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MILAGRE EM SOM SINCRONIZAÇÃO PRECISA
O sistema tomou-se ainda mais complexo
Com notável clareza, as palavras alcan depois que os astronautos pisaram fora d o
çaram a terra de uma distância de 1/4 de Módulo, na lua. Não mais preso à cabine,
um milhão dè milhas no espaço. “Houston” Arrrstrong carregava em sua mochila uma
— a voz distante anunciou, — “Base Tran. unidade de 6 libras e meia de pêso, que
quilidade aqui. A Aguia pousou’’. Apesar de consistia em 2 transmissores e 3 receptores
um pouco esquecidos no drama do pouso O aparelho portátil enviava sua voz de volta
lunar, os intrincados sistemas eletrônicos ao Módulo Lunar, o qual, então, a retrans
que trouxeram a voz de Neil Armonstrcng da mitia para o mundo. Assim que Edwin Al-
lua, foram quase tão importantes quanto o drin emergiu 'a cabine, êle captou a voz de
triunfo de engenharia, com o foguete que o Armstrong diretamente por meio de um re
levou até lá. ceptor na sua mochila. A voz de Aldrin,
por sua vez, foi retransmitida para Arms-
O longo elo eletrônico com a terra come treng por um pequeno transmisser FM; era
çou com peq“enos microfones carregados portanto o equipamento da mochila de
dentro des capacetes espaciais dos astronau Armstrong, que convertia a voz d° Ald-in
tas. Suas vozes foram transmitidas através rte volta para uma frequência Standard AM,
des microfones para dentro de uma pequena ermbinava-a com o seu próprio sinal e re.
caixa de 3 pés.quadrados, colocada direta transmitia-a para o Módulo Lunar, q"e a
mente atrás dêles, no módulo lunar. Ape convertia de volta para a terra. O intrin
sar de sua decepcionante e simples aparên cado sistema AM FM lieando os 2 astro
cia, a embalagem de 100 libres era o cora nautas foi elaborado para economizar o
ção do sistema de comunicação do Módulo pêso de um receptor extra no Módulo Lu
L” nar. Ccnhecdo como um prccssa''or de nar.
sinais, êle rrc~bia as vozes dos astronautas, A mácica eletrônica foi mais impressionan
tanto q"anto 900 outros sinais — a escala te, ainda, po- que o mesmo carregador que
telemétrica das batidas do coração, por transmitiu sinal de vozes para a terra foi
exemplo, a leitura de pressão na cabine, a elaborado para manejar, também, a TV
escala dos computador-s — e es imp-mha. Apesar das vozes irem para Golsdtone, os
em um único “carregador-’ de freq” êv'cia de tremeos da NASA acharam que outra ante-
2.282.5 megahertz. Um amplificadr-r au na.prato de 210 pés em Parkes, A strália,
mentava o poder do sinal de m°io watt para forneceu a melhor recepção para o sinal de
20 watts, a fôrça de um pequeno rádic TV. De Parkes. o sinal foi transmitido por
trammisscr caseiro. A antena-paraboloide terra para Sidney, rapidamente retransmi
de 26 polegadas, instalada no tôpo do ML, tido para a estação terrestre de Moree, 200
emitia, então, o sinal para a terra. milhas para o norte, emitido para o satélite
Infelsat, a 22.300 milhas acima do Oceano
Viajando na velocidade da luz, o sinal era Pacifico, retransmitido para Jamesburg, Ca
captado 1 minuto e 3 segundos mais tarde lifórnia, passado por sinais terrestres de
P ’lo enorme rádio-telescópio colocado em microondas e cabos, tendo um eixo comum
Goldstone. Califórnia, provido de uma an para Houston e, finalmente, transmitido
tena em forma de prato de 210 pés de d'â- para Nova Iorque, para a retransmiscão des
metro. Em seguida, o sinal era trans- tinada aos aparelhos de televisão individuais.
mi‘ ido para o Centro Godard de Vôos
Espaciais, perto de Washington, D.C., Apesar dos sistemas separados e das in
onde a mensagem era desmembrada em s -as críveis rotas de circuito, ambos, som e ima
partes jndtvid a’s e enviadas para a Missão gem, chegaram em sincronização perfeita a
de Controle em Houston. As vozes dos as milhões de casas no mundo inteiro.
tronautas seguiram, então, por vias com ns O próximo “show’.’ lunar deverá ser ainda
de linhas telefônicas para as estações de mais espetac jar! A câmera de $400.000 dei
rádio e TV em Neva Iorque, para refrans- xada por Armstrong e Aldrin na superfície
da lua, podia transmitir apenas em branco
mirsão através dos Estados Unidos para todo
o m-indo. Na mais longa rota circular da e preto. Nos próximos meses, a NASA espera
ter pronta uma câmera colorida, capaz de
história do rádio, Goldstone também trans suportar os extremos da temperatura lunar
mitiu as vozes de volta ao espaço, onde elas
foram captadas por Mike Collins na nave para o vôo da Apoio 12, em novembro.
de comando, umas 70 milhas acima da sua
origem, na superfície lunar. A razão para a MISSÃO DE CONTRÔLE: FIDO, GUIDO K
viagem circular de quase meio milhão de RETRO
milhas: Collins estava em linha de rádio
direta com o Módulo por apenas 15 minutos “Eu sou como um condutor de orquestra” ,
durante cada 2 horas da órbita da lua. diz Christopher Columbus Kraft, diretor das