Page 7390 - Revista Telebrasil
P. 7390

serviço



















                                                                                                                                                                                                                                                                  T e l e m                        i g   s e   p r e p a r a






                             T e l e b r á s  :  1 1   a n o s   d e                                                                                                                                                                                                p a r a   c o m                                    u n i c a ç ã o



                                                                                                                                                                                                                                                                                              d e   d a d o s


                         b o n s   :                                                                                                 i m                      t ;   a o   p a i s




                                                                                                                                                                                                                                                                       A Telemig criou na sua diretoria de ope­


                                                                                                                                                                                                                                                              rações um  novo  Departamento exclusiva­



                                               A  lelebrás vem conseguindo                                                                                                                                                                                    mente dedicado a comunicações de dados.


                                               realizar todos os seus proje­                                                                                                                                                                                   Segundo o diretor de Operações, Américo

                                                tos, apesar da crise econômi­                                                                                                                                                                                  Palha Neto, este é um novo serviço que en­


                  ca que o país tem enfrentado”. A decla-                                                                                                                                                                                                      volve tecnologias e que por isto deve possuir


                  ? ação é do presidente da empresa, gen                                                                                                                                                                                                       uma dinâmica própria.

                  José Antonio de Alencastro e Silvai du­                                                                                                                                                                                                              O novo departamento se destina a aten­


                  rante as comemorações cio 11 ^ aniversá­                                                                                                                                                                                                     der aos clientes que querem interligar termi­


                  rio da holding das telecomunicações bra­                                                                                                                                                                                                     nais a computadores, interligar computado­


                  sileiras. Ele apresentou os motivos des­                                                                                                                                                                                                     res entre si e terem acesso à base de dados,


                  se crescimento em tempos difíceis: “A Te­                                                                                                                                                                                                    tanto na própria cidade quanto a outros pon­

                   lebrás soube se autoconter no início da                                                                                                                                                                                                     tos do país ou do exterior.


                  crise, permitindo a realização dos proje­                                                                                                                                                                                                             O serviço, afirmou Palha Neto, será pres­


                   tos com pequena dependência de recur­                                                                                                                                                                                                        tado de maneira complementar com a Em-

                   sos de terceiros. E, hoje, essa dependên­                                                                                                                                                                                                    bratel, estando para ser acertada a melhor


                  cia — em torno de 12% — está permitin­                                                                                                                                                                                                        forma de  entrosamento visando a que o


                  do que a empresa continue crescendo”.                                                                                                                                                                                                         cliente seja atendido da forma a mais ade­


                           O ideal, segundo Alecastro, seria um                                                                                                                                                                                                 quada possível. A prioridade porém será da­


                  crescimento de 10% ao ano, em vez de 6                                                                                                                                                                                                        da aos clientes que já manifestaram o dese­

                   a 7% como vem ocorrendo, trazendo co­                                                                                                                                                                                                        jo de querer estabelecer comunicações de da­


                   mo consequência o atendimento de ape­                                                                                                                                                                                                        dos, mas que não possuem os meios neces­


                   nas 80% do mercado nacional de teleco­                                                                                                                                                                                                       sários.

                   municações, ou seja. a procura tem sido


                   maior do que a oferta. Entre as principais


                   realizações da 'lelebrás em seus 11 anos


                  de existência destaca-se a integração da                                                                            A ln u a s b u   ' l   V lcbnis south  s*  au toam te rn o in í                                                              T e l e b a h i a   m o s t r a   s e u


                   Rede Nacional de TCs com todos os mu­                                                                              cio da cri. *   <jnc a u la  a  tuias os b n i s Heims".

                      IC1J
                  nicípios  brasileiros  interligados  por                                                                                                                                                                                                               t a r i f a d o r   t e l e f ô n i c o

                      ‘1 rí
                  te clone.



                                                   Festividade»                                                                                A cerimônia foi presidida pelo Minis­                                                                                     1 Xirante o Encontro Nacional de Desbu-


                                                                                                                                       tro das Comunicações.  Haroldo Corrêa                                                                                     rocratizaçao, realizado no auditório do lta-


                          O ponto alto das festividades cios  J1                                                                       do Mattos, que compôs a mesa com o go­                                                                                    marali, em Brasília, a Telebahia expôs um


                  anos cia 'lelebrás foi, sem dúvida, a sole­                                                                          vernador do 1 hslrito Federal, José Ornei-                                                                                equipamento que despertou a atenção dos vi-


                  nidade de entrega de medalhas aos em                                                                                 las; o presidente da 'lelebrás, gen. Alen­                                                                                sitanteS;  I rata-se do Tarifador de Chamadas

                  pregados que completaram  10 anos de                                                                                 castro o Silva; o secretário geral do Mi-                                                                                   lelefônicas. Através desse aparelho — que


                  serviço.                                                                                                             nicom, Ròmulo Villar Furtado; e o chefe                                                                                   já  se encontra  luncionando no Salvador


                           Em novembro passado,  102 funciona                                                                          cie gabinete,  Hélio Cezário Leal.                                                                                         1  raia Hotel — o hóspede não se envolve em


                  rios receberam medalhas no auditório do                                                                                      O Minis! ro 1 Iaroldo de Mattos ent re­                                                                            qualquer tramitação burocrática para fazer


                  Centro  Nacional  de  Treinamento,  em                                                                               gou a medalha dos 10 anos ao dr. Rômu-                                                                                     as suas ligações interurbanas e internacio­


                  Brasília, que teve seus lugares lotados pe­                                                                           lo  Furtado e os componentes da mesa                                                                                      nais.  Elas sao registradas automaticamen­

                  los agraciados, padrinhos e familiares, au­                                                                          agraciaram cinco presidentes cie conces­                                                                                   te e no momento em que o hóspede vai pa­


                  toridades e convidados.                                                                                               sionárias do Sistema Telebrás.                                                                                            gar a conta, ele recebe,  discriminadas, as


                                                                                                                                                                                                                                                                  chamadas efetuadas, incluindo local para on­


                                                                                                                                                                                                                                                                  de talou, tempo de duração e valor a cobrar.






                                                            V i d e o c o n f e r ê n c i a   a u x i l i a   a   e c o n o m i z a r   c o m b u s t í v e l












                  A  E m b ra te l e stá  e la b o ra n d o  u m  p ro jeto  piloto p ara videoconferência, ini­

         c ia n d o  co m  a  in sta la ç ã o  d e d u a s  sa la s e sp e c ia is lo calizad as no R io e em  S ão


         P au lo . O  serv iço , q u e  já é a p lica d o  e m  o u tro s p a íse s co m o  a F ra n ç a  e o Jap ão ,

         c o n siste  e m   in te rlig a r e le tro n ic a m e n te  s a la s e sp e c ia lm e n te  p re p a ra d a s,  fa ­

         z e n d o  co m  q u e  o s in te rlo c u to re s se  sin ta m  co m o  se  e stiv e sse m  n u m  m esm o


         recin to .

                  A lém  d e  c â m e ra s fix as, m o n ito re s d e vídeo,  m icro fo n es e alto falan tes, o


         s is te m a  p e rm ite  o e n v io  d e  fac-sím ile, m e n s a g e n s  d e  telex , a lé m  d a a p re s e n ­

         tação  d e  q u a d ro s,  d o c u m e n to s e  c a rta z e s.  U m  siste m a  d e  g rav ação  p e rm ite


         re g is tra r to d o  o d e s e n ro la r d a  c o n ferên cia  c m   á u d io  e   vídeo.

                  A  filosofia d a  v id eo co n fe rên c ia  é a d e  p ro v e r u m  a m b ie n te  d e T C s co m ­

          p le tam e n te  au to m atizad o  fazendo com  q u e os participantes, ao fim d e um  certo


          tem p o ,  e sq u e ç a m   q u e e stã o  a c e n te n a s d e  k m  d e  d istâ n c ia  u n s d o s o u tro s e

          p a sse m  a  co n v ersar n o rm a lm e n te  co m o  se estiv essem  n a m e sm a  sala. O s c u s­


          to s d c  u m a  v id e o c o n fe rê n c ia  se  c o m p a ra m  fav o rav elm en te com  a s d e sp e sa s

          d e   v ia g em   q u e  os  h o m e n s d e  n eg ó cio  d e v e ria m   fazer p a ra  a tin g ir o m esm o


          re su ltad o . A s 'l'O s e a v id e o c o n fe rê n c ia  c o n trib u e m  p a ra  a eco n o m ia d e  d iv i­


          s a s  d o   país.
   7385   7386   7387   7388   7389   7390   7391   7392   7393   7394   7395