Page 11 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 11

Lucas Reinhard!








                                                                                                                                                                                                                                                                     Engenheiro Mecânico pelo ITA; Mestre em


                                                                                                                                                                                                                                                         Marketing pela EAESP-E(r V; Professor de Chi)


                                                                                                                                                                                                                                                  na EA ESP; Assessor da Diretoria de Operações da


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             TELESP.










                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Alexander SI rum








                                                                                                                                                                                                                                                                       Engenheiro Mecânico formado pi la Escola



                                                                                                                                                                                                                                                                     Politécnica da  USP, com pós-graduação em


                                                                                                                                                                                                                                                                             Engenharia de Sistemas na EPUSP e em


                                                                                                                                                                                                                                                     Administração de Empresas na hundaçao (retulio


                                                                                                                                                                                                                                                            Vargas; Analista de Sistemas da IHM do Brasil


                                                                                                                                                                                                                                                         para as áreas de (íoverno e lltilidades Publicas.








           Com a utilização crescente de sistemas telefônicos e a sua evolução tecnológica, a                                                                                                                                                                        Uma melhoria na eficiência desta admi­



           transmissão dos impulsos elétricos passou a ser feita através de um conjunto de                                                                                                                                                                          nistração  resulta,  portanto,  em  benefí­



           cabos  telefônicos,  equipamentos  e  acessórios.  A  finalidade da  rede  externa é,                                                                                                                                                                    cios  significativos  no desempenho glo­



           portanto, interligar os telefones às Estações,  bem como estas entre si.                                                                                                                                                                                 bal da empresa.








          1. Introdução                                                                                                                operação.  Por  outro  lado  grande  parte                                                                                   O  objetivo  deste  trabalho  é  fazer  uma




                                                                                                                                       dos  defeitos  que  o  sistema  telefônico                                                                                   análise  dos  processos  envolvidos  na


          O sistema telefônico baseado na concep­                                                                                      apresenta localizam-se na rede externa.                                                                                      Administração da Rede Externa e apre­



         ção criada por Graham Bell consiste de                                                                                                                                                                                                                     sentar um sistema de informações basea­



         quatro elementos básicos:                                                                                                     A administração deste recurso constitui-                                                                                     do em equipamentos gráficos, técnica de



                                                                                                                                       se  numa  das  funções  mais  importantes                                                                                    Banco de  Dados  e  Geoprocessamento,



         — o  aparelho  telefônico,  que  converte                                                                                     da empresa, já  que  ele  afeta  o  serviço                                                                                 capaz de melhorar a sua eficiência.


         sons em impulsos elétricos e vice-versa;                                                                                      prestado aos assinantes e o seu desempe­




                                                                                                                                       nho econômico.


         — uma fonte de energia elétrica para o



         funcionamento de sistema;








        — um par de condutores,  ou  um meio



        equivalente,  para  a  transmissão  dos



         impulsos elétricos; e







        — um dispositivo permitindo a comuta­




        ção  entre  os  usuários  de  uma  mesma


        rede.








       Com a utilização crescente de sistemas



       telefônicos e  a sua evolução tecnológi­



       ca, a transmissão dos impulsos elétricos



       passou a ser feita através de um conjunto



       de cabos telefônicos, inclusive cabos de



      entrada em edifícios, fios de distribuição



      externa,  equipamentos  e  acessórios



      (exetuando-se os  telefones) externos às



      Estações Telefônicas, estruturas civis de



      suporte (caixas e canalizações subterrâ­



      neas),  denominadas de rede externa.  A



      finalidade  da  rede  externa  é,  portanto,



      interligar os telefones às Estações,  bem



     como estas entre si (fig.  1).









     Atualmente,  cerca de  30% dos  investi­



     mentos efetuados por empresas telefôni­



     cas destinam-se à rede externa; e cerca



     de 20% dos custos operacionais diretos



     são  empregados  na  sua  manutenção  e                                                                                     Figura 1 — Esquema de rede externa
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16