Page 7 - Telebrasil - Março/Abril 1980
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Estamos  realmente  melhorando e deseja­                                                                                       obtenção dos índices constantes dc nossas  propostas do 111  PND c que são os mostiados


     mos melhorar cada vez mais.  Para isso, é                                                                                      na projeção (Quadro 3).



     muito  importante  não  só  a  nossa  ação,


     como  também  a  colaboração  através  de

                                                                                                                                         Quadro 3
     sugestões  e  criticas  ao  nosso  trabalho.
                                                                                                                                         Sistema TELEBRÁS - Indicadores de Qualidade - Previsão - III  PND
     Considero                           indispensável                                ressaltar  o



     importante  papel  que  o  grande  usuário                                                                                                                                                               Ano                               <%>                                                      Metas Nacionais



     pode desempenhar não só na melhoria da


     qualidade  de  serviço  como  também  no.                                                                                                                                                                                            Objetivo


     despertar da consciência nacional, especi­                                                                                          Indicador                                                                                   TELEBRÁS                                1980              1981              1982  : 1983                       1984               1985



     almente  de  alguns  órgãos  da  administra­



     ção  federal  para o relevante  papel que as                                                                                       Tom de discar - obtido em  três                                                                                                      96                96               96                97                97                97

                                                                                                                                        segundos na  HMM
     telecomunicações brasileiras  vêm desem­


     penhando  no  processo  de  evolução  da

                                                                                                                                        Taxa de chamadas completadas                                                                                                                                                              55                56             '  57
     sociedade  brasileira.  Nós  necessitamos                                                                                           locais                                                                                                                             50                51                53



     desse apoio.  Só com ele podemos melho­


     rar  os  serviços  que  prestamos  e  também                                                                                       Taxa dc chamadas completadas

                                                                                                                                                                                                                                                  53                                          44                46                                  50
     crescer  para  que  o  Brasil  cresça  mais                                                                                         interurbanas (DDD)


     rápido.


                                                                                                                                         Reclamações por  100 telefones                                                                                                                                                             4.6               4,3



     Quanto à esta nova posição das empresas

                                                                                                                                         Atendimento de  reparações em                                                                                                                                                           os                os                os
     do Sistema TELEBRÁS.  pode parecer,  a                                                                                                                                                                                                                                  ) \              03                04
                                                                                                                                         24 horas

     uma pessoa não suficientemente esclareci­



     da,  que  nós tenhamos passado a dar uma                                                                                        Para  finalizar,  desejo  adiantar-lhes  que                                                                                 dc  críticas  que  serão  feitas  nas  palestras


     importância  muito  grande  ao  número  de
                                                                                                                                     nossas empresas estão cada ve/ mais cons                                                                                     que serão aqui proferidas, as quais eu. em
     defeitos  por  100  telefones  e  a  reparação
                                                                                                                                    cientes  da  importância  da  qualidade  do                                                                                   nome  da  TELEBRÁS,  das empresas que

     dos telefones em 24 horas.
                                                                                                                                    serviço.  Temos certeza de que os senhores                                                                                    com põem                           o            Sistema                       TELEBRAS,

      /
     E normal, num país como o nosso, em pro­                                                                                       compreenderão  o  grande  objetivo  a  que                                                                                     Agradeço.



    cesso de desenvolvimento, com uma tradi­                                                                                         nos propusemos e darão o apoio que tanto                                                                                                                        Muito obrigado pela atenção.


    ção  de  maus  serviços  públicos,  achar-se                                                                                     precisamos,  através de sugestões, através



    que esses números não têm representativi-


    dade a ponto de ocupar a alta gerência de


     um grupo de empresas que é hoje o quarto                                                                                         Palavras proferidas pelo Sr. Dr.  Rômulo Villar



     investidor do  país.  Mas  senhores,  há  um


    exemplo  no campo  mundial  que  se  asse­                                                                                                Furtado, Secretário Geral do Ministério das



     melha  muito  à  situação  brasileira  e  que                                                                                           Comunicações, por ocasião do encerramento


     merece  a  nossa  análise.  Esse  exemplo



    ocorreu na França. As transparências pro­                                                                                                                                                 do IX Painel Telebrasil


    jetadas mostram críticas  feitas ao sistema



     telefônico  francês,  na década  de  60,  que


     realmente  era  uma  calamidade  (Quadros                                                                                                                                                                                                                                     EBRASIL


     2-A a 2-F). Pouco, muito pouco melhor do                                                                                                                                                                                                                                      T e l e b r a



    que  aquele  que  prestávamos  no  país.  à                                                                                                                                                                                                                                                               UNICACOES



     mesma época. O que fez o Governo? Deci­                                                                                                                                                                                                               USUÁRIOS  u


    diu partir para um plano arrojado, para um                                                                                                                                                                                                            ^   patrocmo


     plano a que deu, especialmente depois da



    crise  do  petróleo,  prioridade  1  entre  os                                                                                                                                                                                                                         TeieRJ


    seus projetos prioritários.  Plano esse que



    se  preocupa  não  só  com  a  expansão  dos


    serviços, como também e, especialmente,



    com a sua qualidade.  No orçamento, ana­


     lisado  no Senado,  encaminhado pelo Po­



    der Executivo,  consta dados sobre quali­


    dade de serviço, número de defeitos, tem­



    po  de  reparação  de  telefones  e  outros.                                                                                    Mesa de encerramento do PAINEL, vendo-se o EngRôm ulo V. Furtado, Secretário Geral do Ministé­



    Estava à altura da Presidência da Repúbli­                                                                                      rio das Comunicações, ao proferir as palavras finais do encontro


    ca  Francesa  fixar  qualidade  de  serviço

                                                                                                                                   Vimos cumprir-se uma vez mais neste Pai­                                                                                        Painel que ora se encena elevado nível de
     numa mensagem ao Poder Legislativo. Is­


    to nos entusiasmou.  Foi outro grande im­                                                                                      nel da TELEBRASIL o relevante papel re­                                                                                        significação,  pois  fez reunir os  represen­



     pulso que recebemos.                                                                                                          servado  a  esta  Associação  como  foro  de                                                                                   tantes dos grandes usuários,  homens para

                                                                                                                                   debates de importantes temas de interesse                                                                                      os  quais  as  telecomunicações  se  consti­



    Tudo  isto  formou  um  quadro  que  muito                                                                                     do setor de telecomunicações no Brasil.                                                                                        tuem em insubstituível instrumento de tra­


    nos animou a promover na telefonia brasi­                                                                                                                                                                                                                     balho, com os homens a quem cabe a res­



     leira a revolução da qualidade.  Esta revo­                                                                                   Essa  missão  a  TELEBRASIL  vem  cum­                                                                                          ponsabilidade  de  provê-las,  sejam  os


     lução,  meus  senhores,  nós  lhes  promete­                                                                                 prindo com crescente eficácia no curso dos                                                                                       homens  das empresas concessionárias de



     mos  e  pretendemos  realizá-la,  visando  a                                                                                 últimos  anos  e  encontrou  certamente  no                                                                                     serviços,  sejam os homens de indústrias.
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