Page 13 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1980
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Roger Douek




                                                                                                                                                                                                                                                                                       Engenheiro-Diretor da  Eiiibracom  Engenharia



                                                                                                                                                                                                                                                              Fesouisa o  Desenvolvimento S/A. eni Campinas —  SP.















      0 empresário brasileiro à frente de uma Indústria de Eletrônica                                                                                                                                                   Observamos também que frequentemente segmentos do  Mer­




       e Telecomunicações,  enfrenta diariamente o seguinte  dilema;                                                                                                                                                    cado, no caso brasileiro, estão acostumados a adquirir produtos




       “Desenvolver ou perecer".                                                                                                                                                                                        de Tecnologia Estrangeira há  longos anos.










       Com efeito a Eletrônica com suas mutações tecnológicas acele­




       radas oferece constantes desafios de  sobrevivência ao empre­




       sário, Se ele não aperfeiçoar seus produtos, se ele não conseguir                                                                                                                                               O empresário brasileiro necessita protanto em­



        levar ao mercado em tempo hábil novos sistemas em dia com as                                                                                                                                                   preender,  para ganhar a confiança destes seg­




        técnicas modernas, e os requisitos cada
                                                                                                                                                                                                                                                                                                 mentos  do  M ercado,  a  um



        vez mais complexos e  sofisticados que

                                                                                                                                                                                                                                                                                                 longo e penoso trabalho de ca­

        seus clientes exigirem, ele ficará rapida­




        mente dirigindo uma indústria obsoleta,                                                                                                                                                                                                                                                  tequese.



         isto é, falida.




                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Nem sempre coroado de êxito, para que




         Uma ação bem  sucedida  no campo  da                                                                                                                                                                                                                                                    empresas governamentais acreditem  na




         Pesquisa e  Desenvolvimento  depende                                                                                                                                                                                                                                                    qualidade  dos  produtos da  Tecnologia




         basicamente da combinação  harmonio­                                                                                                                                                                                                                                                     Nacional a ponto de desejar experimen­




         sa de vários  fatores,  que  procuramos                                                                                                                                                                                                                                                 tá-los.                                                                                                                       •




         sintetizar na Figura  1  (página seguinte).


                                                                                                                                                                                                                                                                                                  A  postura  que  as  principais  empresas





          Passaremos a analisar cada  um  destes                                                                                                                                                                                                                                                 compradoras  de  produtos  do  Setor  de



         fatores sucintanente e mencionar algu­                                                                                                                                                                                                                                                  Telecomunicações (ais como Einbratel,




          mas das estratégias  possíveis  por parte                                                                                                                                                                                                                                              Telesp e Telerj adotarem com relação a




         do empresário  para otimizar  sua  ação                                                                                                                                                                                                                                                 produtos  de  tecnologia  brasileira  terá




         com relação a estes fatores.                                                                                                                                                                                                                                                            um  papel decisivo quanto às atividades


                                                                                                                                                                                                                                                                                                 de Pesquisa e Desenvolvimento no País






          1.0  Mercado                                                                                                                                                                                                                                                                           neste setor.  Cabe aqui  mencionar o  pa­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                 pel  importante que a Telebrás e a Teleij





         A influência  do  Mercado  é  prepon­                                                                                                                                                                                                                                                   exerceram no fomento a estas atividades




         derante e deve orientar todas as opções                                                                                                                                                                                                                                                 de Pesquisa e  Desenvolvimento.




         do empresário com  relação  à  escolha  dos  projetos  a  serem                                                                                                                                                Não  há  possibilidade  de  sucesso  para projetos  que  não  sejam




         desenvolvidos  bem  como  do  pesquisador  com  relação  às                                                                                                                                                    adequadamente escolhidos e dimensionados em função da de­




         características que o futuro produto industrial deverá incorporar.                                                                                                                                             manda do mercado.













         Existem tendências muito comuns em instituições de pesquisa e




         em tecnólogos em  propor projetos  apenas  em  função  de  suas



         áreas de conhecimento ou de sua viabilidade técnica de execu­




         ção, ignorando ou  não  dimensionando  adequadamente  a  de­                                                                                                                                                   2. Insumos de Informações




         manda do Mercado.




                                                                                                                                                                                                                        Num  ambiente  em  constante evolução como o da  Eletrônica,



         Cabe ao empresário combater estas tendências, dirigindo os es­                                                                                                                                                 cabe ao Empresário ativar todos os sensores possíveis para que




         forços do seu grupo  para projetos que atendem  ao Mercado a                                                                                                                                                   seu grupo possa monitorar constantemente o mundo externo.




         fim de não desperdiçar os  parcos  recursos  financeiros  exis­




         tentes.                                                                                                                                                                                                         Uma instituição de Pesquisa que não mantiver abertas estas ja­




                                                                                                                                                                                                                        nelas  ficará  rapidamente  isolada  e  defasada da evolução  tec­




         0 Fator: Custo do Projeto de Desenvolvimento é um fator que  i                                                                                                                                                 nológica.



         deve orientar as opções de escolha.





                                                                                                                                                                                                                        A  primeira tarefa do empresário é portanto montai  uma estru­



         Valor do Mercado Potencial  para o produto                                                                                                                                                                     tura de colheita e distribuição de informações.
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