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Até o momento, somente os Estados Cuiabá, em Mato Grosso, e Cachoeira
Unidos, o Canadá, a Itália e o Brasil têm es Paulista.
Técnicos do Brasi! tações do sistema Landsat em pleno fun Durante as primeiras reuniões do encontro
cionamento, num programa quf3 visa a fusão
em São José dos Campos, os técnicos da
das tecnologias espaciais e de sensoriamen-
deverão orientar to remoto, para o desenvolvimento de téc NASA informaram sobre o estado opera
cional dos satélites ern órbita e apresen
nicas mais eficientes de controle dos recur
estações de satélites taram os planos para o lançamento do
sos naturais. Há dois satélites da série, o
Landsat UI. A NASA iniciou esse programa
Landsat I e o Landsat II em órbita, a uma
em 1972, com o Landsat /, que coleta e
altitude média de 914 quilômetros, coletando
Técnicos brasileiros do Instituto de Pes transmite informações de uma mesma área,
informações para as áreas de Agricultura,
quisas Espaciais - INPE deverão orientar a em períodos de 18 em 18 dias.
Hidrologia, Oceanografia, Geologia e M i
instalação de estações do satélite Landsat
neralogia. Os participantes da reunião devem avaliar os
na Argentina e no Irã, conforme enten
últimos resultados obtidos em cada país on
dimentos iniciados na abertura da IV
de há estações, além do discutir a expansão
Reunião de Coordenação das Estações A cooperação do Brasil na instalação de
de unidades, como no caso da Argentina e
Receptoras e Programadoras de Dados dos unidades receptoras na Argentina o no Irã,
do Irã. Também serão analisados programas
Satélites Landsat, que reúne em São José deve-se ao fato de que os técnicos do INPE
de cooperação entre países pretendentes ou
dos Campos representantes de oito países já têm know -how para essa atividade, pois
integrantes do sistema.
- Estados Unidos, Canadá, Brasil, Itália, Irã, operam estações e laboratórios especiais de
Chile, Argentina e Zaire — com a coor recepção e processamento dos sinais trans
denação de técnicos da NASA. mitidos pelos Landsat, nas cidades de O ESTADO DE SÀO PAULO - 14/04/77
Educação -------------
TELEBRASIL Associação brasileira de treinamento
Contribuição cultural e desenvolvimento
A contribuição de especialistas brasileiros
para a fixação da cultura técnica disponível A Diretoria Regional da Associação Brn A ABTD é uma entidade sem fins lucrativos,
no país tem sido bastante modesta face ao silbira de Treinamento o Desenvolvimento fundada ern São Paulo no ono do 1971, por
volume de conhecimentos existentes e à — ABTD — no Estado do Rio de Janeiro or especialistas da área de treinamento e
demanda de absorção destes conhecimen ganizada recontemonte, planejou a reali desenvolvimento do pessoal. Associada à
tos. São muito recentes publicações de zação de um ciclo de palestras do grande in International Federation of Training and
livros do eng. Adalton Toledo, eng. Aldemar teresse para o setor. No mês de abril o toma Development Organizations, tem como
F. Parola, prof. A. Picquenard, adv. Gaspar foi "Uma Tecnologia para o Desenvolvi principal objetivo fornecer informações
Viana e outros que trazem, de fato, um mento do Sistemas de Treinamento em Lar sobro Educação, Treinamento e Desenvol
enriquecimento à nossa sociedade tec ga Escala", apresentado polo Dr. Francis vimento de Recursos Humanos, bem como
nológica. A Telebrasil tem sido um pólo de Mechner, ex-consultor da UNESCO para as congregar profissionais da área que atuam
estímulos ãs publicações técnicas, patro suntos de Tecnologia Educacional e pelo em todo o Brasil, visando facilitar um inter
cinando a edição de livros, e lançou, com professor Oscar Manuel de Castro Ferreira, câmbio de experiências e toda e qualquer
muito sucesso, a "Seção Ensino" cujo ob diretor da EDUTEC — Tecnologia da informação que possa a vir a auxiliar o
jetivo maior é proporcionar aos leitores da Educação Ltda., e responsável no Brasil pela profissional de treinamento.
Revista TelebrasjI um acesso a documentos aplicação dessa Tecnologia.
didáticos de Telecomunicações escritos por
autores brasileiros e utilizados em cursos de
extensão universitária.
Cursos superiores Centro de estudos em tecnologia
de tecnologia Faculdades Integradas Estácio de Sá
0 projeto 19, do Plano Setorial de Educação
eCultura - 72/74 do MEC versa sobre a im O Centro de Estudos em Tecnologia, vin áreas de Telecomunicações e Informática,
plantação de cursos de curta duração nas culado às Faculdades Integradas Estácio de devendo estender suas atividades, ainda es
instituições brasileiras de ensino superior, Sá, tem como objetivo formar e reciclar te ano, à área de Radiodifusão e Energia.
considerando-se o . atendimento da deman recursos humanos em nível superior, Encontra-se também em fase de montagem
da, sempre crescente, de profissionais es promovendo-os de habilidades dirigidas à um laboratório para confecção de material
pecializados. aplicação, apoiadas em sólido conhecimen audiovisual, como slides, videotapes, etc.,
to para o competente atendimento das que servirão como apoio aos Cursos e
' Assim surge o Tecnólogo de Nível Superior,
necessidades de operação do complexo tec Seminários executados pelo CET, bem
um profissional de formação superior inter
nológico nacional. como aos Projetos de Consultoria que serão
mediária, voltado acentuadamente para as
desenvolvidos na área de treinamento.
tarefas de execução. Para atingir esse objetivo, o CET vem
realizando, desde o ano passado, cursos nas
Uma das modalidades do Curso de Tec-
nólogo é a de Telecomunicações. No Brasil,
a instituição já autorizada pelo MEC para
formar o Tecnólogo de Telecomunicações é
oCENTEC — Centro Tecnológico da Bahia,
nas modalidades de Telefonia e Rede Exter
na. 0 CENTEC é uma entidade vinculada ao
MEC, que recebe auxílio técnico e financeiro
do Conselho Britânico.