Page 5 - Telebrasil - Maio/Junho 1976
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ros. Estas predominam acentuada- pectos, apenas, nossos comentá gráficos, e o serviço público inte
mente sobre as primeiras. A linha rios. rior nos demais casos é, compro-
política, também neste caso, ó a vadamente, insatisfatório. A esse
liberal-nacionalista. Tomemos inicialmente o serviço respeito cremos ser oportuno
telefônico. Esse serviço, contra transcrever o que disse um dos
Como se pode ver, não há políti riamente ao que seria desejável, mais destacados Diretores do Te
ca definida orientando a execução não vem atendendo à demanda, légrafo Nacional.
dos serviços de telecomunicações. quer em número ou em recursos
técnicos. As razões são várias “ ...estes comentários que foram
Pelas razões apresentadas, não mas o foco originário decorre da feitos em meses do ano em que
nos parece lícita a afirmação de impropriedade de nossa legisla transcorria melancolicamente o
que a “política nacional de teleco ção, que atribui aos legislativos centenário do telégrafo nacional
municações é a do monopólio de municipais a apreciação dos con brasileiro, e quando, justamente o
execução estatal” , mesmo porque, tratos. O legislador e os próprios estado dos serviços de correios
a Constituição Brasileira (1946), administradores não conhecem, e telégrafos transformava-se em
não estabelece esse monopólio, normalmente, o problema em seu verdadeira calamidade pública” .
como se pode ver do texto cons todo e, por isso, se inclinam, acen-
titucional seguinte: tuadamente, pe!o aspecto político Esse é o estado dos serviços exis
que o caso encerra. A falta de um tentes.
“Art. 5.° — Compete à União: órgão federal de cúpula, para pla
nejamento de âmbito nacional e O país não dispõe, ainda, dos ser
XII — explorar, diretamente ou estabelecimento das linhas doutri viços públicos de “ telex” , de “fac-
mediante autorização ou conces nárias a serem cumpridas na exe símile” ou de “ televisão em cir
são os serviços de telégrafo, de cução do serviço, se faz sentir cuito fechado” , urbanos e interur
radiocomunicação, de radiodifu acentuadamente. banos.
são, de telefones interestaduais e
internacionais, de navegação aé O desacerto dessa política está A insuficiência do serviço público
rea e de vias férreas que liguem patenteada na descontinuidade interior gerou o serviço interior
os portos marítimos a fronteiras das redes e na ineficiência da limitado (serviço privado) e este a
nacionais ou transponham as fron maioria dos nossos serviços te babel. O spectrum elétrico mag
teiras de um Estado” . lefônicos, como dito anteriormen nético, ficou praticamente satura
te. Essa desarticulação e inefi do. Já é difícil encontrar freqüên-
II — A segurança nacional ciência acarretam, não apenas cias para serviços os mais impor
desconforto, mas contribui com tantes. A fiscalização desse ser
Vejamos agora o reflexo da legis sua parcela para a elevação do viço é, por sua dispersão e multi
lação vigente sobre a segurança custo de vida, pelas dificuldades plicidade, praticamente, um mito.
nacional. Antes, porém, vamos es administrativas que impõe a todos As estações não licenciadas, em
clarecer o que entendemos por os setores de atividades. Política funcionamento, se contam às cen-
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segurança nacional. Não forma contrária, como se vê, ao interes tenas. A utilização das estações,
mos entre aqueles que restringem se da segurança do país. ou emprego militar dos circuitos,
ao emprego das forças armadas o é mais um problema a ser resol
conceito de segurança nacional. Vejamos agora o serviço telegrá vido em situação de emergência,
Cremos que o moral da popula fico. Podemos afirmar que o inte que um recurso suplementar. Es
ção, o respeito do povo por seus resse nacional requer que o ser ses são alguns dos aspeqtos do
dirigentes e destes ao povo são viço seja de alta qualidade e a serviço interior limitado; serviço
fatores da segurança nacional. O preço justo, e que atenda não ape necessário dentro do quadro pre
conhecimento e o emprego orde nas os pontos de maior índice sente, mas verdadeira aberração
nado, eficiente e econômico da econômico, como todo o país. .A no sentido da boa técnica e da
boa técnica é também parte inte- estruturação dos circuitos em re economia. Por todos os seus in
grande da segurança do país; não des e destes na Rede Nacional de convenientes, podemos classificá-
apenas por contribuir para o bem- Telecomunicações, o emprego de lo como contrário aos superiores
estar do povo, mas também pelo técnicas modernas e a padroniza ditames do interesse nacional.
apoio material que proporciona ção dos equipamentos são impe
às Forças Armadas. rativos de natureza econômica, A iniciativa privada ou estatal tem
administrativa e militar. A padro procurado acompanhar, em tele
Feitos esses comentários, volta nização, além de facilitar os ser comunicações, o surto de progres
mos a análise a que nos propuse viços de manutenção e de supri so de outros setores. Os esforços
mos. Vejamos então, primeiramen mento, estimula a produção de não são, porém, coordenados. Sis
te, o reflexo da política vigente equipamentos no país, por torná- temas, portadores de microondas
sobre a economia do país, parte la economicamente realizável. Es começam a unir os grandes cen
integrante que é, da segurança sas condições consideradas im tros, mas em vez de gruparem os
nacional. O assunto é complexo prescindíveis não existem, pois, recursos e unificarem os meios
e sua discussão seria longa. Li um elevado número de localida em sistemas portadores comuns,
mitaremos, portanto, a alguns as des não dispõe de serviços tele o que temos é um esbanjamento