Page 25 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1977
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f u n d a m e n t a l
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JAIM E C1MERMAN
Form ado em Engenharia Eletrônica pela dos Cam pos. Fez estágios de especializa
Escola do Engenharia da Universidade çílo no Japão e Canadá. Foz cursos de En
M acken zie, em 1967. Foi professor titular genharia Econôm ica, na Univorsidade de
da C adeira de Projetos e D esenvolvim en M ichigan e N etw o rk M an ag em en t, na
tos em Eletrônica, na Escola Técnica da Bell Telephone U.S.A. A tualm ente exerce
U niversidade M ackenzie. Foi professor ti as funções do G erente de M arketin g na
tular do Fisica Aplicada da F. A.U ., Faculda GTE.
de de A rquitetura e Urbanism o do S. José
0 Brasil já está atingindo um nível de I — Planejamento fundam ental 2. desenvolvimento dos estudos avan
desenvolvimento em que os recursos para centros telefônicos çados de engenharia na determinação
econômicos já estão mais disponíveis. da praticidade de utilização de novas
Este planejamento foi feito pela pri
técnicas e instrumentações, e sua
Todos os setores da economia têm meira vez na década de 60, por um aplicação econômica em efetuar ex
mantido nos últimos anos um ritmo de grupo de engenheiros da rede de uma
pansões necessárias, no que diz res
crescimento acelerado, contribuindo companhia telefônica, nos Estados peito ao crescimento e novos serviços
muito com o desenvolvimento do Unidos, que tinham como objetivo oferecidos.
Brasil. facilitar e fornecer uma visão a longo
prazo das necessidades futuras da 3. reavaliação e revisão dos planos e
Com o incremento da economia, dis dos últimos objetivos, assegurando
companhia, dispendendo menos tem
ponibilidade de recursos humanos e, compatibilidade das novas instrumen
po e esforço neste campo.
principalmente, a confiança no setor tações, técnicas, serviços, etc.
de telecomunicações estão sendo es Os objetivos e o planejamento a longo
tabelecidas as metas do desenvolvi prazo, bem como esta visão, trazem 4. coordenação dos planos e objetivos
mento empresarial. uma grande vantagem no tocante às em relação ao programa atual, su-
necessidades de material, pessoal a ser marizando os gerentes que necessitam
0 nosso sistema de telefonia começa a ter uma visão panorâmica das neces
treinado pela companhia e equipamen
sofrer uma importante transformação, sidades da rede de comunicação
tos previstos com antecedência que
dando início a uma nova geração tec futura, no que se refere a:
estarão à disposição quando reque
nológica. ridos. a — 1. Construção bruta (cruzeiros).
Esta transformação è vital para o nosso Os planejamentos devem incluir e con 2. Equipamento e materiais.
desenvolvimento e para podermos siderar os programas de expansão para 3. Prédios e espaços.
acompanhar esta nova geração tec comutação automática, projeto e 4. Pessoal.
nológica, deveremos utilizar os mé localização de rede, novos desenvol b — Um programa de comutação
todos de planejamento fundamental, já vimentos requeridos para o futuro, in automatizada futura e a expansão
existentes e consagrados por centros trodução de novas instrumentações e da bilhetagem.
evoluídos. estruturas tarifárias, normas para listas c — Prioridades e cronogramas para
telefônicas futuras, necessidades de
Dentre os métodos de planejamento desenvolvimentos requeridos.
treinamento de funcionários e trei
fundamental utilizados, convém citar
namento para o assinante. d — Efeitos nas ligações entre com
mos o plánejamento furtdamental para panhias.
companhias telefônicas. Isto vem assegurar que os equipamen
Baseado no exposto acima, o pla
tos telefônicos e as redes colocadas
Este planejamento poderá ser dividido nejamento pode ser determinado
atualmente e no futuro, serão sempre
em: prontamente quanto aos seguin
utilizadas economicamente, com maior
tes itens:
aproveitamento.
I — Planejam ento fundam ental 1. objetivos estruturais das tarifas
para centros telefônicos. As responsabilidades do grupo de futuras;
II — Planos e m étodos planejamento a longo prazo são as 2. normas para as listas telefô
fundam entais para centros seguintes: nicas futuras;
telefônicos. 1. desenvolvimento por ordem se- 3. treinamento para o assinante
III - Planejam ento a longo prazo. qüencial do planejamento a ser apli através de relações públicas;
cado e os objetivos da companhia; 4. treinamento de funcionários.