Page 22 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
P. 22
Realizou-se em setembro próximo passado, o1.° Encontro de Marketing do Sistema Notem que não basta obter dados estáticos. Em
Telebrás, reunindo, em Recife, gerentes e especialistas da área, que discutiram pro nosso exemplo, é sempre necessário perguntar:
blemas e propuseram soluções. O trabalho apresentado nesta edição aborda o tema Como evoluirá a tecnologia de coleta e proces
do marketing de comunicações de dados. samento das transações? Como serão os siste
mas on-line brasileiros? Que terminais de caixa
serão utilizados? Quais as tendências à prote
Introdução: ção contra uso fraudulento do cheque? E assim
por diante.
O problema da comercialização de serviços de mos dispor de informações sobre o mercado.
comunicação de dados tem merecido atenção e Se quisermos compreenderem profundidade as Toma-se clara a necessidade de constituirmos
despertado crescente interesse no âmbito do tendências mercadológicas dominantes em co uma estrutura capaz de coletar e avaliar dados
Sistemà TELEBRÁS. Há aproximadamente municação de dados, teremos de ocupar-nos básicos de mercado, convertendo-os em infor
um ano, por ocasião do II Seminário de Comuni dos próprios sistemas computacionais de nos mações que nos permitam tomar decisões
cação de Dados do Sistema Telebrás, tivemos sos clientes e usuários em potencial, pois suas quanto à especificação, desenvolvimento,
oportunidade de apresentar uma contribuição à necessidades de transmissão de dados resultam operação e expansão de nossa redes públicas de
discussão desse tema (1). Relendo agora aquele de suas aplicações de processamento de dados. comunicação de dados. Reconhecendo essa ne
trabalho, não pude deixar de refletir sobre a cessidade, a Embratel encomendou a um con
imensa transformação que, em relativamente Freqüentemente, deveremos deter-nos em sórcio internacional a elaboração de um projeto
pouco tempo, operou-se no ambiente de telein analisar o próprio negócio do cliente, sua que nos permitisse pesquisar sistematicamente
formática . operação, suas peculiaridades e prioridades o mercado de serviços de comunicação de
quanto a sistemas de informação, pois são estes dados.
Em primeiro lugar, o anúncio de um serviço es dados que comandam os projetos de sistemas
pecializado e, em particular, da rede TRÀNS- computacionais do cliente. Exemplificando: O O trabalho, que tomou o nome de “ PROJETO
DATA, em meio deste ano, ocasionou mudan segmento de mercado dos bancos comerciais, TELEDATA” , representa uma primeira abor
ças que vão desde a qualidade técnica oferecida responsáveis por fatia extremamente substan dagem sistemática e extensiva do problema e
a nossos clientes até o suporte e abordagem co cial das receitas presentes e projetadas de co envolve uma estrutura de metodologias e mo
mercial de nossos homens de venda, passando municação de dados, tem na aplicação “ con-. delos que visam a garantir sua continuidade de
pela mecânica de tarifação e pelo interface en ta-correntes” o maior volume de transações. aplicação, de tal forma que seja possível, a
xergado pelo usuário no diálogo com a empresa períodos convenientes, obter “ fotografias” do
operadora, em todos os níveis. mercado, bem como dados de prospecção.
Em segundo lugar, o ambiente de regulamenta O estudo é baseado de dados de diversas fbntes,
ção tomou-se um pouco menos nebuloso, parti entre as quais se destacam: (4)
cularmente no que diz respeito à Política Na
cional de Informática, com a explicitação de — Pesquisas econômicas relativas a desenvol
diretrizes que permitem, pelo menos a um nível vimento regional e setorial, bem como pesqui
preliminar, uma análise prospectiva (2). sas comparáveis em outros países, a nível se
torial .
Finalmente, a evolução talvez mais importante
é a que se pode constatar no ambiente cultural, — Dados microeconômicos: Análise da classi
relativamente à questão da teleinformática. Na ficação de setores econômicos no Brasil, in
Embratel, essa evolução pode ser verificada cluindo um desdobramento das organizações
não só nos documentos de políticas e diretrizes em cada setor por capital aplicado, número de
emanados da alta direção da Empresa (3), A f i n a l , q u a l é o empregados, etc.
como também no comportamento dos gerentes,
em resposta a essas orientações. “ n e g ó c i o ” d a — Pesquisa de campo, junto a usuários de tele
t e l e i n f o r m á t i c a ? processamento, atuais e potenciais, mediante a
No entanto, subsistem problemas de imensa distribuição em grande escala de questionário
complexidade e importância por resolver. A estruturado.
teleinformática continua sendo, para nós, do
ponto-de-vista da comercialização, um grande — Pesquisa especial sobre aplicações, basea
desafio. Nossas projeções indicam que por volta de das em bibliografia (artigos, escritas, pesquisas
1985 o complexo bancário brasileiro movimen acadêmicas, etc).
tará um volume da ordem de 1,5 bilhões de che
Pretendemos, em nossa apresentação debater ques anualmente. Considerando as tecnologias — Registros da Embratel sobre o universo de
alguns desses problemas, sem a pretensão de atuais e projetadas para automatização dos sis seus clientes.
esgotar o tema, seja em extensão, seja em pro temas bancários de contas-correntes, esse volu
fundidade. Esperamos apenas contribuir para a me de transações deverá significar um poten — Relatórios Nacionais e Internacionais sobre
sua discussão e amadurecimento. Escolhemos, cial de tráfego de aproximadamente 4 bilhões estudos de mercado, usos de equipamentos,
assim, duas questões cruciais: A questão da ob de caracteres por dia médio tendências tecnológicas, etc. (Capre, Euroda-
tenção de dados para planejamento mercadoló ta).
gico em comunicação de dados, e a questão do Além disso, examinando-se a própria sistemá
desenvolvimento de produtos. tica de compensação de cheques, resulta clara a Essencialmente, as saídas do projeto Teledata
necessidade de adequar a estrutura do suporte são relatório de demanda, para até dez anos, em
A Obtenção de Dados para Planejamento técnico de manutenção de modo a atender os terminações de rede e terminais de usuários,
bancos no horário da madrugada em que se dá o por segmento de mercado/região geográfica
Para planejar eficazmente o desenvolvimento pique de transmissão dos dados de contas-cor tipo de serviço. O modelo matemático que per
de serviços de comunicação de dados, precisa- rentes . mite chegar à demanda efetiva projetada é o rc-