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A premissa comum que tem norteado ganização administrativa não responde comprometimento com os objetivos
os trabalhos sobre Administração para a um esquema geral norteado por uma últimos de bem-estar comum.
o Desenvolvimento é a de que a clara concepção de desenvolvimento.
"racionalidade" administrativa, isto é, Depreendemos, pois, que mesmo a Bibliografia
"racionalidade" segundo o conceito eficiência não é apenas um problema
de burocracia ocidental do tipo we- de utilização de moderna tecnologia ETZIONI, Am itai. Organizaçôe $
beriano, representa objetivo que deve administrativa, mas, também, de modernas. São Paulo, Pioneira, 1972
ser perseguido para que, finalmente, motivação. Não é suficiente saber GOULDNER, Alvin. Patterns of indus
seja alcançado o estágio final de como ser eficiente, mas querer ser trial bureaucracy. New York, Free
desenvolvimento administrativo. eficiente, associando a eficiência a um Press, 1954.
----------- . Max Weber e o anti-mmo-
Entretanto, importa-nos que uma dis valor econômico e social.
tauro. Rio de Janeiro, FGV, EBAP
tinção seja feita entre essa premissa e Uma orientação teleológica implica
GUERREIRO RAMOS, Alberto. A nova
o que de fato deve orientar os tra definir a estrutura de objetivos de
ignorância e o futuro da administração
balhos dos teóricos e a ação dos ad corrente dos fins, difundindo-os por
pública na América Latina. Revista de
ministradores públicos: a busca de res todo o âmbito da administração, de
Administração Pública. Rio de Janeiro
postas oportunas e capazes de satis modo que todas as atividades se
4 (2) jul. / dez. 1970.
fazer efetivamente as necessidades de subordinem a estes. Nesse sentido os
HEADY, Ferrei. Administração Pu
uma sociedade em processo de recursos humanos, como variável mais
b/ica: uma perspectiva comparada Rio
mudança acelerada. Isso não significa importante do processo administra
de Janeiro, Zahar, 1970.
a negação do que temos aprendido no tivo, têm que estar sensibilizados para
KAPLAN, Marcos. Aspectos públicos
campo da Teoria e Tecnologia Ad esta estrutura de objetivos. Do grau de
de la planificación en América Latma
ministrativas mas, essencialmente, a sensibilidade que possa ser alcançado
Caracas. Caderno para la Reforma Ad
procura de formas novas, adequadas à dependerão o ritmo da mudança, a
ministrativa. 1971. p. 24.
realidade tecnológica de cada nação coesão e o sentido cooperativo de mis
KATZ, Saul M. A educação de ad
em desenvolvimento. são, que deva caracterizar a Adminis
ministradores para o desenvolvimento
tração Pública. Esse sentido de missão,
As experiências levadas a cabo por Rio de Janeiro, FGV.
que é o ponto de partida da ação dos
vários países, tais como a Argentina, o MARINI, Frank. Toward a new public
recursos humanos num contexto de
Brasil, o Peru, a Venezuela, a Colômbia, administration: the mmnowbrook per
Administração para o Desenvolvimen
o Uruguai, o Iraque, o Irã, a Tailândia e spect/ve. Scranton, Chandler Publi
to (o que para nós significa dizer Ad
outros, têm demonstrado que a pouca shing Company. 1971.
ministração Pública), decorre do com
efetividade do-setor público tem como MOTT A, Paulo Roberto. Adminis
prometimento com a visão finalista.
causa, não apenas os métodos e tração para o desenvolvimento: a dis
procedimentos inadequados, mas Deste novo ponto de vista, desta ciplina em busca de relevância. Revista
com portam entos adm inistrativos camos a importância de habilitar o ad de Administração Pública. Rio de
inadequados, face á falta de motivação ministrador público não apenas nos Janeiro, 6 (3) jul. / dez. 1972.
que os torne mais dinâmicos. aspectos gerenciais e operacionais, PARKER, R S. & SUBRAMAMAN, V
mas em políticas públicas, visando a Administracion pública y privada. In
Administradores e público cliente con
estruturação de atitudes e valores ternational Review of Administration
cordam que a Administração Pública
coerentes com a natureza prescritiva Science. (1) 1964.
desses países não atende ás exigências
do processo de desenvolvimento. PARSONS, Talcott. Ensayos de teoria
do momento atual.
Configura se, então, um novo ad sociológica. Buenos Aires, Paidós,
Avolumam se críticas à burocracia ministrador público capaz de respon 1968.
"burocrática", salientando se sua res sabilizar se pelas transformações que PEÇANHA, Angela M.M. & DEL PINO,
ponsabilidade como fator retardatário se fazem necessárias na ambiência Yolanda S. de la Hanty. Atitude e
do processo desenvolvimentista. social em que a organização opera. Com portam ento Organizacionais.
Planos mais ambiciosos de mudança,
Embora essa nova perspectiva possa Boletim de Desenvolvimento de Pes
as próprias Reformas Administrativas
parecer utópica — e reconhecemos soal. Rio de Janeiro, 6 (2), abr. / jun.
têm conduzido à aceitação dos pre 1973.
que, de fato, ela representa o grande
ceitos processualistas que enfatizam a
desafio feito à Administração Pública, PINI, José A. Los recursos humanos y
eficiência, os métodos e a acomo la administración para el desarrollo. In:
nos nossos dias, é possível opera-
dação dos conflitos administrativos, Programa conjunto de capacitacion dei
cionalizá la através da criação de uma
deixando de lado os valores da am servido civil, documento nP 254/74.
mística de desenvolvimento que atinja
biência social. Montevidéo, Oficina Nacional dei Ser-
não apenas aos agentes de mudança,
Para Marcos Kaplan, o aparato ad vicio Civil.
mas à sociedade como um todo.
ministrativo, herança de uma etapa an RIGGS, Fred W. Administração dos
terior e mais estática, resulta inade As possibilidades de êxito dos planos países em desenvolvimento. Rio de
quado para as exigências de um de de desenvolvim ento serão tanto Janeiro, FGV, 1968.
senvolvimento dinâmico. A burocracia maiores, quanto maior for o apoio da SALINAS, Alberto. Programas para el
tradicional resiste a qualquer projeto clientela (sociedade de um modo geral) desarrollo de ejecutivos — su rol en la
de planificação que possa significar e dos seus executores. administracion para el desarrollo. In
uma exigência de mudança, ou que al Para que a Administração possa ser ternational Review of Administrative
tere as estruturas de poder e de in realmente fator de desenvolvimento, Sciences. (3) 1968.
teresses estabelecidos, gerando de cumpre que sejam abandonados os THOMPSON, James D. Organizations
safios e penosos reajustes de men pressupostos de neutralidade e in action. New York, McGraw Hill,
talidade e hábitos. Para ele, ainda, a or abraçada cada vez mais a idéia do 1967. •