Page 45 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1979
P. 45

Arolde de Oliveira




                                                                                                                                                                                                                                                                       Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Militar de


                                                                                                                                                                                                                                                        Engenharia, Economista peia Faculdade de Ciências


                                                                                                                                                                                                                                                                       Econômicas do Rio de Janeiro, Conselheiro da


                                                                                                                                                                                                                                                 Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia —


                                                                                                                                                                                                                                                SUDAM, Secretário de Telecomunicações da Secretaria

                                                                                                                                                                                                                                                 Geral do MINICOM, Diretor da Empresa Brasileira de


                                                                                                                                                                                                                                                    Telecomunicações S/A. —  EMBRATEE, Governador


                                                                                                                                                                                                                                                         da Organização Internacional de Comunicações por


                                                                                                                                                                                                                                                 Satélite — INTELSAT.  Atualmente é Diretor Regional


                                                                                                                                                                                                                                                                                                          do DENTEL no Rio de Janeiro.









       Nossos comentários vão restringir-se à                                                                                    referidas como  “ legislação em  vigor” ,                                                                                        de servidores, sem uma decisão miseri­


       administração  pública  direta  e  serão                                                                                  e  o  quadro de  funcionários  ou  “ servi­                                                                                      cordiosa  que  ponha  fim  às  peregri­



       baseados em observações feitas na área                                                                                     dores  públicos”  que  os  interpretam  e                                                                                       nações dos processos e das partes inte­



       de atuação do Ministério das Comuni­                                                                                       fazem cumprir. O grande público a que                                                                                            ressadas; que decisões são tomadas me­



       cações. Não imaginamos até onde essas                                                                                      nos  referimos  anteriormente é  integra­                                                                                       ses, e às vezes, anos mais tarde,  basea­



       idéias  possam  ser  válidas  para  outros                                                                                 do  por  pessoas  físicas  e  por  pessoas                                                                                      das em  pareceres emitidos  na  primeira


       setores da atividade pública e já estare-                                                                                  jurídicas,  tanto  de  direito  público                                                                                         semana  de  análise  dos  processos;  en­



   • mos recompensados  se  forem  de  algu­                                                                                      quanto de direito privado, e constitui o                                                                                         fim,  é  nessa  fronteira  que,  muitas  ve­



       ma valia para o nosso próprio setor.                                                                                       elenco  de  “ partes”  cujos  interesses                                                                                        zes,  uma  verdadeira  indústria  de  difi­



                                                                                                                                  junto ao órgão público geram “ proces­                                                                                          culdades  produz  males  não  mensura­



       De uma maneira simplista podemos en­                                                                                       sos”  que  contém,  além  dos  documen­                                                                                         dos  c  irreparáveis  á  sociedade  que  o


       tender como  “burocracia”  o conjunto                                                                                       tos  que  os  geraram  e  instruíram,                                                                                          Governo se esmera em governar.



       de órgãos e agentes oficiais especializa­                                                                                   inúmeras  informações,  pareceres  e,



       dos ou não que integram o Governo e o                                                                                       principalmente, encaminhamentos. Es­                                                                                           Desde,  aproximadamente,  há  quinze


       representam no seu relacionamento in­                                                                                       sas palavras-chaves —  Governo,  buro­                                                                                         anos passados que os mais competentes



       terno e externo.  Esses órgãos e agentes                                                                                    cracia,  desburocratização,  servidor                                                                                          técnicos cm  administração vêm  se em­



       se distribuem em todos os níveis da es­                                                                                    público,  legislação em  vigor,  parte in­                                                                                      penhando em  reformar a  máquina ad­



       trutura administrativa governamental e                                                                                      teressada e processo  —,  entre  outras,                                                                                       ministrativa  do  país,  tornando-a  mais


       são dotados de poder, de acordo com a                                                                                       são suficientes para delinearmos o uni­                                                                                        leve e flexível para responder com pres­



       autoridade  que  lhes  é  atribuída  para                                                                                   verso de nossas observações.                                                                                                   teza  e correção  às  exigências  de  nossa



       agirem em nome do Governo.  São,  por­                                                                                                                                                                                                                     época. Na seqüência desses três lustros,



       tanto, inerentes à organização da socie­                                                                                    Não precisamos recorrer a modelos so­                                                                                          incontestavelmente,  reformas  profun­


       dade nacional.  Sua eliminação  signifi­                                                                                    fisticados de análise para compreender                                                                                         das  foram efetuadas  nas  instituições  e



       caria a própria extinção da ação gover­                                                                                     o que se passa, porque a realidade se si­                                                                                      na estrutura governamentais, possibili­



       namental, ou seja,  o caos  total.  A bu­                                                                                   tua muito aquém do óbvio e abaixo do                                                                                           tando medidas em nível executivo, ins­


       rocracia assim entendida não é o  tema                                                                                      convencional.  De  um  lado  temos  as                                                                                         tância  final  e  mais  contundente  por



       que pretendemos abordar.  Trataremos                                                                                        partes  interessadas  que  procuram  o                                                                                         afetar  diretamente  o  grande  público.



       da “burocracia”  no  seu  sentido  pejo­                                                                                    Governo para exercer direitos ou cum­                                                                                          Cremos que é nesse nível executivo on­



   rativo, quando significa  “complexida­                                                                                          prir  obrigações,  motivadas  pela  legis­                                                                                     de  a  reforma  administrativa,  que  há


       de  e  morosidade  da  administração                                                                                        lação  em  vigor.  Do  outro  lado  apare­                                                                                     tanto  vem  sendo  preconizada,  deverá



       pública em geral, na análise e processa­                                                                                    cem os órgãos e agentes públicos espe­                                                                                         se  concretizar  finalmente.  Não  há



       mento dos assuntos  sob  sua  responsa­                                                                                     cializados  que,  norteados  pela  mesma                                                                                      dúvida que no plano institucional e es­



      bilidade” .  Esta  é  a  burocracia  que                                                                                     legislação, procuram responder às exci­                                                                                        trutural  as  medidas  básicas  já  foram


      aflige  o  grande  público  e  cuja  elimi­                                                                                  tações  das  partes  interessadas.  Na                                                                                         tomadas.  A  complexidade  atribuída  à



      nação  constitui  preocupação  prio­                                                                                         prática, o maior empenho das partes se                                                                                         legislação  em  vigor  para  explicar  ou



      ritária do atual Governo, tendo,  inclu­                                                                                     encontra  no  exercício  de  direitos,  fi­                                                                                   justificar o emperramento da adminis­



      sive, justificado a nomeação de um Mi­                                                                                      cando em segundo plano o cumprimen­                                                                                             tração  pública,  já  parece  carecer  de



      nistro Extraordinário para sua terapia.                                                                                      to de obrigações, enquanto que do lado                                                                                        sólidos  fundamentos.  Somos  de  opi­


     Como conseqüência, tem sido  usado o                                                                                         do  Governo  é  maior  o  empenho  para                                                                                         nião que hoje o maior responsável é a



     termo  “desburocratização”  para  o                                                                                           fazer cumprir obrigações e menor para                                                                                          falta de ação gerencial por parte dos es­



     conjunto de medidas que visam simpli­                                                                                        conceder  direitos.  Nessa  fronteira  de                                                                                      calões  e  agentes  executivos  interme­


     ficar e agilizar a máquina governamen­                                                                                       interação do poder público com as par­                                                                                         diários.  A descentralização, por exem­



     tal,  agindo  mais  sobre  os  métodos  e                                                                                    tes  interessadas  se  situa a grande  fatia                                                                                    plo,  preconizada  nos  atos  da  reforma



     procedimentos  administrativos  adota­                                                                                       do  fenômeno  “ burocrático”  que esta­                                                                                        administrativa  está  sendo  amortecida



     dos  e  não  tanto  na  estrutura  sobre  a                                                                                  mos abordando.  É nessa fronteira que                                                                                           nesses escalões, os quais ainda relutam



    qual  os  mesmos  devem  fluir.  Assim,                                                                                       as  mais  perfeitas  concepções  de  ação                                                                                      em  delegar  competência  aos  escalões


    complexidade  e  morosidade  caracteri­                                                                                      governamental  podem ser  transforma­                                                                                           subordinados que constituem, afinal, a



    zam a situação atual, tendo em contra­                                                                                       das em tímidas medidas e atos sem im­                                                                                           linha de frente no atendimento às par­



    partida,  simplicidade  e  agilidade  para                                                                                   portância;  que  a  honestidade  de                                                                                             tes interessadas e onde a grande maio­



    caracterizar  a  situação-meta  que  pre­                                                                                    propósitos  da  alta  administração  sub­                                                                                       ria  dos  assuntos  pode  ser  resolvida.



    tendemos atingir.  Como  pano  de  fun­                                                                                      merge,  muitas  vezes,  na corredeira do                                                                                        Não havendo delegação,  o tempo des­


   do e parte integrante desse cenário es­                                                                                       tráfego de influências;  que montanhas                                                                                          ses  executivos  é  ocupado  totalmente



   tão as leis, regulamentos, normas e ro­                                                                                       de processos são manipulados mecani­                                                                                            para despachar processos, apondo assi­



   tinas  de  procedimento,  normalmente                                                                                         camente,  por  dezenas,  senão  centenas                                                                                        naturas  em  documentos  que  mal  po-
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50