Page 7 - Telebrasil - Maio/Junho 1976
P. 7

S i s t e m a   d e   p o s i ç ã o














                                                                                                                                    d e   s e r v i ç o   d e   t r á f e g o   -   T S P S




























                                                                                                                                     JAIME  CIMERMAN




                                                                                                                                                                                                                                                                 da  Universidade  Mackenzic.  Fez  cursor»



                                                                                                                                      Formado  em  Engenharia  Eletrônica  pela                                                                                  do  Engenharia  Econômica,  na  Universi­

                                                                                                                                      Escola  de  Engenharia  da  Universidade                                                                                   dade  de  Michigan  e  NetWork  Manage­


                                                                                                                                      Mackenzic.  em  1967.  Foi  professor  titular                                                                             ment,  na  Bell  Telephonc  U.S.A.  —   Atual­


                                                                                                                                     da  Cadeira  de  Projetos  6  Desenvolvimen­                                                                                mente  cxorco  as  funções  de  Gorente  de


                                                                                                                                     tos  em  Eletrônica,  na  Escola  Técnica                                                                                   Marketing  —  GTE.














        Introdução



                                                                                                                                                                                                                  DISTRIBUIÇÃO  PRE- TSPS


        0  Sistema  de  Posição  de  Serviço



        de  Tráfego  —  TSPS  —  é  o  que

                                                                                                                                                                                                                                      C f l l N O   • H f A U A H A N O
        existe  de  mais  recente  na  família                                                                                                                                                                                                         91


                                                                                                                                                                                                                                                C  0  V  U  Î A Ç    A O
        das  comunicações  telefônicas  no                                                                                                                                                                                                                                                                                   PAMA O CATKniPN



        que  diz  respeito  à  funcionalidade



        das  centrais.  A  sua  principal  fun­



        ção  é  mecanizar  ou  automatizar



        uma  grande  percentagem  das  ta­


        refas  de  rotina  que  são  previa­



        mente  efetuadas,                                                   manualmente,



        pela  telefonista.  Ele  permite  que



        uma  grande  concentração  de  cir­



        cuitos  interurbanos  sejam  feitos


        mais  efetivamente  em  uma  locali­



        dade,  permitindo  que  a  telefonista,



        que  utiliza  este  Sistema,  esteja



        localizada  à  alguns  quilômetros



        fora  da  área  central,  em  um  local



        conveniente  para  o  seu  trabalho,


        sem  que  esta  distância  afete  os



        circuitos  interurbanos.                                                                                                    1.  Marcar  todos  os  detalhes  da                                                                                        as  chamadas  originadas  de  hotéis



                                                                                                                                    chamada  interurbana  nos  bilhetes.                                                                                       e  todas  as  chamadas  de  empre­



        Antes  do  TSPS  as  chamadas  in­                                                                                                                                                                                                                     sas  comerciais.
                                                                                                                                   2.  Determinar  as  taxas.

       terurbanas  eram  dirigidas  de  uma



        central  telefônica  local,  conectada                                                                                      3.  Estabelecer  ligações  a  circui­                                                                                      Com  o  avanço  da  tecnologia  e  a



       através  dos  troncos  de  interurba­                                                                                        tos  apropriados  estendendo  a  ca­                                                                                       automatização  dos  sistemas,  foi



        nos  aos  grandes  centros  de  inte­                                                                                       da  chamada.                                                                                                               implantado  o  DDD,  quando  o  as­


        rurbanos,  conforme  mostra  a  Fi­                                                                                                                                                                                                                    sinante  passou  a  efetuar  suas

                                                                                                                                    4.  Discar  todos  os  dígitos  neces­
       gura  1.                                                                                                                                                                                                                                                 próprias  chamadas,  sem  a  inter­

                                                                                                                                    sários,  a  fim  de  completar  cada                                                                                        venção  da  telefonista.



                                                                                                                                    chamada.
        Os  centros  de  interurbanos  até  re­



       centemente,  consistiam  de  mesas                                                                                          5.  Monitorar  e  assistir,  quando                                                                                          Entretanto,  mesmo  com  o  pro­


        manuais  de  cordões  e  pegas.  Em                                                                                         necessário,  chamadas  pessoa  a                                                                                            gresso  verificado,  as  chamadas



        cada  um  desses  centros,  operan­                                                                                        pessoa,  chamadas  a  cobrar,  etc.                                                                                          originadas  de  hotéis,  pessoa  a



       do  as  diversas  mesas,  trabalha­                                                                                                                                                                                                                      pessoa,  chamadas  a  cobrar,  cha­

                                                                                                                                    6.  Marcar  o  tempo  de  cada  cha­
        vam  muitas  telefonistas.                                                                                                                                                                                                                              madas  a  cobrar  por  cartões  de

                                                                                                                                    mada.
                                                                                                                                                                                                                                                                crédito,  chamadas  de  moedeiros,


        Nesses  centros  interurbanos  as                                                                                          7.  Calcular  e  relatar  a  cobrança                                                                                        chamada  com  bilhetagem  espe­



        telefonistas  tinham  as  seguintes                                                                                        de  chamadas  que  exigiam  contro­                                                                                          cial,  EDDD,  continuavam  sendo



        funções  precípuas  e  importantes:                                                                                         le  de  tempo  e  cobrança,  incluindo                                                                                     feitas  por  intermédio  da  telefonis-
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12