Page 16 - Telebrasil - Julho/Agosto 1979
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mento e, principalmente, para a elabo dencial é estabelecido um universo A própria dependência do trajeto óti-
ração da projeção do mercado. As in amostrai representado pelo mercado . mo da canalização subterrânea a va. ^
formações obtidas juntamente com as potencial. riáveis extrínsecas como configuração
colhidas por ocasião do levantamento geográfica da área, correta localização
de unidades e, ainda, as características O universo que compõe o mercado não da Estação no centro de fios, obstácu
de desenvolvimento do mercado e a residencial é composto por todas as los artificiais e naturais e distribuição
análise das tendências de crescimento unidades não residenciais de mé- incerta da densidade telefônica, difi
da cidade, possibilitam a previsão do dio/grande porte que têm capacidade cultam o estabelecimento de métodos
mercado para períodos de até 20 anos. de absorver mais de um terminal tele científicos.
fônico.
O mercado potencial ou não atendido é Entretanto, a importância econômica
identificado retirando-se do total de Todo o universo que compõe o mer da canalização subterrânea faz com
unidades (mercado total) a quantidade cado não residencial é devidamente en que a escolha da rota seja precedida de
de assinantes existentes e promitentes trevistado, enquanto que, para o mer uma análise criteriosa. Nesta análise,
usuários. cado residencial .é estabelecido um pla são levados em consideração princípios
no de amostragem. Em geral, o tama como:
Classificação Sócio-econômica nho da amostra é calculado admitindo-
se um coeficiente de confiança de — Comprimento mínimo;
Por ocasião do levantamento de campo 95,5% (2 ò ) e um limite de erro de — Quantidade de furos compatível j
é feita uma classificação preliminar do ± 2,5%. com a necessidade de cabos a lon-J
mercado, por face de quadra. Esta go prazo (30 a 40 anos);
classificação permite a estratificação Com a análise e tabulação dos dados — Rotas no eixo de simetria das con
da localidade em áreas sócio-econômi- obtidos na pesquisa são determinados, centrações de carga, a longo prazo;
cas homogêneas. Esta estratificação é entre outros, os seguintes dados que se — Possibilidade de aproveitamento
feita por elementos devidamente trei rão utilizados na elaboração do proje de canalização existente;
nados que levam em consideração, to: — Pontos de localização de futuras
principalmentc, características de Estações, quando a rota de cabo
residências, urbanização, serviços — Demanda telefônica para os troncos futura poderá coincidir
públicos, etc., para definição dos limi próximos 20 anos, por unidade não re com a de cabos atuais;
tes. Posteriormente, os limites defini sidencial pesquisada — (este dado é — Possibilidade de futuras deri
dos em campo são revistos levando-se lançado na representação da edificação vações secundárias.
em consideração outros elementos co nas plantas do cadastro urbano);
mo o potencial da área e o poder aqui Somente conhecendo as tendências dt
sitivo dos habitantes, com o objetivo — O índice de interesse telefônico crescimento da demanda é possível de
de se obter melhor homogeneidade das (11T) residencial, por área sócio-econô finir com correção o trajeto ideal da
áreas sócio-econômicas. mica. rota de dutos, a partir da Estação Tele
fônica.
Após a delimitação das áreas e sua
Através da projeção do mercado po
classificação sócio-econômica, são fei
tencial no tempo, obtém-se a demanda Uma vez definida a rota ideal, deve-se
tas as pesquisas de mercado que têm
e o índice de interesse telefónico a fazer a confirmação da viabilidade da
como objetivo, entre outros, a determi
médio e longo prazos. escolha em campo, analisando o loc&
nação dos índices de interesse telefôni
da rota, sua topografia, existência de
cos de cada área, que serão utilizados
Como exemplo, vejamos o quadro aclives ou declives inconvenientes, ur
no desenvolvimento do projeto de rede
abaixo: banizações incompletas, solos inade
local.
quados ou congestionados, etc.
Determinação dos índices de Interesse ANO 1978 1983 1988 1993 1998
Telefônicos (111) A rota escolhida em planta, original
IIT 0,74 0,76 0,77 0,83 0,87 mente, não deve sofrer alteraçõessubr
tanciais. 4
A pesquisa de mercado é elaborada por
elementos especialmente instruídos e O MT, no último ano de pesquisa, e a
supervisionados, que utilizam ques demanda não residencial para 20 anos, Confirmada a rota ideal são traçai
tionários próprios para obtenção de permitem a definição das Seções de os limites da sua área de influência. 0 |
dados que possibilitem a determinação Serviços e a elaboração dos dimensio assinantes localizados entre estes 1$
da demanda global de cada área sócio- namentos da rede local. tes devem ser atendidos pelo nrf
econômica homogênea e a demanda de percurso possível, procurando-se0
mizar, portanto, o comprimento
cada unidade não residencial.
1.2. Determinação das Seções de Ser circuitos e a quantidade de cabos #
As informações que possibilitam a viço cessários à interligação da facilidade
•
determinação do 1IT e da demanda são Estação. I
obtidas a partir de questionários 1.2.1. Rotas eAreas de Influência
próprios preenchidos durante a pesqui Para delimitação da área de influi |
sa, através de entrevista pessoal. A inexistência de métodos precisos pa da rota são também levados emeo^ *
• ^
ra a definição das rotas de canalização deração os limites naturais e obstâcu-
Para determinação do índice de inte subterrânea faz com que o trajeto seja geográficos como estradas de
resse telefônico (MT) do mercado resi determinado empiricamente. rios, estradas de rodagem, etc.