Page 54 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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gia’\ mas do surgimento de um novo Aos países em desenvolvimento, para A última estatística revela que já se
competidor. abreviar o hiato tecnológico que os atingiu a importante cifra de 2.000 itens
subjuga a nações altamente industriali nacionalizados, o que se reflete em
O BIIT está preparando um relatório zadas, é imprescindível concentrar-se substancial economia de divisas.
especial sobre esse tema, quando ana fundo na constituição de sua própria
lisará a estratégia brasileira em matéria tecnologia de processo, queimando Simultaneamente, no contexto geral da
de Pesquisa e Desenvolvimento. etapas, do curso desenvolvimentista. ação desenvolvida pelo Ministério,
cabe destaque especial a política de
Tal relatório, publicado em setembro, Conduzir programas deste porte e nacionalização imposta às empresas es
destaca: abrangência exige extrema inventiva e trangeiras que desejarem transacionar
redobrada objetividade, mormente se com o setor.
“ Entretanto, essa é a primeira vez que considerarmos que a tendência dos
um país em desenvolvimento recusa-se países ao nível do nosso é concentra Tal vem de ocorrer com a NEC, a
deliberadamente a aceitar as estruturas rem-se na tecnologia de produto, cujo Ericsson e a Standard Eléctrica, induzi
convencionais da cooperação técnica tratamento é menos complexo e one das a nacionalizar seu capital, pela as
internacional, para embarcar, quase roso, ainda que sabidamente não lhes sociação com empresários brasileiros,
que sozinho, na estrada da competição faculte a pretendida independência tec para fornecerem as CPA — Centrais de
nológica. Programação Armazenada, que serão
tecnológica mundial.
introduzidas no Sistema Nacional de
Ao Ministério das Comunicações —
As atitudes das pessoas que, através da Telecomunicações.
identicamente mobilizado para a ex
hierarquia das responsabilidades, traba
pansão e melhoria dos serviços telefô
lham no Centro de Pesquisa e Desen Levando o empresariado brasileiro a
nicos, em suas múltiplas facetas, e
volvimento, e suas ânsias em demons participar, na condição de sócio majori
atento ao futuro que se avizinha, com a
trarem que podem ter sucesso, são a tário, dessas associações, a política
telemática, cabe atuação de extrema
garantia de que serão alcançados resul inovada garante que as grandes deci
responsabilidade em tal contexto.
tados positivos em todos os campos“. sões de natureza industrial e tecnoló
gica do setor passem a ser tomadas ex
Dentro deste espírito, foi criado o
No Centro, aplicamos parcela de nos GEICOM, incumbido de estudar os clusivamente dentro do país, circuns
sos recursos, posto ser de todo inte aspectos técnicos, econômicos e insti tância da maior importância para al
resse promover e estimular a curto tucionais relativos à fabricação de cançarmos almejado e indispensável
prazo o desenvolvimento de uma in componentes e materiais de telecomu grau de autonomia.
dústria de telecomunicações genuina nicações e propor a estratégia de fo
mente brasileira, devidamente articu mento à fabricação nacional dos mes Portanto, ao finalizarmos, não será ou
lada com nossa macro-realidade eco mos, em atendimento ao mercado ge sadia afirmar que a participação do
nômico-social. rado pela expansão do setor. Ministério neste importante terreno se
alinha pioneiramente entre as mais ex
Na configuração desse processo, dadas A meta maior — redução capital das pressivas do País, mesmo se conside
as naturais limitações de recursos ma importações — vem sendo plenamente rarmos incontomável limitação nos in
teriais, financeiros e humanos, há que alcançada, já que a ação do GEICOM vestimentos, fruto da presente conjun
estabelecer rigoroso critério de priori conduziu a significativo incremento dos tura.
dade e seletividade nos programas de índices de nacionalização dos equipa
pesquisas. mentos. (Jornal do Brasil, 09.11.79)
O uso corístnntc de metáforas ou de ex ou em “ LT\ a utilização de salas aber
pressões hum orísticas podem, por
A s S u t i l e z a s c i a exemplo, revelar muito do que real- tas ou de ante-salas são tantas outras
maneiras do “ bicho-homem" assegu
mente pensa o orador e do ambiente do rar-se de seu território. Assim, por
C o m u n i c a ç ã o dia a dia a que é submetido. Nas comu exemplo, uma conversa efetuada no es
nicações entre pessoas estão implicita critório ou na mesa de um subordinado
Em termos de comunicação interpes mente envolvidos não só os pensamen terá certamente conotações bem dife
soal, a mensagem não é dada apenas tos lógicos como também sentimentos e rentes do que o subordinado ser cha
pelo sentido gramatical ou pelo uso emoções. Segundo o pesquisador, mui mado a comparecer ao escritório do
verbal da palavra. O professor Mc tos problemas e desentendimentos só chefe. Quem é que não sabe, por outro
Caskey, da HBS {Harward Business aconteceram devido a julgar o gerente lado, que uma pequena saleta junto a
Sehnol), nos dá o resultado de suas pes que o sentido que empresta as suas pa um Presidente de República pode ter
quisas de como a comunicação não lavras é o mesmo do que o percebido mais importância no jogo do poder do j
verbal e a utilização de metáforas auxi pelo seu interlocutor. Daí o fato de se que um salão junto no prédio anexo, re
liam no esclarecimento das situações registrar que o tempo gasto em infor gistra o professor da Escola de Negó
mal definidas ou ambíguas com que se mações e explicações adicionais consti cios de Harward. !
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defrontam os gerentes. Saber interpre tuem um investimento no sentido de se • I
Nos próximos entendimentos que man
tar o sentido oculto das metáforas, da evitar desperdício adicional de tempo tiver com pessoas, procure observar se ;
linguagem corporal e a influência do para o futuro.
o Sr. Caskey tem razão, não a ponto
ambiente na comunicação entre pessoas porém de perder de vista o âmago da
é importante para a interpretação de Igualmente importante no ato da comu questão, isto é, comunicar-se é fazer
mensagens que não são ou não podem nicação é o problema do ambiente. A com que sua mensagem realmente seja
ser enviadas através dos canais nor disposição dos móveis num escritório, a assimilada por seu interlocutor* *.
mais, diz o autor. utilização de uma mesa redonda, oval
(Pesquisa e Editaria TELEBRASIU