Page 3 - Telebrasil - Março/Abril 1980
P. 3
T e í e b r o / i l
% MMMMH
Revista Brasileira de Telecomunicações
Órgão Oficial da TELEBRAS1L
Associação Brasileira dc Telecomunicações I X P a i n e l T e l e b r a s i l — G r a n d e s
Registro 2752/L-B'3 - CRCPORJ
Sede
Av. Pasteur. 383 - Botafogo - CEP 22.290 u s u á r i o s d e t e l e c o m u n i c a ç õ e s
j cl 295^432 - Telex (021) 23.057
Rio de Janeiro - RJ
Escritório em São Paulo
Av. Paulista. 923 - 13." andar - conj. 131
Bela Vista - CEP 01.311 Com o objetivo de acelerar o atendimento quantitativo e qualitativo dos serviços
Tcls : (011) 284-4398 . 284-1948 e 284-0337 públicos de telecomunicações, a TFLEBRÁS desenvolveu grandes planos de
Telex: (011)31.721
Edifício Salcost expansão. O FNT, a liberalização das tarifas e a facilidade de contrair emprésti
Diretoria da TELEBRASIL mos, estimularam a entusiasmante expansão experimentada pelo setor. A I LL.h-
Presidente. Helvécio Gilson
Vice-Presidente: José Olavo Diniz BRÁS incorporou-se ao esforço promovendo Painéis de Debates que mantinham
a tônica da expansão e da atualização dos meios.
Diretores: Gustavo Nilo R. Bandeira dc Mello, Hélio Estrella, João
Carlos Pinheiro da Fonseca. John Frederick Christensen. Paulo Marti
nez Netto.
A crise do petróleo, a perda de substancial parcela do FNT, os elevados investi
Expediente: Diretor Executivo; João C P da Fonseca. Diretor Rcs
ponsávcl: J C. Vallim; Gerente Comercial: José Diniz Gonçalves; mentos feitos sem o correspondente retorno, em parte por defasamento dos pro
Secretário dc Redação: Paulo Affonso Antunes F.°; Representante gramas, provocaram acentuada desaceleração do ritmo inicia!. hra preciso por
(SP): Elza M. Ferreira. Gráficos; Antônio A. Duarte.
isso promover medidas i/ue melhorassem a arrecadação. Uma delas será, obvia
Conselho de Redação: Antônio Martins Ferrari; César Rômulo Silvei
ra Neto; Cláudio Micssa Rigo, Diônc Craveiro Pereira da Silva; Gcnny- mente, a implementação e a comercialização dos serviços planejados; outra
son Castro Azevedo; Gustavo N . R. Bandeira dc Mello; Hélio Estrella, seria atribuir prioridade aos serviços que proporcionassem melhor retorno. Isto
Homiino Barroca Filho; Jaime Cimerman; Jefferson Machado dc Goes
Soares; João Carlos Pinheiro da Fonseca, José Leme l.opes Filho; Luiz encarando o setor em si. Por esse enfoquet o 1)1)1 e o 1)1)1) se apresentam como
Mauro Vianna Camargo; Márcio Machado Riibcllo; Marcos Antônio
dc Souza. Mário Dias Ripper; Paulo Portocarrero Velloso; Raimundo selecionados. Fm ambos os casos os (Irandes Usuários destacam-se como a
Vieira Filho; Raphael Roger Isaak Douck; Roberto do Couto; Salomao melhor fonte de renda, embora a qua!idade e a sofisticação de seus serviços
Wajnberg, Solon Bcnayon da Silva.
pesem nos investimentos necessários. Fsses fatos levaram a TELEBRASIL a
Responsáveis pelas Seções: Telemática — José Leme Lopes Filho.
Máno Dias Ripper. Raphael Roger Isaak Douck. Roberto do Couto. optar pelo tema e convidar os (irandes Usuários para dizerem de suas necessida
Solon Bcnayon da Silva. Brasil Exportação — Jaime Cimcrmun. Luiz
Mauro Vianna Camargo, Informe Econômico — Gennyson Castro des presentes e futuras. Bancos, grandes firmas construtoras, empresas de trans
Azevedo. César Rômulo Silveira Neto. Cláudio Micssa Rigo; O que porte aéreo, empresas públicas de presença nacional e internacional ofereceram
Diz a Imprensa— João Carlos P. da Fonseca; Seção Jurídica Jeffer
son M dc Goés Soares, Hélio Estrella. competente elenco de conferencistas que mantiveram atenta uma seleta e signifi
Editoria e Programação (iráfica cativa assistência de mais de três centenas de participantes.
DIA COMUNICAÇÃO LTD A
Rua Eugênio Hussak. n.° 13 - Laranjeiras
CEP 22.240 - Rio dc Janciro-RJ Aos dois dias dedicados a um convívio social agradável se seguiram dois dias de
TEL: 205-5598 c 205-4429
salutar troca de experiências.
Impressora:
Editora Brasil América (Ebal) S.A.
Se restrições houver, elas por certo residem no fato de já não termos promovido
Tiragem: 10.000 exemplares anteriormente encontros como o que ora vimos de realizar.
Capa:
Erasmo de Holanda Para os que não tiveram oportunidades de assistir as palestras ' ‘ao vivo’ ’, publi
caremos oportunamente as conferências e os debates havidos.
*
índice Página
T e le b r a /il Notas sobre o IX Painel........................................................................................................................... 2
Aplicação de geoprocessamento na administração dc rede externa............................................ 9
W
ftwsu Br d# TI Padronizar a forma ou a essência........................................................................................................... 22
Facilidades de assinantes em centrais C P A ........................................................................................ 23
A comunicação e a m íd ia....................................................................................................................... 28
Concentrados de telex............................................................................................................................. 29
América Latina — 4% do mercado mundial de telecomunicações................................................. 34
Sistema de identificação de contatos dc alarme de pressão em cabos telefônicos..................... 35
Poder nem sempre é querer..................................................................................................................... 33
“ Linha Aberta" Padronizar tudo ou nada .......................................................................................... 39
Os desafios do gerente............................................................................................................................ 44
Afinal, qual é o segredo do negócio?.................................................................................................... 45
Cabodifusão — Tema de impacto.......................................................................................................... 47
Calendário de eventos.............................................................................................................................. 49
Brasil Exportação..................................................................................................................................... 54
Seção Jurídica............................................................................................................................................ 55
Informe econôm ico.................................................................................................................................. 57
Telem ática................................................................................................................................................. 55
B'ts ................................................................................................................................................................ 67
O que disse a im prensa............................................................................................................................. 79
Bolsa de empi e g o s .................................................................................................................................... 33
Correspondência....................................................................................................................................... 34
f oto de capa: Erasmo dc Holanda