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comunicações, os custos marginais,
resultantes dos aspectos negativos
acima mencionados, são de modo in
direto, transferidos para o usuário dos
serviços. Decorrente do primeiro as
pecto negativo, podemos afirmar que,
quanto maior o prazo de entrega do
bem, maior o valor a ser imobilizado,
maior será o investimento remune
rável, maior a tarifa... Do segundo,
quanto maior o “lucro cessante“ ,
menor será o resultado operacional da
empresa, maiores tarifas... Sem fa
lar que ambos são fatores inibido
res do esforço de se aumentar a
produtividade do setor (concessio
nárias, indústrias, etc.), com reflexos
negativos na economia do país. Final
mente, do último aspecto, ficam os
responsáveis pela gestão dos negócios
da empresa sem uma informação das
mais relevantes: quanto do possível
lucro futuro da empresa está com
prometido com despesas financeiras?
Ainda com respeito a estas despesas
financeiras, seria oportuno destacar o
fato de que, mesmo se pudéssemos
estabelecê-las univocamente, o modo
em que são estabelecidos os Preços
Básicos Contratados leva, paradoxal
mente, a que se considere o forne
cedor como financiando a compra do
bem, apesar de serem efetuados
pagamentos antes mesmo do início do
processo de produção propriamente
dito...
Em outras palavras, o contratante quanto maior for a encomenda de bens
3 . 5 — A l t e r n a t i v a 3 : M é t o d o d o
pagará preços diferentes por bens feita pelo comprador, maior será, nor
V a l o r C o n t r a - E n t r e g a
iguais, quando entregues em prazos malmente, o seu prazo médio de en
distintos. trega. Isto se deve, fundamentalmente, Os aspectos negativos dos contratos,
às limitações da capacidade produtiva com preços estabelecidos através do
Quanto ao Método do Valor Atual, lar
dos fornecedores e/ou do número in Método do Valor Atual, são preo
gamente utilizado em nossos dias, falta
suficiente de quipes de instalação e cupações constantes dos contratantes
apenas apresentar seus aspectos
testes e/ou para diminuir os riscos de que desejam comprar os bens “aos
positivos e negativos.
sofrerem multas contratuais pelo melhores preços e nos menores
a) Aspectos Negativos: atraso na entrega. prazos“ . A nosso ver, o Método do
Valor Contra-Entrega elimina tais as
1. Quanto maior o prazo de entrega do Há, ainda, um outro aspecto relevante;
pectos negativos. Senão vejamos:
bem, maior o preço total pago por ele; é que, se determinada parte do mer
cado é cativa, os fornecedores podem Do mesmo modo que fizemos no
2. Quanto maior o prazo de entrega do
orientar seus esforços de venda em método anterior, consideremos que.
bem, maior o “lucro cessante“;
direção a outras partes deste mercado. Modelo Geral de Transformação, estão
3. Não incentiva e nem propicia o Isto pode significar menores prazos de especificados:
aumento de produtividade: nem a do entrega aos “novos clientes“, em a) LPU (B-j, FPj)
contratante, nem a da contratada; detrimento dos “antigos“ . No proces
so de conquista de novos clientes, par b) {Qj}
4. Não define, de forma unívoca, as
te da capacidade produtiva e/ou de ins
despesas financeiras incorporadas ao c) Condições de Pagamento: B2 , FP£.
talação do fornecedor fica de “reser
preço do bem. Neste caso particular, os pagamentos
va“ . também estão vinculados a eventos.
b) Aspecto Positivo:
O comprador, por outro lado, fica im Ou seja:
1. Pagamentos vinculados a eventos possibilitado de cumprir seus planos de
(permitindo utilizá-los como instru investimento no menor prazo e ao
mento de controle da execução dos menor preço possível, pois, muitos m
contratos). deles, são o próprio “mercado cativo“.
9 x 5 (t - k) Eq (24)
E importante ressaltar que, nos dois No caso particular das companhias
métodos anteriormente apresentados. concessionárias de serviços de tele k = 0