Page 46 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1979
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dem olhar, quanto mais ler e meditar entre outros, complementados pelo uso Para encerrar o ciclo de idéias gerais
antes de decidir, com evidente prejuízo intensivo dos serviços de telecomuni em torno do processo de desburocrati-
para as decisões tomadas. Para enfati cações e postais. Com essas técnicas, zação, cabem alguns comentários so
zar essa situação, basta lembrar que o certas atividades devem ser novamente bre o objeto último de todo esse esfor
número de processos despachados centralizadas em benefício da velocida ço, que é o público em geral. Este, que
constitui o dado estatístico mais usado de de processamento e da confiabilida é o beneficiário final, também pode
para medir a eficiência do administra de dos resultados. contribuir positivamente. Pelo menos
dor público. Esse gargalo gera um na teoria, sua participação começa
círculo vicioso degenerativo que tende Voltamos a dizer que a legislação em com a feitura das leis, através de sua re
a se agravar cada vez mais; o executivo vigor já não é a grande responsável pe presentação no Legislativo. Mas entre
não tem tempo para pensar e tentar la “ burocracia” e que o problema se o ato de promulgar a lei e a ação de
melhorar as sistemáticas gerenciais; localiza na falta de ação gerencial dos fazê-la cumprir, um longo caminho é
métodos e procedimentos administrati escalões intermediários, onde existe percorrido, marcado pela edição de re
vos inadequados tendem a sobrecarre uma sobrecarga desnecessária de traba gulamentos, normas, ordens de serviço
gar ainda mais o executivo, deterioran lho ocasionada pela falta de delegação e rotinas internas. Para a parte interes
do a qualidade do resultado e a ima de competência. A relativa dissociação sada esse caminho constitui um elo per
gem do órgão perante o público. Tem dos servidores, de um modo geral, com dido na sua participação. Se este elo
que ser rompida essa tendência. Acre respeito aos objetivos pretendidos, ge for restaurado, pelo menos a partir das
ditamos que a principal chave está na ra, pelo desconhecimento, uma confu normas, a intenção do legislador será
descentalização. Havendo delegação são de procedimentos e conflitos que entendida mais de acordo com os inte
começa a sobrar tempo para pensar e acabam na mesa do executivo, já so resses das partes, com benefício para o
as sistemáticas são analisadas e melho brecarregado. É necessário valorizar o próprio cumprimento das leis. Não é
radas; essa melhoria gera mais tempo e funcionário público. Todas as medidas difícil obter esse intento, basta abrir os
assim por diante. agilizantes podem, devem e terão que canais do diálogo para que as partes
ser tomadas com ampla participação opinem sobre o conteúdo das normas,
dos servidores, verdadeiro manancial e que as decisões sejam de compromis
Assumida essa atitude descentralizado-
de conhecimentos e experiências, sem o so, desde que sem prejuízo para o que é
ra inicial, o campo fica preparado para
apoio dos quais a frustração será o re exarado da lei.
uma fase de depuração que se efetua à
sultado. É provável que, de início, um
medida que são identificadas as áreas
melhor rendimento possa ser obtido se Colocadas essas idéias, naturalmente
de eficácia das atividades do órgão, ou
profissionais de empresa, com boa ex incompletas, vamos materializá-las
seja, à medida que são hierarquizados
periência gerencial, forem colocados com a experiência concreta. O Depar
os assuntos conforme a importância
em posições executivas do escalão inter tamento Nacional de Telecomuni
real dos mesmos no processo de desem-
mediário; em algumas, pelo menos, pa cações — DENTEL, Órgão Executivo
perramento. Após essa identificação
ra mesclar as técnicas gerenciais e dc de Administração Superior do Mi
começa, quando é o caso, a operação
organização e métodos, com a expe nistério das Comunicações, é re-
estiva, com vistas a desentulhar os ar
riência em administração pública. Mas ponsável pela aplicação das leis e das
quivos de processos antigos e decisões
isto só de inicio. Um programa racio normas que regem os serviços públicos
atrasadas, já com a aplicação das no
nal e intensivo de treinamento geren e especiais de telecomunicações, inclu
vas sistemáticas gerenciais. É impor
cial tornará essa medida desnecessária sive radiodifusão sonora de sons e ima- ^
tante salientar a grande tendência à re
em muito curto prazo. Mesmo nos as gens, bem como pela fiscalização do
jeição aos novos métodos que ocorre
suntos de rotina o servidor é muito de- uso do espectro de freqüências e das
com as primeiras modificações, mas
sinformado sobre as intenções e objeti emissões radioelétricas, entre outras
quando o corpo de servidores começa a
vos dos escalões superiores, o que, atribuições. A maior parte da ineficiên
entendê-las e a aceitá-las tudo fica
além de acarretar confusão, por que cia da administração direta a cargo do
mais fácil, iniciando-se uma realimen-
cada um interpreta as coisas ao seu mo MINICOM pode ser atribuída ao
tação positiva, com resultados conver
do, é altamente desmotivador. Esse fa DENTEL. Duas causas básicas expli
gentes em ritmo acelerado.
to, associado a um sistema salarial in cam essa ineficiência: primeiro, a mo
satisfatório, induz e força o servidor a rosidade na execução das atividades
Consolidada essa etapa, a ênfase se buscar outras formas de realização que desempenha e, segundo, a omissão
desloca para as áreas da eficiência, da profissional e mesmo humana, contri por falta de recursos e de estrutura em
produtividade e do controle. Este con buindo para a ineficiência administra atividades que, por lei, deveria desem
trole deve ser mantido no mesmo nível tiva. Em outras palavras, é preciso fa penhar. Ambos os problemas co
de simplicidade das medidas tomadas e zer com que o servidor público conheça meçam a ser rigorosamente atacados
é muito importante, em decorrência da e se identifique com os objetivos, e as na atual administração cumprindo di
descentralização e de sua correlação suma o seu papel na cadeia administra retrizes expressas do Exmo. Sr. Minis
com o sistema de informações geren tiva do Governo. Basta que sejam cor tro de Estado das Comunicações. Den
ciais que também deve ser montado pa retamente informados das políticas e tro do programa de desburocratizaçào,
ra constante avaliação dos resultados. objetivos superiores e que haja um am a Diretoria Regional do DENTEL no
A estrutura funcional do órgão vai, en plo envolvimento na interpretação da Rio de Janeiro, a exemplo do que ocor
tão, gradativamente amadurecendo pa legislação em vigor e formas de aplicá- re nas demais Diretorias, vem aplican
ra assimilar e tirar o máximo proveito las. Essas atitudes valorizam o servidor do métodos simples e eficazes para agi
de técnicas modernas de apoio admi público e fazem com que entenda a lizar a sua administração, os quais são
nistrativo como a computarização, o exata dimensão de sua participação na alinhados a seguir para exemplificar as
teleprocessamento e a microfilmagem, atividade governamental. idéias antes expostas. Foi constituída