Page 42 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
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SCI - treinamento avançado









                                                                                                                                   em computação e informática






















                                                                                                                                     dados, promovendo vários seminários volta­                                                                                2c. Definição dos Resultados Desejados
           A computação e a informática são ciências                                                                                                                                                                                                           2d. O Plano de Projeto —  Preparação e Utili­


           desenvolvidas  aqui  no  Brasil  a  partir desta                                                                          dos,  príncipalmente,  à  atualização  de  co­                                                                            zação

           década, sendo a Pontifícia Universidade Ca­                                                                               nhecimentos  relativamente  às  novas  téc­


           tólica do  Rio de Janeiro -  PUC-RJ,  entidade                                                                            nicas, opção esta tomada devido à maior ne­                                                                                3. Ferramenta» de Planejamento

           pioneira na organização e divulgação de ati­                                                                               cessidade  de  melhores  oportunidades  de                                                                                3a  R0Ò0S


           vidades  voltadas  a  ministrar  cursos  dessa                                                                             atuação.                                                                                                                  3b. Métodos de Caminho Crítico e Variações


            natureza,  formando,  assim,  um  núcleo  de                                                                                                                                                                                                        3c. Exemplos de Planejamento CPM

            profissionais com objetivo de suprir, em al­                                                                              Com  90  funcionários  distribuídos  em  suas


            to  nível,  o  nascente  mercado  da  computa­                                                                            sedes nos estados de São Paulo, Rio de Ja­                                                                                4. Especiflcçaõe» de Requisito» do Produto
                                                                                                                                       neiro,  Bahia e  no  Distrito  Federal,  vem  de­
            ção no Brasil.                                                                                                                                                                                                                                       Final
                                                                                                                                       senvolvendo  continuadamente  atividades


                                                                                                                                       baseadas  em  amplos  esforços  próprios  de                                                                             4a. Iteração e Realímentação no Estabeleci­
            Devido a ampliação dessas atividades e do                                                                                                                                                                                                            mento de Requisitos

            crescente  interesse  relativo  ao  setor,  algu­                                                                          pesquisas de mercados, observando, princi­                                                                                4b. Estudos de casos —  Discussão de Defi­


             mas organizações foram criadas no sentido                                                                                  palmente,  aspectos  como:  experiência  do                                                                              ciências
                                                                                                                                        mercado  atual,  demanda,  atuação  de  con­
             de atender tal demanda.
                                                                                                                                        corrência e oportunidade de atuação.
                                                                                                                                                                                                                                                                 5. Aceitação do Produto

             Dentre  elas,  a SCI  -  Sistemas  de  Computa­                                                                                                                                                                                                     5a. Demonstração do Atendimento com os

             ção e  Informática vem desenvolvendo, des­                                                                                 As  principais áreas de atuação da empresa                                                                               Requisitos


             de 1973, uma experiência nova no Brasil em                                                                                 são  voltadas  à Consultoria,  Representação                                                                             5b. Definição de condições de Teste

             Treinamento  na área  de  processamento  de                                                                                de Pacotes e Treinamento                                                                                                 5c. Planos e Procedimentos de Testes






                                                                                                                                                                                                                                                                 6. Estimativa» e Previsões


                                                                                                                                                                                                                                                                 6a. Estimativas de Custo


                                                                                                                                                                                                                                                                 6b. Estimativa de Mão-de-Obra

                                                                                                                                                                                                                                                                 6c. Estimativa de Tempos






                                                                                                                                                                                                                                                                  7. Organização de Trabalho

                                                                                                                                                                                                                                                                  7a  A "Estrutura de Particlonamento do Tra­

                                                                                                                                                                                                                                                                  balho” (Work Breakdown Structure —  WBS)


                                                                                                                                                                                                                                                                  7b. Relações entre a Rede e a WBS


                                                                                                                                                                                                                                                                  7c. Realímentação e Controle

                                                                                                                                                                                                                                                                  7d  Exercício (a ser completado pelos parti­


                                                                                                                                                                                                                                                                  cipantes  a noite)





                                                                                                                                                                                                                                                                  8. Discussão do Exercido





                                                                                                                                                                                                                                                                  9. O Processo da Revisão


                                                                                                                                                                                                                                                                  7a, As redes de Planejamento como Base de


                                                                                                                                                                                                                                                                  Revisão

                                                                                                                                                                                                                                                                  9b  A WBS e o WP como Base de Revisão

                                                                                                                                                                                                                                                                  9c. Ações Corretivas






                                                                                                                                                                                                                                                                  10. Uso eficaz do tempo de Gerência

                                                                                                                                                                                                                                                                  10a. Uso eficaz versus uso eficiente do tempo


                                                                                                                                                                                                                                                                  10b. Organização de tempo

               Aspecto geral do auditório presente ao Curso promovido pela SCI.                                                                                                                                                                                   10c  Consumidores de tempo


                                                                                                                                                                                                                                                                  1HH  I I              aílna-r         ria  c n a   Q orrfttárla



               Especificamente  na  área  de  Treinamento,                                                                                rio apresentaao pelo prof.  Bertram N. Abram­

              através de sua visão  ICI  - Instituto de Com­                                                                             son  sobre  "Técnicas  Avançadas  de  Gerên­                                                                            O ICI relaciona o êxito de seus cursos, além


               putação e  Informática,  o SCI  promove,  ten­                                                                            cia  de  Projetos  de  Sistemas  de  Informa­                                                                           da administração  do  treinamento,  acompa­


              do  como  fontes  internas  (SCI),  nacionais  e                                                                           ções”. A partir desse curso, por solicitação                                                                            nhamento  técnico  e  a  perfeita  checagem

              estrangeiras, as seguintes atividades:                                                                                     da  EMBRATEL,  foi  elaborado  um  curso,                                                                               das  providências  e  etapas  de  seu  planeja­

                                                                                                                                         misto de consultoria/curso fechado, sobre a                                                                             mento,  às  informações  obtidas  através  do


              • Seminários gerenciais para usuários;                                                                                     aplicação  das mesmas técnicas aplicadas ao                                                                             "feed-back” recebido pelos participantes.


              • Cursos de produtos representados pelo ICI;                                                                               desenvolvimento  de  projetos  de  telecomu­

              •  Seminários  técnicos  e  gerenciais  para                                                                              nicações.  Este  curso  teve  como  plano  bá­                                                                           Como  base  promocional  para  suas  realiza­


              analistas e gerentes de CPD.                                                                                              sico os seguintes tópicos:                                                                                               ções, a empresa vale-se de mala-direta pró­

                                                                                                                                                                                                                                                                 pria, com mais de 8.000 nomes na área, ela­


             Já desenvolveu mais de 50 seminários aber­                                                                                                                                                                                                          borando  e  divulgando,  com  bastante ante­


              tos  e  "in-house”,  perfazendo  um  total  de                                                                                                                                                                                                    cedência,  sua  programação anual,  enviada

             2.000  participantes,  atendendo  a  mais  de                                                                              1. Apresentação                                                                                                         aos gerentes  de CPD e Treinamento, refor­


             200 clientes das áreas  governamental-esta­                                                                                1a. Definição do Escopo do Projeto                                                                                      çando a divulgação com folhetos detalhan­

             dual e federal, empresas de economia mista                                                                                 1 b. Organização da Equipe de Projeto                                                                                   do cada curso um mês antes.


            e  privada,  universidades,  etc,  tendo  em                                                                                1c. Envolvimento do Usuário


             média 60 participantes  por curso. A  empre­                                                                                                                                                                                                       A preparação de cada atividade envolve ope­

             sa  também Já  produziu  curso especialmen­                                                                               2 .0  Processo de Planejamento                                                                                           rações  tais  como:  pré-avallação  e acompa­


            te  solicitado  pela  EMBRATEL,  a  partir  da                                                                             2a. O  Planejamento  como  base  de Tomada                                                                               nhamento;  pesquisa "in-loco” de fontes de


            presença de funcionários,  em  nivel de dire­                                                                              de Decisão                                                                                                               futuros  cursos,  baseadas em viagens, con­

            toria,  do prupo TELEBRÁS,  em  um semlná-                                                                                2b. Gerência por Objetivos                                                                                                sultas  por carta,  indicações  de outros pro-
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