Page 23 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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sultado do  acoplamento de dois submodelos                                                                                 Número de Terminações de rede por setor (em milhares de terminações)

                 complementares, a saber:




                                                                                                                                                                                                                       1978                                                                                             1985


                 — Um modelo de DEMANDA POTENCIAL,                                                                                                  Setor


                 isto é , a demanda teórica, na suposição de que                                                                                                               Potencial                     Previsão Penetração % Potencial                                                                  Previsão                    Penetração %


                 o mercado compreenda plenamente os benefí­


                 cios de cada serviço e os recursos técnicos ne­                                                                            Indústria                                 27,6                         0,2                                 0,7


                 cessários estejam plenamente desenvolvidos.                                                                                Transporte                                  4,7                          0


                                                                                                                                            Transporte


                — Um modelo de PENETRAÇÃO isto é, uma                                                                                              aéreo                                 1,0                       0,7                              65,9                                                                                             86.3


                curva de percentual de atingimento, em função                                                                               Finanças e


                de haver diferentes visões das organizações so­                                                                                  bancos                               10,9                         1,6                               13,5                                                                                            72.3


                bre o que é desejável, em termos de serviço, li­                                                                             Educação e


                mitações relativas a recursos, inércia para ado­                                                                                pesquisa                                 5,2                       0,09                                 1,7


                ção de inovações técnicas, etc.                                                                                             Comércio                                     5,1                       0,12                                2,3



                                                                                                                                            Governo                                      1,8                       0,05                                2,5


                O modelo TELEDATA foi desenvolvido para a                                                                                    Serviços                                    7,7                       0,3                                 3,6


                Embratel  e  realizado,  pela primeira vez em                                                                                Proc. de


                1978, a tempo de fundamentar as etapas de pla­                                                                                 Dados                                  17,8                         1,5                                 8,2


                nejamento do serviço TRANSDATA que cul­                                                                                     Outros                                      4,0                        0,04                                 1,1


                minaram com  sua entrega à comercialização


                direta.  Presentemente,  encontramo-nos em                                                                                  TOTAL                                     85,8                         4,5                                 5,2                           112,8                        31,7


                fase de reavaliação do  modelo e do projeto,


               como um todo, com vistas à segunda ‘ ‘rodada’ ’                                                                              Figura I


               da pesquisa de campo, prevista para  1981.






                A título de ilustração,  apresentamos aqui um                                                                            índice de 7,6% será, ainda, muito inferior à pe­


                relatório do projeto, escolhido dentre as deze­                                                                          netração média global para aquele ano. Isso faz


                nas de diferentes saídas  do modelo (Fig.  1).                                                                           supor que seja altamente viável e importante o



                Naturalmente,  quaisquer informações no ân-                                                                              planejamento de um esforço de  marketing a


                bito do projeto encontram-se à disposição, para                                                                          longo prazo, para esse setor, mediante a adição


                acesso “ on-line” , pelos companheiros do sis­                                                                           de conteúdo aos serviços básicos oferecidos,


                tema Telebrás que assim o desejarem, via ter­                                                                            especializando-os e orientando-os para as apli­


                minal, em nossa sede, no Rio de Janeiro.                                                                                 cações mais  freqüentes e  importantes.  Essas


                                                                                                                                         aplicações são as de VENDAS E DISTRIBUI­


                                                                                                                                         ÇÃO, CONTROLE DE ESTOQUES e ADMI­


                                                                                                                                         NISTRAÇÃO GERAL, que responderão por

                 O  p o t e n c i a l   d a s   t r a n s a ç õ e s                                                                      cerca de  55% do tráfego setorial  global  em



                                                                                                                                          1985.                                                                                                                  efeitos de dominação. Cada um deles procura,
                               b a n c á r i a s   n o   f í r a s ü                                                                                                                                                                                             com maior ou menor felicidade, resolver esse



                                                                                                                                                                                                                                                                 dilema em função dos trunfos e das desvanta­

                    e q u i v a l e   a   u m   t r á f e g o   d e                                                                      O Desenvolvimento de Produtos em Comu                                                                                   gens que resultam da competitividade de  sua


                                                                                                                                         nicação de Dados                                                                                                        escolha e da natureza do seu clima social.

                        4   b i l h õ e s   d e   c a r a c t e r e s



                                                                                                                                         Agora que ilustramos,  embora rapidamente,
                                                     p o r   d i a .                                                                     nossa estratégia para obtenção de dados para                                                                            As duas  “ respostas-limite”  são as dos países




                                                                                                                                         planejamento mercadológico,  vamos abordar                                                                              que, por outro lado, são os mais avançados em


                                                                                                                                         um outro tópico, igualmente importante e, pos­                                                                          informática: Os Estados Unidos e o Japão. Sua


                                                                                                                                         sivelmente, mais complexo:                                                                                              escolha para a informatização da sociedade ex­


                                                                                                                                                                                                                                                                 pressa, para o primeiro, a sua situação folgada

               Examinando a evolução dos potenciais e das                                                                                Que  produtos  devemos  oferecer a nosso                                                                                e, para o segundo,  “ a luta pela vida” .


               previsões efetivas em terminações de rede por                                                                             mercado? Quais os serviços de comunicação de


               setor, de  1978 a  1985 podemos tirar algumas                                                                             dados a serem implantados prioritariamente?                                                                             A produção informática dos Estados Unidos é


               conclusões:
                                                                                                                                                                                                                                                                 preponderante e suas aplicações são as mais


                                                                                                                                         Para entendermos a razão da pergunta,  bem                                                                              adiantadas, o balanço comercial desse ramo é

               a) Os setores “ Finanças e bancos” (que. inclui                                                                           como de sua complexidade inerente, é neces­                                                                             fortemente positivo desde  a origem.  São inú­


               o mercado segurador,  financeiros,  bancos de                                                                             sário dizer, desde logo, que os caminhos adota­                                                                         meras as lições a tirar desse sucesso,  mas ele


               investimento,  etc.) e  “ Serviços de Processa­                                                                           dos por diferentes  nações em suas estratégias                                                                          traz pouco ensinamento quanto à resposta glo­


               mento de Dados” (que inclui as empresas go­                                                                               de teleinformática diferem substancialmente,                                                                            bal,  ao desafio que pesa sobre  a França.  De


               vernamentais da área) são os mais importantes.                                                                            uns dos outros.                                                                                                         fato, os Estados Unidos pouco sentem a obriga­


               Respondem por cerca de 66% da demanda total
                                                                                                                                                                                                                                                                 ção do equilíbrio externo,  ao mesmo tempo
               em terminações de rede, para todos os serviços.                                                                           Na verdade,  tais caminhos dependem funda­                                                                              porque a parte do comércio exterior no PNB é



                                                                                                                                         mentalmente das próprias estratégias sócio-                                                                             relativamente fraca e porque o sistema mone­


               b) Considerável esforço de marketing terá de                                                                             econômicas globais subjacentes.  Para ilustrar                                                                           tário permite viver sem ansiedade num déficit


               ser feito para passar de uma penetração global                                                                           esse fato, vejamos o que dizem Simon Nora e                                                                              crônico.


               de 5,2% em 1978 para 27,7% em 1985. A des­                                                                               Alain Mine,  em seu já histórico relatório (2),


               peito desse grande aumento de penetração, es­                                                                            quando abordam a  “ escolha de  sociedade”                                                                               Em compensação,  a abordagem japonesa es­


               taremos, como se vê, longe da saturação ainda                                                                            como determinante das opções estratégicas de                                                                             boça uma solução ambiciosa para as dificulda­


              em  1985.                                                                                                                 informática:                                                                                                             des de  um país médio,  muito povoado,  total­




                                                                                                                                                                                                                                                                 mente dependente de  seu comércio exterior e
              c) O setor indústria, cujo potencial de demanda                                                                           “ A contradição entre emprego e comércio ex­                                                                             cuja principal  força reside na intensidade do


              é o maior de todos, encontra-se, no entanto, in­                                                                          terior é atualmente vivida pela maioria dos paí­                                                                         consenso social.  Essa abordagem coloca a in­


               suficientemente penetrado.  Embora grande                                                                                ses industriais.  E mais acentuada para aqueles                                                                          formatização  no  centro do  seu  projeto  de


               melhoria esteja sendo esperada para até 1985, o                                                                          de porte médio que já não exercem, mas sofrem                                                                            sociedade” .
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