Page 13 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1980
P. 13
Roger Douek
Engenheiro-Diretor da Eiiibracom Engenharia
Fesouisa o Desenvolvimento S/A. eni Campinas — SP.
0 empresário brasileiro à frente de uma Indústria de Eletrônica Observamos também que frequentemente segmentos do Mer
e Telecomunicações, enfrenta diariamente o seguinte dilema; cado, no caso brasileiro, estão acostumados a adquirir produtos
“Desenvolver ou perecer". de Tecnologia Estrangeira há longos anos.
Com efeito a Eletrônica com suas mutações tecnológicas acele
radas oferece constantes desafios de sobrevivência ao empre
sário, Se ele não aperfeiçoar seus produtos, se ele não conseguir O empresário brasileiro necessita protanto em
levar ao mercado em tempo hábil novos sistemas em dia com as preender, para ganhar a confiança destes seg
técnicas modernas, e os requisitos cada
mentos do M ercado, a um
vez mais complexos e sofisticados que
longo e penoso trabalho de ca
seus clientes exigirem, ele ficará rapida
mente dirigindo uma indústria obsoleta, tequese.
isto é, falida.
Nem sempre coroado de êxito, para que
Uma ação bem sucedida no campo da empresas governamentais acreditem na
Pesquisa e Desenvolvimento depende qualidade dos produtos da Tecnologia
basicamente da combinação harmonio Nacional a ponto de desejar experimen
sa de vários fatores, que procuramos tá-los. •
sintetizar na Figura 1 (página seguinte).
A postura que as principais empresas
Passaremos a analisar cada um destes compradoras de produtos do Setor de
fatores sucintanente e mencionar algu Telecomunicações (ais como Einbratel,
mas das estratégias possíveis por parte Telesp e Telerj adotarem com relação a
do empresário para otimizar sua ação produtos de tecnologia brasileira terá
com relação a estes fatores. um papel decisivo quanto às atividades
de Pesquisa e Desenvolvimento no País
1.0 Mercado neste setor. Cabe aqui mencionar o pa
pel importante que a Telebrás e a Teleij
A influência do Mercado é prepon exerceram no fomento a estas atividades
derante e deve orientar todas as opções de Pesquisa e Desenvolvimento.
do empresário com relação à escolha dos projetos a serem Não há possibilidade de sucesso para projetos que não sejam
desenvolvidos bem como do pesquisador com relação às adequadamente escolhidos e dimensionados em função da de
características que o futuro produto industrial deverá incorporar. manda do mercado.
Existem tendências muito comuns em instituições de pesquisa e
em tecnólogos em propor projetos apenas em função de suas
áreas de conhecimento ou de sua viabilidade técnica de execu
ção, ignorando ou não dimensionando adequadamente a de 2. Insumos de Informações
manda do Mercado.
Num ambiente em constante evolução como o da Eletrônica,
Cabe ao empresário combater estas tendências, dirigindo os es cabe ao Empresário ativar todos os sensores possíveis para que
forços do seu grupo para projetos que atendem ao Mercado a seu grupo possa monitorar constantemente o mundo externo.
fim de não desperdiçar os parcos recursos financeiros exis
tentes. Uma instituição de Pesquisa que não mantiver abertas estas ja
nelas ficará rapidamente isolada e defasada da evolução tec
0 Fator: Custo do Projeto de Desenvolvimento é um fator que i nológica.
deve orientar as opções de escolha.
A primeira tarefa do empresário é portanto montai uma estru
Valor do Mercado Potencial para o produto tura de colheita e distribuição de informações.