Page 7 - Telebrasil - Maio/Junho 1976
P. 7
S i s t e m a d e p o s i ç ã o
d e s e r v i ç o d e t r á f e g o - T S P S
JAIME CIMERMAN
da Universidade Mackenzic. Fez cursor»
Formado em Engenharia Eletrônica pela do Engenharia Econômica, na Universi
Escola de Engenharia da Universidade dade de Michigan e NetWork Manage
Mackenzic. em 1967. Foi professor titular ment, na Bell Telephonc U.S.A. — Atual
da Cadeira de Projetos 6 Desenvolvimen mente cxorco as funções de Gorente de
tos em Eletrônica, na Escola Técnica Marketing — GTE.
Introdução
DISTRIBUIÇÃO PRE- TSPS
0 Sistema de Posição de Serviço
de Tráfego — TSPS — é o que
C f l l N O • H f A U A H A N O
existe de mais recente na família 91
C 0 V U Î A Ç A O
das comunicações telefônicas no PAMA O CATKniPN
que diz respeito à funcionalidade
das centrais. A sua principal fun
ção é mecanizar ou automatizar
uma grande percentagem das ta
refas de rotina que são previa
mente efetuadas, manualmente,
pela telefonista. Ele permite que
uma grande concentração de cir
cuitos interurbanos sejam feitos
mais efetivamente em uma locali
dade, permitindo que a telefonista,
que utiliza este Sistema, esteja
localizada à alguns quilômetros
fora da área central, em um local
conveniente para o seu trabalho,
sem que esta distância afete os
circuitos interurbanos. 1. Marcar todos os detalhes da as chamadas originadas de hotéis
chamada interurbana nos bilhetes. e todas as chamadas de empre
Antes do TSPS as chamadas in sas comerciais.
2. Determinar as taxas.
terurbanas eram dirigidas de uma
central telefônica local, conectada 3. Estabelecer ligações a circui Com o avanço da tecnologia e a
através dos troncos de interurba tos apropriados estendendo a ca automatização dos sistemas, foi
nos aos grandes centros de inte da chamada. implantado o DDD, quando o as
rurbanos, conforme mostra a Fi sinante passou a efetuar suas
4. Discar todos os dígitos neces
gura 1. próprias chamadas, sem a inter
sários, a fim de completar cada venção da telefonista.
chamada.
Os centros de interurbanos até re
centemente, consistiam de mesas 5. Monitorar e assistir, quando Entretanto, mesmo com o pro
manuais de cordões e pegas. Em necessário, chamadas pessoa a gresso verificado, as chamadas
cada um desses centros, operan pessoa, chamadas a cobrar, etc. originadas de hotéis, pessoa a
do as diversas mesas, trabalha pessoa, chamadas a cobrar, cha
6. Marcar o tempo de cada cha
vam muitas telefonistas. madas a cobrar por cartões de
mada.
crédito, chamadas de moedeiros,
Nesses centros interurbanos as 7. Calcular e relatar a cobrança chamada com bilhetagem espe
telefonistas tinham as seguintes de chamadas que exigiam contro cial, EDDD, continuavam sendo
funções precípuas e importantes: le de tempo e cobrança, incluindo feitas por intermédio da telefonis-