Page 52 - Telebrasil - Março/Abril 1978
P. 52
— os objetivos da qualidade de serviço estão
agrupadosnum indicador global de qualidade
de serviço variando de 0 a 100. Seu valor, que
era de 57 no final de 1975, deverá atingir 90 no
final de 1980. A figura 4 mostra a evolução do
indicador.
— os compromissos de investimento corres
pondentes são de 130 bilhões de francos
/ atuais (ou seja, 26 bilhões de dólares) para os
cinco anos do Plano, que serão financiados
por autofinanciamento, empréstimos ou ar
rendamento mercantil (Isto é, como no passa
do, sem recursos provenientes do orçamento
geral do Estado). A figura 5 mostra sua evolu
ção. A figura 6 apresenta a importância dos
i*
investimentos das Telecomunicações na
economia francesa.
r .
f:
I* Alguns resultados já permitem, hoje, avaliara
hr importância das realizações desde o lança
mento deste plano:
I — a progressão anual da rede terá passado
[>»'
L* de 600.000 em 1974 para 1.560.000 em 1977 ou
I seja, um crescimento de 160% em 3 anos.
KL
• r • ww • t.
I .
K VfV'* \£ x ; ..v
H . \y r ^ • V > . • • 1
I «• • • •
K .
S p a r 4.f« . n I ; » .• . \ INDICADOR GLOBAL DA QUALIDADE DO SERVIÇO
. • ¦ •.
r • . * • I > * Lr'
IMPORTÂNCIA DAS TRECOMDNJCAÇOES
NA ECONOMIA FRANCESA
INVESTIMENTOS EM TELECOMUNICAÇÕES
«% EM W7*
KV rl\ • • •• INVESTIMENTOS FRANCESES
• J» u < .
I*
(NOICE DE CRESCIMENTO 714
31/12/74
— em qualidade de serviço, o índice global e em técnicas de planejamento. Veriflcou-se importante. A necessidade de acompanhar
atingiu 70 a meio do ano. uma importante melhoria da produtividade, de modo preciso e mensalmente a realização
tanto na Administração quanto entre os for
— um esforço importante de produtividade dos objetivos, levou à criação, em especial,
tem sido realizado. No final de 1973, havia um necedores, em consequência de um aumento de um quadro de controle, o qual constitui,
técnico para 47 linhas principais. No final de do montante dos Investimentos, do desenvol graças a seu uso fácil e flexível, um instru
1977, haverá um técnico para 72 linhas princi vimento de tecnologias modernas e de méto mento essencial para os dirigentes. As figu
dos eficazes de gestão. Os preços dos equi ras de 7 a 10 são exemplos dos 49 indicadores
pais.
pamentos fornecidos à Administração acompanhados por esses dirigentes.
4.2. A gestão de um tal crescim ento encontram-se a um nível muito competitivo
no plano internacional. Isto resulta em parte
Exige a existência de um sistema de planeja- do controle severo dos preços dos equipa No plano financeiro, novas técnicas de finan
mento estratégico permitindo a adaptação da mentos tradicionais. No que diz respeito á co ciamento tiveram de ser encontradas. As tari
empresa a seu meio ambiente e a escolha de mutação eletrônica espacial, tomou-se a de fas foram mantidas a um nível relatlvamente
obietivos voluntaristas. No sistema francês, cisão, há já dois anos, de abrir o mercado in elevado, a fim de permitir um reinvestimento
estes objetivos são manifestados, primeira terno a uma competição lucrativa para o servi ao nível desejado. Como a maioria das tarifas
mente, em termos físicos (resultantes princi ço público. Isto conduziu ao desenvolvimen estão indicadas na taxa de base telefônica, o
palmente da vontade de diminuir a demora to de dois pólos industriais poderosos, fran acompanhamento desta taxa de base no tem
média de ligação) Partindo dos objetivos ma ceses, colocados em situação de concorrên po é um bom indicador da evolução global
nifestados em número de linhas principais e cia e em boa posição nos mercados interna das tarifas. Tomando o período 1966-76,
utilizando as normas técnicas e os obietivos cionais. verifica-se que a taxa de base aumentou de
de qualidade de serviço, é possivel determinar apenas 30%, enquanto o índice dos preços
os equipamentos necessários e, assim, esta No que se refere à Administração das Teleco do varejo mais do que dobrou.
belecer os programas industriais. Finalmen municações em si própria, o esforço de pro
te, procede se a uma avaliação financeira. dutividade só foi possível graças a uma me
lhoria da organização e a um desenvolvimen Isto se deve, por certo, a uma melhoria da pro
O grande crescimento francês permitiu-nos to das técnicas de gestão, adaptadas a uma dutividade global das Telecomunicações e
adquirir bons conhecimentos em engenharia situação de empresa num crescimento muito constituí um fenômeno anti-inflacionário.