Page 6 - Telebrasil - Março/Abril 1980
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Cirandes Usuários de Telecomunicações







      Cumprindo uma tradição, abro o ciclo de



      palestras  deste  Painel  para dirigir breves                                                                                       Quadro  1


      palavras  aos  senhores  participantes,  aos



      grandes usuários que nos honram com as                                                                                              Princípios de Vail



      suas presenças. São breves porque no Pai­

                                                                                                                                           1  - A tarefa das empresas telefônicas deve ser a de prever e satisfazer as exigências dc serviços do
      nel a palavra está com os senho/es grandes

                                                                                                                                          público
      usuários.  Nós desejamos ouvir suas críti­
                                                                                                                                          2 - O gabarito de julgamento dos dirigentes das empresas telefônicas deve ser o pleno atendimen­

      cas e sugestões, para que possamos orien­
                                                                                                                                          to dos usuários pelos serviços prestados e não o valor dos lucros

       tar nossos trabalhos de modo a melhor sa­                                                                                          3 - A tarefa do laboratório Bell deve ser a de tornar obsoleto o presente, buscando sempre melho-



       tisfazer suas necessidades.                                                                                                        res tecnologias



                                                                                                                                          4 - A meta financeira da AT&T deve ser a de assegurar rentabilidade c segurança aos investimen­


       Para  lhes dizer como  a TELEBRAS  tem                                                                                             tos, tomando-os atraentes à classe media e possibilitando ao sistema Bell encontrar no mercado


       esperanças no resultado deste Painel, vou                                                                                          dc ações os recursos necessários à constante expansão da planta



       fazer um pouco de história, de história da



       telefonia.  Vou começar fazendo uma afir­                                                                                      Os dois primeiros princípios mostram cla­                                                                                          A situação conjuntural que levou a TELE­


       mação  já  do  conhecimento  de  todos:  o                                                                                     ramente  a  visão  que  ele  tinha  do  nosso                                                                                      BRAS, no início de sua vida. a optar pela



       telefone  foi  inventado  por Graham  Bell.                                                                                    negócio:  exploração de serviços telefôni­                                                                                         implantação  de  serviços,  foi  estarmos


       em 1876. Mas o que eu realmente desejava                                                                                       cos. Eles mostram que a nossa tarefa é pre­                                                                                        atravessando um  longo período de estag­



       dizer é que  ele  não  ficou  na  sua simples                                                                                  ver e satisfazer as necessidades do público                                                                                        nação nos serviços locais. Havia que inter­


        invenção.  Ele tomou a grande decisão de                                                                                      e indicam, implicitamente, que o lucro de                                                                                          romper este ciclo negativo. Havia que im­



        sua vida,  isto é, dar ao telefone o impor­                                                                                   uma empresa de serviço só pode ser obtido                                                                                          plantar  serviços  telefônicos  no  interior


        tante  papel  que ele  poderia desempenhar                                                                                    através da prestação de bons serviços. Pela                                                                                        brasileiro.  Havia dc expandir os serviços



        na  sociedade  e  que  real mente  desempe­                                                                                   oportunidade,  vou  também  comentar  os                                                                                           nas capitais,  nas grandes cidades, pois se


        nhou.  Este papel é perfeitamente entendi­                                                                                    outros dois princípios por ele fixados, por­                                                                                       não dispuséssemos dc meios, não podería­



        do pela  leitura de uma das cartas que ele                                                                                    que, sem dúvida alguma, cada um deles é                                                                                            mos  melhorar  a  qualidade  dos  serviços.



        escreveu aos acionistas da companhia, cu­                                                                                     uma bíblia por onde nós. administradores                                                                                           Foi por isso que foi feita uma concentração


         ja criação estimulou, para que através dela                                                                                  de telecomunicações, devemos nos passar                                                                                            de  inteligência  na engenharia de projeto,



       pudéssemos  atingir  o  profundo  objetivo                                                                                      para seguirmos a rota que ele traçou para a                                                                                       na engenharia dc implantação. Mas.apar-


        social por ele sonhado.                                                                                                        Bell  System,  o  grande exemplo  mundial                                                                                         tir do momento que sentimos que a estru­




                                                                                                                                      cm telefonia.                                                                                                                      tura de engenharia  já se consolidava, que

         Òs primeiros anos de existência da compa
                                                                                                                                                                                                                                                                          |á  adquiríamos  algumas  experiências,

         nhia não foram, como evidente, promisso­
                                                                                                                                       Eoi  com  fundamento  nas  grandes  linhas                                                                                         modificamos  radical mente  a  nossa posi­

         res.  Seus acionistas desejavam, como ca­
                                                                                                                                       traçadas  por Vail  que  nós,  na  direção da                                                                                      ção e aos poucos, num trabalho contínuo,

         pitalistas,  retorno do capital  em  pra/os e                                                                                TKl LBRAS. procuramos modificar a ori­                                                                                              estamos procurando conscientizar a admi­


         volume incompatíveis com uma atividade                                                                                       entação que a  empresa,  por  uma questão                                                                                           nistração  de  nossas  empresas  para uma



         nova.  Com o passar do tempo,  foi se for                                                                                    conjuntural,  vinha  tomando.  Modificar a                                                                                           política  operativa.  Política operativa esta



         mando um conflito entre os capitalistas e                                                                                    orientação  significou  atuar  no  sentido dc                                                                                       que. juntamente com a política de padrões


        os sucessores de Graham Bell. Entre estes                                                                                      que nossas empresas deixassem dc scr es­                                                                                           de  serviços,  hoje  adotados  no setor, tem



         há  de  ressaltar  aquele  que  considero  o
                                                                                                                                       critórios de projetos ou empresas de enge­                                                                                          nos levado a, cada vez mais. prestar servi­

        segundo nome da telefonia universal, The-                                                                                      nharia de implantação de sistemas de tele­                                                                                          ços de melhor qualidade.



        odore Vail. Ele sentiu que os resultados da
                                                                                                                                       comunicações, para se tornarem empresas
        empresa  só  poderiam  ser obtidos através                                                                                                                                                                                                                         Os dados do quadro que mostrei apresen­
                                                                                                                                       exploradoras de serviços públicos, presta­

        de uma política que objetivasse, essencial­                                                                                                                                                                                                                        tam a evolução da qualidade dos serviçtf
                                                                                                                                       doras de bons serviços públicos.

         mente, a prestação de bons serviços.  Esta                                                                                                                                                                                                                        prestados pelas empresas do Sistema TE


         posição não foi compreendida pelos capi­                                                                                                                                                                                                                           LEBRÁS (Quadro 2).                                                                                          I



         talistas e ele deixou a empresa. Com o seu

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       ! I
        afastamento não houve melhoria na quali­                                                                                                Quadro 2


        dade  do  serviço  e  a  empresa  piorou  sua                                                                                           Sistema TELEBRAS -  Indicadores dc Qualidade - Evolução  1975/79



         situação econômica. Passam-se os tempos


        e Vail é convocado a voltar; a voltar com
                                                                                                                                                                                                                                                                            (%)             •

         toda a autoridade, com carta branca. Pode­                                                                                                                                                                                                                  Objetivo                            1975



         mos afirmar que foi ele quem, em sua nova                                                                                           Indicador                                                                                                          TELEBRAS


         gestão,  fixou  as  grandes  linhas  da maior



         empresa  do  mundo,  a  Bell  System,  que                                                                                          Tom dc discar -  obtido em três


         emprega perto de  I  milhão de pessoas; é a                                                                                         segundos  na  HMM



         empresa com o maior número de acionis­

                                                                                                                                              1 axa dc chamadas completadas  locais
         tas do mundo e tem um dos maiores fatura­


         mentos.
                                                                                                                                              Taxa dc chamadas eoi


                           %                                                                                                                  interurbanas (DDD)

         Qual  foi  a  grande  decisão  de  Thcodore



          Vail? Vail fixou uma política de gestão da                                                                                          Reclamações |>or  I iK) telefones


          Bell  System, que pode ser sintetizada em



         quatro  princípios,  que  são  os  que  serão                                                                                        Atendimento dc



          projetados na transparência (Quadro  I).                                                                                        (*) O dado não em  ainda apurado
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