Page 16 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
P. 16

mento e, principalmente, para a elabo­                                                                                          dencial  é  estabelecido  um  universo                                                                                            A  própria  dependência do trajeto óti-



              ração  da projeção  do  mercado.  As  in­                                                                                       amostrai  representado  pelo  mercado  .                                                                                          mo  da  canalização  subterrânea a va. ^


              formações  obtidas juntamente  com  as                                                                                          potencial.                                                                                                                        riáveis  extrínsecas  como  configuração



             colhidas  por  ocasião  do  levantamento                                                                                                                                                                                                                          geográfica da área, correta localização



             de unidades e, ainda,  as características                                                                                        O universo que compõe o mercado não                                                                                              da Estação no centro de fios, obstácu­


             de  desenvolvimento  do  mercado  e  a                                                                                           residencial  é  composto  por  todas  as                                                                                          los  artificiais  e  naturais  e distribuição



             análise  das  tendências  de  crescimento                                                                                        unidades  não  residenciais  de  mé-                                                                                              incerta  da  densidade  telefônica,  difi­



             da  cidade,  possibilitam  a  previsão  do                                                                                       dio/grande  porte  que  têm  capacidade                                                                                          cultam  o  estabelecimento  de métodos



             mercado para períodos de até 20 anos.                                                                                            de  absorver  mais  de  um  terminal  tele­                                                                                      científicos.



                                                                                                                                              fônico.


             O mercado potencial ou não atendido é                                                                                                                                                                                                                              Entretanto,  a  importância  econômica



              identificado  retirando-se  do  total  de                                                                                       Todo  o  universo  que  compõe  o  mer­                                                                                           da  canalização  subterrânea  faz  com



              unidades (mercado total) a quantidade                                                                                           cado não residencial é devidamente en­                                                                                            que a escolha da rota seja precedida de


              de  assinantes  existentes  e  promitentes                                                                                      trevistado,  enquanto  que,  para  o  mer­                                                                                        uma  análise  criteriosa.  Nesta análise,



              usuários.                                                                                                                       cado residencial .é estabelecido um pla­                                                                                          são levados em consideração princípios



                                                                                                                                              no  de amostragem.  Em  geral,  o  tama­                                                                                          como:



              Classificação Sócio-econômica                                                                                                   nho da amostra é calculado admitindo-



                                                                                                                                              se  um  coeficiente  de  confiança  de                                                                                            —  Comprimento mínimo;


              Por ocasião do levantamento de campo                                                                                            95,5%  (2 ò )  e  um  limite  de  erro  de                                                                                        —  Quantidade  de  furos  compatível  j



              é  feita  uma classificação preliminar do                                                                                       ± 2,5%.                                                                                                                                       com a necessidade de cabos a lon-J



              mercado,  por  face  de  quadra.  Esta                                                                                                                                                                                                                                        go prazo (30 a 40 anos);


              classificação  permite  a  estratificação                                                                                       Com  a  análise  e  tabulação  dos  dados                                                                                        —  Rotas no eixo de simetria das con­



              da localidade em  áreas  sócio-econômi-                                                                                         obtidos na pesquisa são determinados,                                                                                                         centrações de carga, a longo prazo;



              cas  homogêneas.  Esta  estratificação  é                                                                                       entre outros, os seguintes dados que se­                                                                                         —  Possibilidade  de  aproveitamento


               feita  por  elementos  devidamente  trei­                                                                                      rão  utilizados  na elaboração  do  proje­                                                                                                    de canalização existente;



              nados  que  levam  em  consideração,                                                                                            to:                                                                                                                              —  Pontos  de  localização  de  futuras


              principalmentc,                                          características                                     de                                                                                                                                                               Estações,  quando  a  rota de cabo



               residências,                               urbanização,                                    serviços                             —  Demanda                                     telefônica                             para                  os                               troncos  futura  poderá  coincidir



              públicos, etc.,  para definição dos limi­                                                                                       próximos 20 anos, por unidade não re­                                                                                                         com a de cabos atuais;


              tes.  Posteriormente,  os  limites  defini­                                                                                     sidencial  pesquisada  —  (este  dado  é                                                                                          —  Possibilidade  de  futuras  deri



              dos  em  campo  são  revistos  levando-se                                                                                        lançado na representação da edificação                                                                                                       vações secundárias.



              em  consideração  outros  elementos  co­                                                                                        nas plantas do cadastro urbano);



              mo o potencial da área e o poder aqui­                                                                                                                                                                                                                            Somente  conhecendo as tendências dt


              sitivo  dos  habitantes,  com  o  objetivo                                                                                       —  O  índice  de  interesse  telefônico                                                                                         crescimento da demanda é possível de­



              de se obter melhor homogeneidade das                                                                                             (11T) residencial, por área sócio-econô­                                                                                         finir  com  correção  o  trajeto  ideal da



              áreas sócio-econômicas.                                                                                                          mica.                                                                                                                            rota de dutos, a partir da Estação Tele­



                                                                                                                                                                                                                                                                                fônica.

              Após  a  delimitação  das  áreas  e  sua
                                                                                                                                               Através  da  projeção  do  mercado  po­

              classificação  sócio-econômica,  são  fei­
                                                                                                                                               tencial  no tempo, obtém-se a demanda                                                                                            Uma vez definida a rota ideal, deve-se

              tas  as  pesquisas  de  mercado  que  têm
                                                                                                                                               e  o  índice  de  interesse  telefónico  a                                                                                       fazer  a  confirmação da viabilidade da
              como objetivo, entre outros, a determi­
                                                                                                                                               médio e longo prazos.                                                                                                           escolha  em  campo,  analisando o loc&

              nação dos índices de interesse telefôni­
                                                                                                                                                                                                                                                                                da  rota,  sua  topografia,  existência de

             cos  de cada  área,  que  serão  utilizados
                                                                                                                                               Como  exemplo,  vejamos  o  quadro                                                                                               aclives  ou  declives  inconvenientes, ur­

              no desenvolvimento do projeto de rede
                                                                                                                                               abaixo:                                                                                                                          banizações  incompletas,  solos  inade

              local.
                                                                                                                                                                                                                                                                                quados ou congestionados, etc.





              Determinação dos  índices de  Interesse                                                                                              ANO                   1978 1983 1988 1993 1998



             Telefônicos (111)                                                                                                                                                                                                                                                  A  rota  escolhida  em  planta,  original

                                                                                                                                                      IIT                0,74 0,76 0,77                                          0,83               0,87                        mente, não deve sofrer alteraçõessubr


                                                                                                                                                                                                                                                                                tanciais.                                                                                             4
             A pesquisa de mercado é elaborada por



             elementos  especialmente  instruídos  e                                                                                           O  MT,  no  último  ano  de  pesquisa,  e  a



             supervisionados,  que  utilizam  ques­                                                                                            demanda não residencial  para  20 anos,                                                                                           Confirmada  a  rota  ideal  são traçai



             tionários  próprios  para  obtenção  de                                                                                           permitem  a  definição  das  Seções  de                                                                                           os limites da sua área de influência. 0  |


             dados que possibilitem a determinação                                                                                             Serviços  e  a  elaboração  dos  dimensio­                                                                                        assinantes  localizados  entre estes 1$



             da demanda global de cada área sócio-                                                                                             namentos da rede local.                                                                                                           tes  devem  ser  atendidos  pelo  nrf



             econômica homogênea e a demanda de                                                                                                                                                                                                                                  percurso possível, procurando-se0

                                                                                                                                                                                                                                                                                 mizar,  portanto,  o  comprimento
             cada unidade não residencial.
                                                                                                                                               1.2.  Determinação  das  Seções  de  Ser­                                                                                         circuitos  e  a  quantidade  de cabos #





              As  informações  que  possibilitam  a                                                                                           viço                                                                                                                               cessários  à  interligação da facilidade

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        •
              determinação do 1IT e da demanda são                                                                                                                                                                                                                               Estação.                                                                                              I



              obtidas  a  partir  de  questionários                                                                                            1.2.1.  Rotas eAreas de Influência



              próprios preenchidos durante a pesqui­                                                                                                                                                                                                                              Para delimitação da área de influi |


              sa, através de entrevista pessoal.                                                                                              A inexistência de métodos precisos  pa­                                                                                             da rota  são também levados emeo^ *

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   • ^
                                                                                                                                               ra a definição  das rotas de canalização                                                                                           deração os limites naturais e obstâcu-


               Para  determinação  do  índice  de  inte­                                                                                       subterrânea  faz com  que o  trajeto  seja                                                                                         geográficos  como  estradas  de



               resse  telefônico  (MT)  do  mercado  resi­                                                                                     determinado empiricamente.                                                                                                         rios, estradas de rodagem, etc.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21