Page 6 - Telebrasil - Maio/Junho 1976
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- TELECOMUNICAÇÕES lítica a ser seguida na execução empresa que de mista passaria a
dos serviços de comunicações, ter apenas o nome, como tantas
desses recursos e de esforços pa cuidando corrigir as improprieda outras.
ra instalação e operação de cir des existentes na atual legislação,
cuitos paralelos que não consti responsável que é pelo atraso do Somos de opinião que os “siste
tuem, sequer, vias de alternativas país nesse importante setor. Deve mas portadores comuns” de co
uns para os outros. Não se cuidou ainda ser criado o Conselho Fe municações interurbanas e inter
da padronização do equipamento deral de Telecomunicações (CFT), nacional, poderiam ser explorados
nem de se fazer um meticuloso órgão de instância superior cons por empresas de economia mista
estudo prévio das possibilidades tituído dos representantes da com parte do capital em ações
de sua produção no país. Falta Administração, das classes produ ordinárias e parte em ações pre
inconteste de um órgão de cúpula toras e dos consumidores. A esse ferenciais. Estas deveriam assegu
capaz de coordenar, orientar e rar um dividendo tentador para
fiscalizar a execução desse setor Conselho cumpriria: atrair acionistas. As ações ordiná
de tão grande importância e re rias poderiam, por exemplo, ser
flexos na vida nacional. — regular e fiscalizar a fiel exe
cução da política traçada pelo divididas entre o governo, os con
Legislativo; sumidores e as empresas nacio
A Administração do país, não ape nais de telecomunicações, de for
nas a civil mas também a militar, — traçar princípios, normas e pla ma tal que o consumidor, que é o
tem obrigação de cuidar que o nos que orientem a execução maior interessado, pudesse cons
custo de vida seja condicionado dos serviços de forma a torná- tituir o fiel da balança. A sugestão,
às possibilidades dos salários pa los eficientes, seguros e eco apresentada em linhas muito ge
nômicos, capazes, portanto, de
ra não ferir o bem-estar do povo, rais, comporta muitos ângulos que
alicerce que é da segurança do atender aos superiores interes precisariam ser convenientemente
ses do país;
país. Esse cuidado, pelo menos — estimular a indústria nacional estudados e regulados. As per
em telecomunicações não existe, centagens de quotas entre grupos
de vez que no esquema geral, tu e a formação de técnicos. acionistas e a forma de facultar
do tem sido feito sem objetivar
eficiência e economia, simultanea Na execução dos serviços telegrá ao consumidor se fazer represen
mente. ficos e telefônicos precisamos não tar nas assembléias da Empresa,
esquecer que esses serviços por seriam, entre outros, delicados
condições que lhes são peculia problemas a resolver.
As impropriedades observadas no
meio civil têm reflexos no setor res tendem para o monopólio. Os
militar, pois não proporcionam às monopólios de execução estatal Os serviços municipais poderiam
Forças Armadas serviço comple que, em outros países de mentali ser executados por empresas pri
mentar adequado, nem equipa dade distinta da nossa apresenta vadas nacionais ou mistas. O trá
mento nacional capaz de substi ram resultados satisfatórios, no fego mútuo proporcionado pelas
tuir o material importado. Esse Brasil têm dado resultados abso empresas executoras dos sistemas
problema é ainda agravado pelo lutamente diversos dos desejados, portadores comuns, facultaria a
fato de cada Força Armada pro como ventilado anteriormente. integração dos vários serviços na
curar atender suas necessidades constituição do Sistema Nacional
sem cuidar das necessidades das Em contraposição ao monopólio de Telecomunicações.
estatal teremos o monopólio pri
outras Forças. Com isso se sacri vado. Este tem contra si tantos in O assunto é amplo e complexo, e
ficam economia, eficiência e a pró convenientes e tão acirrados opo seu estudo completo, cremos, de
pria segurança das comunicações sitores que cremos ser desavisado veria ser confiado ao Conselho
militares que, pela diluição das considerá-lo como uma das pos
verbas e na dispersão de meios síveis soluções. Federal de Telecomunicações.
se apoiam, grandemente, nos pre As idéias expostas têm mais o
cários recursos proporcionados Se o “ entreguismo” é capaz de propósito de abrir debate sobre a
pela telegrafia em ondas curtas.
matar o país, por “ hemorragia ex questão que a veleidade de apre
terna” , é preciso não esquecer sentar solução ao problema. O de
Como podemos ver, a legislação que o . “ nacionalismo estatista” bate ampliará os horizontes e po
vigente, que data de 1932, não não o deixará com vida, por “ he derá ter alguma probabilidade de
conduziu o problema das comuni morragia interna” . despertar a atenção dos homens
cações por caminho acertado no do Governo para esse importante
que tange à segurança nacional.
Sugerimos, por isso, o meio ter problema, por eles tão descurado.
mo. A solução mista, se nos afi O mesmo espírito otimista que nos
III — Medidas sugeridas faz acreditar em dias melhores pa
% gura o mais recomendável. Não
dentro do atual critério de “ misto” ra nossa gente, nos leva a crer
Cremos que o Legislativo deve com 51% nas mãos do governo. não estarmos pregando no deser
rever as leis que regulam o assun Isto seria uma “ estatização” da to.
to dando ao país o Código Brasi
leiro de Telecomunicações, atuali Uma das formas de medir o desenvolvimento de um setor é confrontar, em duas épocas
zado e dinâmico, que defina a po distantes, os conceitos emitidos relativamente a esse setor. 4