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pelos seus problemas, os executivos as atitudes, os valores e as estruturas prática definitiva de novas formas de
tendem a uma vinculação às coisas das organizações, de forma que estas comportamento".
, conhecidas, às experiências já vividas, possam adaptar-se melhor a novas tec
e aos conceitos e práticas já com nologias, ambientes, mercados, etc."
VII — Conclusão
provados no passado. Sem querer, Também existem organizações que
pouco a pouco, vão esses executivos simplesmente acham DO nada mais do
Neste artigo, procuramos apontar al
desenvolvendo um processo de que um "novo nome para um produto
guns pressupostos que consideramos
acomodação que se transform a, velho". essenciais na adoção de uma estrutura
depois, em resistência a inovações e,
Entendemos DO como um processo que permita o exercício de decisões
até mesmo, em certa incapacidade
planejado para mudar a forma como descentralizadas, considerada uma al
para perceber e lidar com variáveis
organizações funcionam. Esse proces çada pré-estabelecida e políticas bem
novas no ambiente empresarial. O que
so deve ser de ordem global, mas pode definidas. Não apontamos medidas
era bom ontem, vale para hoje, e será
ser desenvolvido parceladamente, de operacionais, pois tal enfoque foge ao
bom amanhã. Nessas circunstâncias
acordo com as condições da empresa, escopo deste trabalho. Iniciamos
adversas, confrontados com a sofis
e a qualificação dos seus responsáveis tecendo algumas considerações sobre
ticação tecnológica do processo ad
maiores (è evidente que, sem a par a necessidade de se perceberem as
ministrativo atual, e com a rapidez em
ticipação da diretoria, pelo menos sua mudanças que se processam, com
que se processam as mudanças que
crença nos benefícios do método, velocidades incríveis, no meio em que
afetam a vida das organizações, os
qualquer processo aplicado na or vivemos. Procuramos chamar a aten
executivos tenderão à desatualização,
ganização, seja de que natureza for, ção para esse fato a fim de mostrar
à obsolescência e, conseqüentemente, que, sem uma consciência dessa
à incompetência! Por isso, para que os estará fadado à falência). Foge ao es
copo deste trabalho, analisar as ti realidade, é muito difícil romper a es
homens que decidem saibam adminis
pologias de intervenções de DO exis tática em que se encontram as es
trar a mudança, necessário se torna
tentes. Vamos apontar, baseados em truturas da maioria das empresas do
que participem de programas que,
French & Bell (5), algumas que jul Grupo TELEBRAS. É fundamental que
além de técnicas, proporcionem o haja uma percepção clara do ritmo das
aperfeiçoamento da liderança, a gamos interessantes, a título de infor
mação: mudanças que ocorrem a cada instan
mudança de mentalidade, o desenvol
te, por parte dos dirigentes das em
vimento de novas atitudes e a adoção a) intervenções destinadas a melhorar presas, para que exista uma perma
de novos padrões de comportamento" a efetividade dos indivíduos; nente pré-disposição de adotar novos
(2), Programas esses que, pelo menos,
b) intervenções destinadas a melhorar comportamentos organizacionais. Por
levem os executivos a promoverem as
a efetividade de grupos limitados de outro lado, as mudanças devem ser
seguintes mudanças em suas orga
até três participantes; feitas de maneira a não provocar
nizações:
desequilíbrios difíceis de serem re
c) intervenções destinadas a melhorar
a) mudar da administração intuitiva e feitos. A modificação de uma filosofia
a efetividade de grupos e equipes de
amadora para uma administração es organizacional requer um tratamento
trabalho;
sencialmente profissional; sistemático da organização.
t b) mudar de um estilo de adminis d) intervenções destinadas a melhorar Na estrutura que propomos, as uni
tração centrado em "reações e ati a efetividade das relações intergrupais; dades regionais (Regiões Operacio
vidades" para outro, centrado em "o b e) intervenções destinadas a melhorar nais, D istritos, etc.), reportam -se
jetivos e resultados", e caracterizado a efetividade da organização como um diretamente ao Diretor da Area da Em
por propósitos e planos; todo. presa cuja decisão é requerida. A
c) mudar a ênfase de "com o fazer" Podemos, então, iniciar o processo de Diretoria precisa trabalhar como uma
para "o que deve ser feito"; modo mais abrangente ou mais res equipe interdisciplinar e fazer, num
corte perpendicular, que seus cola
d) mudar de um estilo autoritário para trito, porém é fundamental — por estar boradores assim trabalhem. As po
um estilo participativo; inserido no próprio conceito de DO — líticas, normas e rotinas têm que ser
começar-se com uma visão sistêmica
e) mudar de individualismo para o compatibilizadas, entendendo-se que
da organização, de modo a não perder
trabalho em equipe; qualquer alteração numa parte gera al
de vista a interdependência de seus ór
terações no todo.
f) mudar da centralização para uma fã o s , e a manter equilibrado o inter-
descentralização, através da qual os relacionamento entre os mesmos. Outro aspecto levantado foi o da
administradores operem suas próprias Além disso, a abordagem sistêmica qualidade da informação. As unidades
e completamente integradas unidades proporciona um quadro geral para regionais devem ser supridas dos ins
organizacionais (3). ’ diagnosticar problemas organiza trumentos de informação indispen
cionais e planejar estratégias de inter sáveis à gerência dos órgãos sob suas
VI — Desenvolvimento venções. Finalmente, qualquer que responsabilidades. A Diretoria e os ór
organizacional. Mudança orientada seja a estratégia de intervenção uti gãos da Adm inistração Central
lizada, esta deverá estar revestida de ("staff") demandam informações con
As técnicas de DO têm sido tratadas técnica conveniente, e o enfoque fiáveis e canais de fácil fluência para
com extremos de sofisticação ou sim visará fazer com que indivíduos que se permitam aquilatar, imediata
plicidade. Realmente, há autores como "aprendam através do exame de mente, o reflexo dos procedimentos
Bennis (4), que definem DO como velhos valores, atitudes e compor adotados, e fazer as correções devidas.
"uma complexa estratégia educa tamentos, da experimentação e as O caráter sistemático que empres
cional, orientada a mudar as crenças, similação de novos conceitos, e da tamos a essa estrutura requer con-