São inú
o mercado segurador, financeiros, bancos de sário dizer, desde logo, que os caminhos adota meras as lições a tirar desse sucesso, mas ele
investimento, etc.) e “ Serviços de Processa dos por diferentes nações em suas estratégias traz pouco ensinamento quanto à resposta glo
mento de Dados” (que inclui as empresas go de teleinformática diferem substancialmente, bal, ao desafio que pesa sobre a França. De
vernamentais da área) são os mais importantes. uns dos outros. fato, os Estados Unidos pouco sentem a obriga
Respondem por cerca de 66% da demanda total
ção do equilíbrio externo, ao mesmo tempo
em terminações de rede, para todos os serviços. Na verdade, tais caminhos dependem funda porque a parte do comércio exterior no PNB é
mentalmente das próprias estratégias sócio- relativamente fraca e porque o sistema mone
b) Considerável esforço de marketing terá de econômicas globais subjacentes. Para ilustrar tário permite viver sem ansiedade num déficit
ser feito para passar de uma penetração global esse fato, vejamos o que dizem Simon Nora e crônico.
de 5,2% em 1978 para 27,7% em 1985. A des Alain Mine, em seu já histórico relatório (2),
peito desse grande aumento de penetração, es quando abordam a “ escolha de sociedade” Em compensação, a abordagem japonesa es
taremos, como se vê, longe da saturação ainda como determinante das opções estratégicas de boça uma solução ambiciosa para as dificulda
em 1985. informática: des de um país médio, muito povoado, total
mente dependente de seu comércio exterior e
c) O setor indústria, cujo potencial de demanda “ A contradição entre emprego e comércio ex cuja principal força reside na intensidade do
é o maior de todos, encontra-se, no entanto, in terior é atualmente vivida pela maioria dos paí consenso social. Essa abordagem coloca a in
suficientemente penetrado. Embora grande ses industriais. E mais acentuada para aqueles formatização no centro do seu projeto de
melhoria esteja sendo esperada para até 1985, o de porte médio que já não exercem, mas sofrem sociedade” .