Page 15 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
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-Expansão da rede Wilson Pereira de Almeida
Engenheiro Eletricista formado pelo Instituto
Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais
desvinculada da comutação — UCMG; Professor Assistente da UCMG e Chefe da
Divisão de Métodos da TELEMIG.
Daniel F. Bagetti
Uma experiência da Engenheiro Mecânico da Universidade Federal de Minas
Gerais — UFMG e Chefe da Divisão de Projetos e
TELEMIG Rede Externa da T ELEMIG.
A finalidade deste artigo é mostrar aos pográfico Nacional. Entretanto, face de unidades de uma localidade, ou se
leitores a técnica utilizada pela TELE- às dificuldades de obtenção de plantas ja, o mercado total, é que “ o terminal
MIG para elaboração de seus projetos cadastrais e ao elevado custo de levan telefônico, presente e future, poderá
de rede externa, adotando o conceito tamento e restituições aerofoto- estar localizado em qualquer parte da
de Planejamento e Projeto de Cabos de gramét ricas, são utilizados, nor cidade” .
Assinantes por Seção de Serviço e malmente, resíduos cadastrais acaso
critério de engenharia econômica para existentes em órgãos públicos, prefei São levantados, nesta fase, unidade
dimensionamento de cabos alimenta- turas. concessionárias de energia por unidade, os prédios residenciais,
dores. elétrica, água e esgoto, e feitas a atuali não residenciais (negócios) ou mistos,
zação e complcmentação de infor as áreas vagas (lotes e loteamentos exis
Será mostrado como a TELEMIG tem mações de acordo com as necessidades tentes, projetados e planejados) e as
conseguido desvincular os projetos de de projeto. unidades que, devido ao seu estado
rede externa da quantidade de ter precário de conservação ou tendências
minais disponíveis ou previstos para L 1.2. Estudo de Demanda de desenvolvimento do mercado, apre
implantação em equipamentos de co sentam perspectivas de serem demoli
mutação, trabalhando em função de A TELEMIG vem utilizando com su das. Estas informações são transcritas
demanda a longo prazo e as vantagens cesso um modelo que, além áç focali para o cadastro urbano (escala 1:1000),
e limitações da metodologia utilizada. zar a demanda telefônica da localidade de acordo com codificações especiais
como um todo e por áreas sócio-econó que, inclusive, dão indicação da classi
Critério de Projeto de Rede Externa micas homogêneas, fornece subsídios ficação do mercado em residencial e
Adotado pela TELEMIG básicos para: não residencial.
1. Conceituação Teórica — Dimensionamento e programação Durante o levantamento do mercado,
/. /. Infra-estrutura de Projeto de expansões de centrais existentes ou faz-se também a aferição dos dados do
implantação de novas; cadastro urbano.
Toda a técnica de desenvolvimento do — Orientação dos Planos de Comer
projeto de rede local na TELEMIG é cialização de terminais; O mercado residencial é composto de
¦baseada na utilização de cadastros ur — Definição dos limites de atendimen todas as unidades destinadas à habi
banos e estudos de demanda con to e das áreas de estações; tação, existentes ou em construção, va
fiáveis, que lhe servem de infra- gas ou ocupadas, à exceção de favelas
estrutura. — Determinação do Centro Teórico de que, às vezes, são consideradas apenas
Fios;
pelos terrenos que ocupam.
— Planejamento e projeto da rede lo
/././. Cadastro Urbano
cal.
Por sua vez, o mercado não residencial
O cadastro urbano não tem carac Neste artigo pretende-se focalizar, de é composto de todas as unidades desti
terísticas excepcionais e é constituído forma simplificada, a parte do estudo nadas ao estabelecimento de negócios
de plantas em escalas adequadas, dese de demanda que é utilizada no projeto tais como: lojas, escritórios, empresas,
nhadas em formato A-l da ABNT, da rede local. Para tanto, serão anali órgãos públicos, hotéis, indústrias,
contendo detalhes como: logradouros sadas 3 fases distintas: etc., existentes ou em construção, ocu
com denominações, rodovias, ferro padas ou vagas.
vias, pontes, viadutos, prédios públi a) Levantamento e projeção do merca- t
t
cos, hidrografia, fachadas de edifi do; . . Projeção no Mercado
%
•
*
t
cações posicionadas nos respectivos lo b) Determinação de áreas sócio-econô-
tes de terrenos, numeração das edifi micas homogêneas e índice de interesse Em pesquisas preliminares, anteriores
cações existentes, fachadas das edifi telefônico para cada área; ao levantamento das unidades, são
cações em construção, loteamento c) Previsão de demanda de linhas não consultados os órgãos públicos, entida
aprovados, etc. residenciais e de serviços especiais. des ligadas às áreas de planejamento, •
firmas imobiliárias e outros, com a fi
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Preferencíalmente, as plantas são con- Levantamento do Mercado nalidade de coletar dados sócio-econô-
^ feccionadas a partir de restituições ae- micos e elementos necessários à carac
roíotogramétricas, seguindo especifi O princípio básico que condiciona a terização do mercado, que sirvam de
cação básica do Mapeamento To necessidade de se levantar a quantidade subsídios para execução do levanta-