Page 3 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 3

T e í e b r o / i l









                                                                                                                                                                                                                               %           MMMMH


                   Revista Brasileira de Telecomunicações










        Órgão Oficial da TELEBRAS1L

        Associação Brasileira dc Telecomunicações                                                                                   I X  P a i n e l   T e l e  b r a s i l — G r a n d e s

        Registro 2752/L-B'3 - CRCPORJ




        Sede

       Av.  Pasteur. 383 - Botafogo - CEP 22.290                                                                                           u s u á r i o s   d e   t e l e c o m u n i c a ç õ e s

       j cl  295^432 - Telex (021) 23.057

       Rio de Janeiro - RJ



       Escritório em São Paulo

       Av.  Paulista. 923 -  13." andar - conj.  131

       Bela Vista - CEP 01.311                                                                                                     Com o objetivo de acelerar o atendimento quantitativo e qualitativo dos serviços

       Tcls : (011) 284-4398 . 284-1948 e 284-0337                                                                                 públicos  de  telecomunicações,  a  TFLEBRÁS  desenvolveu  grandes  planos  de

       Telex: (011)31.721

       Edifício Salcost                                                                                                            expansão. O FNT, a liberalização das tarifas e a facilidade de contrair emprésti­




       Diretoria da TELEBRASIL                                                                                                     mos, estimularam a entusiasmante expansão experimentada pelo setor. A I LL.h-

       Presidente. Helvécio Gilson
       Vice-Presidente: José Olavo Diniz                                                                                           BRÁS incorporou-se ao esforço promovendo Painéis de Debates que mantinham


                                                                                                                                   a tônica da expansão e da atualização dos meios.
       Diretores: Gustavo Nilo R.  Bandeira dc  Mello,  Hélio Estrella, João

      Carlos Pinheiro da Fonseca. John Frederick Christensen. Paulo Marti

      nez Netto.
                                                                                                                                   A crise do petróleo, a perda de substancial parcela do FNT,  os elevados investi­


       Expediente:  Diretor Executivo; João C  P  da Fonseca.  Diretor Rcs

      ponsávcl: J  C.  Vallim; Gerente Comercial:  José  Diniz Gonçalves;                                                          mentos feitos sem o correspondente retorno,  em parte por defasamento dos pro­

      Secretário dc  Redação:  Paulo  Affonso Antunes  F.°;  Representante                                                         gramas, provocaram acentuada desaceleração do ritmo inicia!. hra preciso por

      (SP): Elza M.  Ferreira. Gráficos; Antônio A.  Duarte.
                                                                                                                                   isso promover medidas i/ue melhorassem a arrecadação.  Uma delas será, obvia­

      Conselho de Redação: Antônio Martins Ferrari; César Rômulo Silvei

      ra Neto; Cláudio Micssa Rigo, Diônc Craveiro Pereira da Silva; Gcnny-                                                        mente,  a  implementação  e  a  comercialização  dos  serviços  planejados;  outra

      son Castro Azevedo; Gustavo N . R. Bandeira dc Mello; Hélio Estrella,                                                        seria atribuir prioridade aos serviços que proporcionassem melhor retorno. Isto

      Homiino Barroca Filho; Jaime Cimerman; Jefferson Machado dc Goes

      Soares; João Carlos Pinheiro da Fonseca, José Leme l.opes Filho; Luiz                                                        encarando o setor em si. Por esse enfoquet  o 1)1)1 e o 1)1)1) se apresentam como

      Mauro Vianna Camargo;  Márcio Machado Riibcllo; Marcos Antônio

      dc Souza. Mário Dias Ripper; Paulo Portocarrero Velloso; Raimundo                                                            selecionados.  Fm  ambos  os  casos  os  (Irandes  Usuários  destacam-se  como  a

      Vieira Filho; Raphael Roger Isaak Douck; Roberto do Couto; Salomao                                                           melhor fonte  de  renda,  embora  a  qua!idade  e  a sofisticação  de  seus  serviços

      Wajnberg, Solon Bcnayon da Silva.
                                                                                                                                   pesem  nos  investimentos  necessários.  Fsses  fatos  levaram  a  TELEBRASIL  a


      Responsáveis  pelas Seções:  Telemática —  José Leme  Lopes Filho.
      Máno Dias Ripper.  Raphael  Roger Isaak  Douck.  Roberto do Couto.                                                           optar pelo tema e convidar os (irandes Usuários para dizerem de suas necessida­


     Solon Bcnayon da Silva. Brasil Exportação — Jaime Cimcrmun. Luiz
      Mauro  Vianna  Camargo,  Informe  Econômico  —  Gennyson Castro                                                              des presentes e futuras. Bancos, grandes firmas construtoras, empresas de trans­

     Azevedo. César Rômulo Silveira Neto. Cláudio Micssa Rigo; O que                                                               porte aéreo, empresas públicas de presença nacional e internacional ofereceram

     Diz a Imprensa— João Carlos P. da Fonseca; Seção Jurídica                                              Jeffer­

     son M  dc Goés Soares,  Hélio Estrella.                                                                                       competente elenco de conferencistas que mantiveram atenta uma seleta e signifi­




     Editoria e Programação (iráfica                                                                                               cativa assistência de mais de três centenas de participantes.

     DIA COMUNICAÇÃO LTD A

     Rua Eugênio Hussak.  n.°  13 - Laranjeiras

     CEP 22.240 - Rio dc Janciro-RJ                                                                                               Aos dois dias dedicados a um convívio social agradável se seguiram dois dias de

     TEL: 205-5598 c 205-4429
                                                                                                                                   salutar troca de experiências.


     Impressora:

     Editora Brasil América (Ebal) S.A.
                                                                                                                                  Se restrições houver,  elas por certo residem no fato de já não termos promovido



    Tiragem:  10.000 exemplares                                                                                                   anteriormente encontros como o que ora vimos de realizar.



     Capa:

    Erasmo de Holanda                                                                                                             Para os que não tiveram oportunidades de assistir as palestras  ' ‘ao vivo’ ’, publi­



                                                                                                                                  caremos oportunamente as conferências e os debates havidos.






                                                                                                                                   *
                                                                                                                                  índice                                                                                                                                                                                                                       Página
        T e le b r a /il                                                                                                          Notas sobre o IX Painel...........................................................................................................................                                                                                        2




                                                                                                                                  Aplicação de geoprocessamento na administração dc rede externa............................................                                                                                                                          9
                                                                              W

                       ftwsu Br                 d# TI                                                                             Padronizar a forma ou a essência...........................................................................................................                                                                                          22


                                                                                                                                  Facilidades de assinantes em centrais C P A ........................................................................................                                                                                                 23


                                                                                                                                  A comunicação e a m íd ia.......................................................................................................................                                                                                     28


                                                                                                                                  Concentrados de telex.............................................................................................................................                                                                                    29


                                                                                                                                  América Latina — 4% do mercado mundial de telecomunicações.................................................                                                                                                                          34


                                                                                                                                 Sistema de identificação de contatos dc alarme de pressão em cabos telefônicos.....................                                                                                                                               35


                                                                                                                                  Poder nem sempre é querer.....................................................................................................................                                                                                        33


                                                                                                                                  “ Linha Aberta" Padronizar tudo ou nada  ..........................................................................................                                                                                                  39



                                                                                                                                 Os desafios do gerente............................................................................................................................                                                                                    44


                                                                                                                                 Afinal, qual é o segredo do negócio?....................................................................................................                                                                                              45


                                                                                                                                 Cabodifusão — Tema de impacto..........................................................................................................                                                                                               47


                                                                                                                                 Calendário de eventos..............................................................................................................................                                                                                   49


                                                                                                                                 Brasil Exportação.....................................................................................................................................                                                                                 54



                                                                                                                                Seção Jurídica............................................................................................................................................                                                                              55


                                                                                                                                Informe econôm ico..................................................................................................................................                                                                                    57


                                                                                                                                Telem ática.................................................................................................................................................                                                                            55



                                                                                                                                B'ts ................................................................................................................................................................                                                                   67


                                                                                                                                O que disse a im prensa.............................................................................................................................                                                                                    79


                                                                                                                                Bolsa de empi e g o s ....................................................................................................................................                                                                              33


                                                                                                                               Correspondência.......................................................................................................................................                                                                                    34

   f oto de capa:  Erasmo dc  Holanda
   1   2   3   4   5   6   7   8