Page 45 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1979
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Arolde de Oliveira
Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Militar de
Engenharia, Economista peia Faculdade de Ciências
Econômicas do Rio de Janeiro, Conselheiro da
Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia —
SUDAM, Secretário de Telecomunicações da Secretaria
Geral do MINICOM, Diretor da Empresa Brasileira de
Telecomunicações S/A. — EMBRATEE, Governador
da Organização Internacional de Comunicações por
Satélite — INTELSAT. Atualmente é Diretor Regional
do DENTEL no Rio de Janeiro.
Nossos comentários vão restringir-se à referidas como “ legislação em vigor” , de servidores, sem uma decisão miseri
administração pública direta e serão e o quadro de funcionários ou “ servi cordiosa que ponha fim às peregri
baseados em observações feitas na área dores públicos” que os interpretam e nações dos processos e das partes inte
de atuação do Ministério das Comuni fazem cumprir. O grande público a que ressadas; que decisões são tomadas me
cações. Não imaginamos até onde essas nos referimos anteriormente é integra ses, e às vezes, anos mais tarde, basea
idéias possam ser válidas para outros do por pessoas físicas e por pessoas das em pareceres emitidos na primeira
setores da atividade pública e já estare- jurídicas, tanto de direito público semana de análise dos processos; en
• mos recompensados se forem de algu quanto de direito privado, e constitui o fim, é nessa fronteira que, muitas ve
ma valia para o nosso próprio setor. elenco de “ partes” cujos interesses zes, uma verdadeira indústria de difi
junto ao órgão público geram “ proces culdades produz males não mensura
De uma maneira simplista podemos en sos” que contém, além dos documen dos c irreparáveis á sociedade que o
tender como “burocracia” o conjunto tos que os geraram e instruíram, Governo se esmera em governar.
de órgãos e agentes oficiais especializa inúmeras informações, pareceres e,
dos ou não que integram o Governo e o principalmente, encaminhamentos. Es Desde, aproximadamente, há quinze
representam no seu relacionamento in sas palavras-chaves — Governo, buro anos passados que os mais competentes
terno e externo. Esses órgãos e agentes cracia, desburocratização, servidor técnicos cm administração vêm se em
se distribuem em todos os níveis da es público, legislação em vigor, parte in penhando em reformar a máquina ad
trutura administrativa governamental e teressada e processo —, entre outras, ministrativa do país, tornando-a mais
são dotados de poder, de acordo com a são suficientes para delinearmos o uni leve e flexível para responder com pres
autoridade que lhes é atribuída para verso de nossas observações. teza e correção às exigências de nossa
agirem em nome do Governo. São, por época. Na seqüência desses três lustros,
tanto, inerentes à organização da socie Não precisamos recorrer a modelos so incontestavelmente, reformas profun
dade nacional. Sua eliminação signifi fisticados de análise para compreender das foram efetuadas nas instituições e
caria a própria extinção da ação gover o que se passa, porque a realidade se si na estrutura governamentais, possibili
namental, ou seja, o caos total. A bu tua muito aquém do óbvio e abaixo do tando medidas em nível executivo, ins
rocracia assim entendida não é o tema convencional. De um lado temos as tância final e mais contundente por
que pretendemos abordar. Trataremos partes interessadas que procuram o afetar diretamente o grande público.
da “burocracia” no seu sentido pejo Governo para exercer direitos ou cum Cremos que é nesse nível executivo on
rativo, quando significa “complexida prir obrigações, motivadas pela legis de a reforma administrativa, que há
de e morosidade da administração lação em vigor. Do outro lado apare tanto vem sendo preconizada, deverá
pública em geral, na análise e processa cem os órgãos e agentes públicos espe se concretizar finalmente. Não há
mento dos assuntos sob sua responsa cializados que, norteados pela mesma dúvida que no plano institucional e es
bilidade” . Esta é a burocracia que legislação, procuram responder às exci trutural as medidas básicas já foram
aflige o grande público e cuja elimi tações das partes interessadas. Na tomadas. A complexidade atribuída à
nação constitui preocupação prio prática, o maior empenho das partes se legislação em vigor para explicar ou
ritária do atual Governo, tendo, inclu encontra no exercício de direitos, fi justificar o emperramento da adminis
sive, justificado a nomeação de um Mi cando em segundo plano o cumprimen tração pública, já parece carecer de
nistro Extraordinário para sua terapia. to de obrigações, enquanto que do lado sólidos fundamentos. Somos de opi
Como conseqüência, tem sido usado o do Governo é maior o empenho para nião que hoje o maior responsável é a
termo “desburocratização” para o fazer cumprir obrigações e menor para falta de ação gerencial por parte dos es
conjunto de medidas que visam simpli conceder direitos. Nessa fronteira de calões e agentes executivos interme
ficar e agilizar a máquina governamen interação do poder público com as par diários. A descentralização, por exem
tal, agindo mais sobre os métodos e tes interessadas se situa a grande fatia plo, preconizada nos atos da reforma
procedimentos administrativos adota do fenômeno “ burocrático” que esta administrativa está sendo amortecida
dos e não tanto na estrutura sobre a mos abordando. É nessa fronteira que nesses escalões, os quais ainda relutam
qual os mesmos devem fluir. Assim, as mais perfeitas concepções de ação em delegar competência aos escalões
complexidade e morosidade caracteri governamental podem ser transforma subordinados que constituem, afinal, a
zam a situação atual, tendo em contra das em tímidas medidas e atos sem im linha de frente no atendimento às par
partida, simplicidade e agilidade para portância; que a honestidade de tes interessadas e onde a grande maio
caracterizar a situação-meta que pre propósitos da alta administração sub ria dos assuntos pode ser resolvida.
tendemos atingir. Como pano de fun merge, muitas vezes, na corredeira do Não havendo delegação, o tempo des
do e parte integrante desse cenário es tráfego de influências; que montanhas ses executivos é ocupado totalmente
tão as leis, regulamentos, normas e ro de processos são manipulados mecani para despachar processos, apondo assi
tinas de procedimento, normalmente camente, por dezenas, senão centenas naturas em documentos que mal po-