Page 42 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
P. 42
SCI - treinamento avançado
em computação e informática
dados, promovendo vários seminários volta 2c. Definição dos Resultados Desejados
A computação e a informática são ciências 2d. O Plano de Projeto — Preparação e Utili
desenvolvidas aqui no Brasil a partir desta dos, príncipalmente, à atualização de co zação
década, sendo a Pontifícia Universidade Ca nhecimentos relativamente às novas téc
tólica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, entidade nicas, opção esta tomada devido à maior ne 3. Ferramenta» de Planejamento
pioneira na organização e divulgação de ati cessidade de melhores oportunidades de 3a R0Ò0S
vidades voltadas a ministrar cursos dessa atuação. 3b. Métodos de Caminho Crítico e Variações
natureza, formando, assim, um núcleo de 3c. Exemplos de Planejamento CPM
profissionais com objetivo de suprir, em al Com 90 funcionários distribuídos em suas
to nível, o nascente mercado da computa sedes nos estados de São Paulo, Rio de Ja 4. Especiflcçaõe» de Requisito» do Produto
neiro, Bahia e no Distrito Federal, vem de
ção no Brasil. Final
senvolvendo continuadamente atividades
baseadas em amplos esforços próprios de 4a. Iteração e Realímentação no Estabeleci
Devido a ampliação dessas atividades e do mento de Requisitos
crescente interesse relativo ao setor, algu pesquisas de mercados, observando, princi 4b. Estudos de casos — Discussão de Defi
mas organizações foram criadas no sentido palmente, aspectos como: experiência do ciências
mercado atual, demanda, atuação de con
de atender tal demanda.
corrência e oportunidade de atuação.
5. Aceitação do Produto
Dentre elas, a SCI - Sistemas de Computa 5a. Demonstração do Atendimento com os
ção e Informática vem desenvolvendo, des As principais áreas de atuação da empresa Requisitos
de 1973, uma experiência nova no Brasil em são voltadas à Consultoria, Representação 5b. Definição de condições de Teste
Treinamento na área de processamento de de Pacotes e Treinamento 5c. Planos e Procedimentos de Testes
6. Estimativa» e Previsões
6a. Estimativas de Custo
6b. Estimativa de Mão-de-Obra
6c. Estimativa de Tempos
7. Organização de Trabalho
7a A "Estrutura de Particlonamento do Tra
balho” (Work Breakdown Structure — WBS)
7b. Relações entre a Rede e a WBS
7c. Realímentação e Controle
7d Exercício (a ser completado pelos parti
cipantes a noite)
8. Discussão do Exercido
9. O Processo da Revisão
7a, As redes de Planejamento como Base de
Revisão
9b A WBS e o WP como Base de Revisão
9c. Ações Corretivas
10. Uso eficaz do tempo de Gerência
10a. Uso eficaz versus uso eficiente do tempo
10b. Organização de tempo
Aspecto geral do auditório presente ao Curso promovido pela SCI. 10c Consumidores de tempo
1HH I I aílna-r ria c n a Q orrfttárla
Especificamente na área de Treinamento, rio apresentaao pelo prof. Bertram N. Abram
através de sua visão ICI - Instituto de Com son sobre "Técnicas Avançadas de Gerên O ICI relaciona o êxito de seus cursos, além
putação e Informática, o SCI promove, ten cia de Projetos de Sistemas de Informa da administração do treinamento, acompa
do como fontes internas (SCI), nacionais e ções”. A partir desse curso, por solicitação nhamento técnico e a perfeita checagem
estrangeiras, as seguintes atividades: da EMBRATEL, foi elaborado um curso, das providências e etapas de seu planeja
misto de consultoria/curso fechado, sobre a mento, às informações obtidas através do
• Seminários gerenciais para usuários; aplicação das mesmas técnicas aplicadas ao "feed-back” recebido pelos participantes.
• Cursos de produtos representados pelo ICI; desenvolvimento de projetos de telecomu
• Seminários técnicos e gerenciais para nicações. Este curso teve como plano bá Como base promocional para suas realiza
analistas e gerentes de CPD. sico os seguintes tópicos: ções, a empresa vale-se de mala-direta pró
pria, com mais de 8.000 nomes na área, ela
Já desenvolveu mais de 50 seminários aber borando e divulgando, com bastante ante
tos e "in-house”, perfazendo um total de cedência, sua programação anual, enviada
2.000 participantes, atendendo a mais de 1. Apresentação aos gerentes de CPD e Treinamento, refor
200 clientes das áreas governamental-esta 1a. Definição do Escopo do Projeto çando a divulgação com folhetos detalhan
dual e federal, empresas de economia mista 1 b. Organização da Equipe de Projeto do cada curso um mês antes.
e privada, universidades, etc, tendo em 1c. Envolvimento do Usuário
média 60 participantes por curso. A empre A preparação de cada atividade envolve ope
sa também Já produziu curso especialmen 2 .0 Processo de Planejamento rações tais como: pré-avallação e acompa
te solicitado pela EMBRATEL, a partir da 2a. O Planejamento como base de Tomada nhamento; pesquisa "in-loco” de fontes de
presença de funcionários, em nivel de dire de Decisão futuros cursos, baseadas em viagens, con
toria, do prupo TELEBRÁS, em um semlná- 2b. Gerência por Objetivos sultas por carta, indicações de outros pro-