Page 52 - Telebrasil - Março/Abril 1978
P. 52

— os objetivos da qualidade de serviço estão


       agrupadosnum indicador global de qualidade

       de serviço variando de 0 a 100. Seu valor, que


       era de 57 no final de 1975, deverá atingir 90 no


       final de 1980. A figura 4 mostra a evolução do

       indicador.






        — os compromissos de investimento corres­


       pondentes  são  de  130  bilhões  de  francos


 / atuais (ou  seja, 26 bilhões de dólares) para os

       cinco anos do  Plano,  que  serão  financiados


       por  autofinanciamento,  empréstimos  ou  ar­


       rendamento mercantil (Isto é, como no passa­


       do, sem recursos provenientes do orçamento

       geral do Estado). A figura 5 mostra sua evolu­


       ção. A  figura  6 apresenta a  importância dos

  i*
       investimentos  das  Telecomunicações  na


       economia francesa.
  r .


  f:
  I* Alguns resultados já permitem, hoje, avaliara

  hr    importância  das  realizações  desde  o  lança­


       mento deste plano:






  I —  a progressão anual da rede  terá passado

  [>»'
  L*    de 600.000 em 1974 para 1.560.000 em 1977 ou
  I     seja, um crescimento de  160% em 3 anos.





 KL


                                                                                                                                                                                                                      • r   • ww                                            •   t.
                                                                                                                                                                                                                                                            I .
  K  VfV'*  \£  x  ; ..v
  H  . \y  r  ^       •  V  > .                                                                                                      •  • 1
  I     «•  •             •  •
  K .
  S p a  r 4.f« . n   I    ;    »    .•    . \  INDICADOR GLOBAL DA QUALIDADE  DO SERVIÇO
           .   •     ¦     •.
  r    •            .  *   • I   >    * Lr'
                                                                                                                                                                                                                                                                                       IMPORTÂNCIA DAS  TRECOMDNJCAÇOES
                                                                                                                                                                                                                                                                                      NA ECONOMIA  FRANCESA



                                                                                                                                                                                                                                                                                      INVESTIMENTOS EM TELECOMUNICAÇÕES
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              «%  EM  W7*
  KV  rl\ •           • ••                                                                                                                                                                                                                                                                                 INVESTIMENTOS FRANCESES
      •  J»  u   <  .
  I*
                                                                                                                                                                                                                                                                                      (NOICE DE CRESCIMENTO                                                                714




























































                                      31/12/74
















        —  em  qualidade  de  serviço,  o  índice  global                                                                                 e em técnicas de planejamento. Veriflcou-se                                                                                      importante.  A  necessidade  de  acompanhar


        atingiu  70 a meio do ano.                                                                                                        uma  importante  melhoria  da  produtividade,                                                                                    de modo preciso e mensalmente a realização

                                                                                                                                          tanto  na Administração quanto  entre os  for­
        —  um  esforço  importante  de  produtividade                                                                                                                                                                                                                      dos  objetivos,  levou  à criação, em especial,


        tem sido realizado. No final de 1973, havia um                                                                                    necedores, em consequência de um aumento                                                                                         de  um  quadro  de controle, o qual constitui,

        técnico para 47 linhas principais.  No final de                                                                                  do montante dos Investimentos, do desenvol­                                                                                       graças  a  seu  uso  fácil  e  flexível,  um  instru­


        1977, haverá um técnico para 72 linhas princi­                                                                                   vimento de tecnologias modernas e de méto­                                                                                        mento essencial  para os dirigentes. As figu­
                                                                                                                                         dos eficazes de gestão. Os  preços dos equi­                                                                                      ras de 7 a 10 são exemplos dos 49 indicadores
        pais.
                                                                                                                                          pamentos  fornecidos  à  Administração                                                                                          acompanhados por esses dirigentes.


        4.2.  A  gestão de um tal crescim ento                                                                                           encontram-se  a  um  nível  muito  competitivo

                                                                                                                                         no plano internacional.  Isto resulta em parte


        Exige a existência de um sistema de planeja-                                                                                     do  controle  severo  dos  preços  dos  equipa­                                                                                  No plano financeiro, novas técnicas de finan­


        mento estratégico permitindo a adaptação da                                                                                      mentos tradicionais. No que diz respeito á co­                                                                                   ciamento tiveram de ser encontradas. As tari­


        empresa a seu meio ambiente e a escolha de                                                                                       mutação eletrônica espacial,  tomou-se a de­                                                                                     fas foram  mantidas a um nível relatlvamente


       obietivos  voluntaristas.  No  sistema  francês,                                                                                  cisão, há já dois anos, de abrir o mercado in­                                                                                   elevado, a fim de permitir um reinvestimento

        estes  objetivos  são  manifestados,  primeira­                                                                                  terno a uma competição lucrativa para o servi­                                                                                   ao nível desejado. Como a maioria das tarifas


        mente, em termos físicos (resultantes princi­                                                                                    ço  público.  Isto conduziu ao desenvolvimen­                                                                                    estão indicadas na taxa de base telefônica, o

        palmente  da  vontade  de  diminuir  a  demora                                                                                   to de dois pólos industriais  poderosos, fran­                                                                                   acompanhamento desta taxa de base no tem­


        média de ligação)  Partindo dos objetivos ma­                                                                                    ceses, colocados em situação de concorrên­                                                                                       po  é  um  bom  indicador da  evolução global


        nifestados em  número de linhas  principais e                                                                                    cia e em  boa posição  nos  mercados  interna­                                                                                   das  tarifas.  Tomando  o  período  1966-76,

        utilizando as normas técnicas e os obietivos                                                                                     cionais.                                                                                                                         verifica-se  que  a taxa de  base aumentou de


        de qualidade de serviço, é possivel determinar                                                                                                                                                                                                                    apenas  30%,  enquanto o  índice dos preços


        os equipamentos necessários e, assim, esta­                                                                                      No que se refere à Administração das Teleco­                                                                                     do varejo mais do que dobrou.

        belecer  os  programas  industriais.  Finalmen­                                                                                  municações em  si  própria, o esforço de pro­


         te, procede se a uma avaliação financeira.                                                                                      dutividade só  foi  possível  graças  a  uma  me­

                                                                                                                                         lhoria da organização e a um desenvolvimen­                                                                                      Isto se deve, por certo, a uma melhoria da pro­

         O  grande  crescimento  francês  permitiu-nos                                                                                   to  das  técnicas  de gestão,  adaptadas a  uma                                                                                  dutividade  global  das  Telecomunicações  e


        adquirir bons conhecimentos em engenharia                                                                                        situação de empresa num crescimento muito                                                                                        constituí um fenômeno anti-inflacionário.
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57