Page 7 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 7
Estamos realmente melhorando e deseja obtenção dos índices constantes dc nossas propostas do 111 PND c que são os mostiados
mos melhorar cada vez mais. Para isso, é na projeção (Quadro 3).
muito importante não só a nossa ação,
como também a colaboração através de
Quadro 3
sugestões e criticas ao nosso trabalho.
Sistema TELEBRÁS - Indicadores de Qualidade - Previsão - III PND
Considero indispensável ressaltar o
importante papel que o grande usuário Ano <%> Metas Nacionais
pode desempenhar não só na melhoria da
qualidade de serviço como também no. Objetivo
despertar da consciência nacional, especi Indicador TELEBRÁS 1980 1981 1982 : 1983 1984 1985
almente de alguns órgãos da administra
ção federal para o relevante papel que as Tom de discar - obtido em três 96 96 96 97 97 97
segundos na HMM
telecomunicações brasileiras vêm desem
penhando no processo de evolução da
Taxa de chamadas completadas 55 56 ' 57
sociedade brasileira. Nós necessitamos locais 50 51 53
desse apoio. Só com ele podemos melho
rar os serviços que prestamos e também Taxa dc chamadas completadas
53 44 46 50
crescer para que o Brasil cresça mais interurbanas (DDD)
rápido.
Reclamações por 100 telefones 4.6 4,3
Quanto à esta nova posição das empresas
Atendimento de reparações em os os os
do Sistema TELEBRÁS. pode parecer, a ) \ 03 04
24 horas
uma pessoa não suficientemente esclareci
da, que nós tenhamos passado a dar uma Para finalizar, desejo adiantar-lhes que dc críticas que serão feitas nas palestras
importância muito grande ao número de
nossas empresas estão cada ve/ mais cons que serão aqui proferidas, as quais eu. em
defeitos por 100 telefones e a reparação
cientes da importância da qualidade do nome da TELEBRÁS, das empresas que
dos telefones em 24 horas.
serviço. Temos certeza de que os senhores com põem o Sistema TELEBRAS,
/
E normal, num país como o nosso, em pro compreenderão o grande objetivo a que Agradeço.
cesso de desenvolvimento, com uma tradi nos propusemos e darão o apoio que tanto Muito obrigado pela atenção.
ção de maus serviços públicos, achar-se precisamos, através de sugestões, através
que esses números não têm representativi-
dade a ponto de ocupar a alta gerência de
um grupo de empresas que é hoje o quarto Palavras proferidas pelo Sr. Dr. Rômulo Villar
investidor do país. Mas senhores, há um
exemplo no campo mundial que se asse Furtado, Secretário Geral do Ministério das
melha muito à situação brasileira e que Comunicações, por ocasião do encerramento
merece a nossa análise. Esse exemplo
ocorreu na França. As transparências pro do IX Painel Telebrasil
jetadas mostram críticas feitas ao sistema
telefônico francês, na década de 60, que
realmente era uma calamidade (Quadros EBRASIL
2-A a 2-F). Pouco, muito pouco melhor do T e l e b r a
que aquele que prestávamos no país. à UNICACOES
mesma época. O que fez o Governo? Deci USUÁRIOS u
diu partir para um plano arrojado, para um ^ patrocmo
plano a que deu, especialmente depois da
crise do petróleo, prioridade 1 entre os TeieRJ
seus projetos prioritários. Plano esse que
se preocupa não só com a expansão dos
serviços, como também e, especialmente,
com a sua qualidade. No orçamento, ana
lisado no Senado, encaminhado pelo Po
der Executivo, consta dados sobre quali
dade de serviço, número de defeitos, tem
po de reparação de telefones e outros. Mesa de encerramento do PAINEL, vendo-se o EngRôm ulo V. Furtado, Secretário Geral do Ministé
Estava à altura da Presidência da Repúbli rio das Comunicações, ao proferir as palavras finais do encontro
ca Francesa fixar qualidade de serviço
Vimos cumprir-se uma vez mais neste Pai Painel que ora se encena elevado nível de
numa mensagem ao Poder Legislativo. Is
to nos entusiasmou. Foi outro grande im nel da TELEBRASIL o relevante papel re significação, pois fez reunir os represen
pulso que recebemos. servado a esta Associação como foro de tantes dos grandes usuários, homens para
debates de importantes temas de interesse os quais as telecomunicações se consti
Tudo isto formou um quadro que muito do setor de telecomunicações no Brasil. tuem em insubstituível instrumento de tra
nos animou a promover na telefonia brasi balho, com os homens a quem cabe a res
leira a revolução da qualidade. Esta revo Essa missão a TELEBRASIL vem cum ponsabilidade de provê-las, sejam os
lução, meus senhores, nós lhes promete prindo com crescente eficácia no curso dos homens das empresas concessionárias de
mos e pretendemos realizá-la, visando a últimos anos e encontrou certamente no serviços, sejam os homens de indústrias.