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nificado sócio-econômico e inclui-se, — capacidade de alcance do serviço Diante desse critério ficou a indaga
senão como prioritário, mas como um (sistemas meramente de alcance ção: qual a posição da empresa em
dos propósitos do grupo Telebrás. regional e de difícil ou nenhum acesso face das cidades que, por apresen
às redes estadual e nacional, ou seja, tarem demanda inferior a 100 termi
3. Primeira Experiência falta de uma infra-estrutura de tele nais, não foram incluídas no Plano de
comunicações para escoar tráfego). Obras 73/75?
Antes de 1967, o serviço de teleco Nessas cidades, a Telepar não poden
municações existente no Estado do Formou-se na empresa a idéia de que o
Paraná era constituído de um sistema atendimento interurbano, através de do àquela época realizar investimentos
operado pela Companhia Telefônica Posto de Serviço, embora de interesse considerados deficitários e tendo sua
Nacional — CTN, e por sistemas social e político, constituía atividade capacidade de realização absorvida
menores operados por companhias deficitária, ou que só poderia ser pelos programas rentáveis, decidiu
municipais. executada juntamente com outras adiar o atendimento a essas locali
mais rentáveis, capazes de cobrir os dades.
Esses sistemas atendiam localidades seus prejuízos.
situadas na região da capital e nas re Não obstante as limitações expostas,
giões produtoras de café, no norte e Por último, as dificuldades financeiras os objetivos da companhia foram en
caminhados no sentido de que, em
nordeste do Estado. que a empresa suportou, no período
1969/1971, reforçaram o conceito de 1975, seria possível o lançamento de
Em fins de 1968, a Telepar concluía a um programa para atender às cidades
que o atendimento a pequenas lo
instalação da Rede de Emergência. Ins com demanda abaixo de 100 terminais.
calidades, com baixa demanda de
talada em 2 anos, essa rede interligava Vislumbrava-se também a hipótese de
tráfego, deveria aguardar oportuni
53 sedes municipais localizadas princi que, ainda nesta década, pudesse a
dade. Em resumo, o fato chegou a
palmente nas regiões noroeste, oeste e Telepar dar início à implantação de
constituir postulado de que sistemas
sudoeste do Paraná. telefonia rural em razoáveis propor
monocanais eram, por princípio, defi
A maioria dessas localidades recebia citários. ções, pelo menos na região norte do
pela primeira vez um serviço telefônico Paraná.
A situação ficou bem evidenciada na
interurbano, sendo que 12 delas eram definição feita pela Telepar em 1972 Como se pode observar, a preocu
interligadas ao restante do sistema pação foi a de atender à demanda ren
para seu Plano de Obras 73/75, quando
através de transceptores monocanais. tável, restando 82 sedes municipais
se decidiu atender às cidades consi
que ficaram sem qualquer perspectiva
3.1 - Aspectos Sociais, Técnicos e deradas rentáveis, isto é, aquelas com de receber telefonia urbana e/ou in
Econômicos da Rede Monocana! ano demanda superior a 100 telefones.
terurbana, pensando-se na época que
de 1968. Para melhor clareza, vamos fazer breve essas cidades só seriam atendidas
3.1.1. — Os investimentos foram menção sobre como foi estabelecido o quando a rentabilidade das demais
totalmente realizados pela própria em Plano de Obras da Telepar. Esse plano fosse suficientemente grande para ar
presa. foi dividido em trôs sistemas: car com o ônus dessas cidades.
3.1.2 — 0 sistema era operado e man Esta preocupação se estendia também
1 — Sistema de Curitiba (somando
tido pela própria empresa. ao atendimento às localidades rurais
40% da demanda urbana e interur
produtivas, incluindo distritos.
3.1.3 — A população urbana média bana).
das 12 localidades atendidas era do or Aliás, nossa opinião è a de que de
2 — Sistema Básico (40% da deman
dem de 3.500 habitantes. vemos nos apressar no seu atendimen
da urbana e interurbana) — que aten
to, antes que estas, forçadas por
3.1.4 — 400 ligações, em média, eram deria às principais cidades do interior
originadas anualmente em cada uma do Estado, através de uma rede de necessidades compreensíveis, acabem
dessas localidades, isto é, pouco mais microondas, com 2.500 km de exten instalando sistemas próprios. Caso isso
de uma por dia. são e capacidade de 960 canais. ocorra, questões de incompatibilidade
e disponibilidade técnica poderão
3.1.5 — O fornecimento de energia 3 — Sistema Complementar (20% da acarretar dificuldades de sua interli
elétrica, de modo geral, não era es demanda urbana e interurbana) — que gação ao restante do sistema, bem
tável, acarretando interrupções nos compreendia o atendimento a todos os como poderão fazer com que a em
serviços telefônicos. demais municípios, em várias etapas. presa, em futuro próximo, venha a
Resultado: O serviço tornou-se de A poíitica adotada neste plano foi a trabalhar sob pressão para atendê-las,
ficitário. seguinte: exigindo desvio de esforços de en
genharia voltados para expansões de
(Posteriormente, com a conseqüente partes mais importantes de seu sis
Atender toda à demanda telefônica de
alteração, promovida pela expansão tema.
Curitiba e do Sistema Básico, por
econômica do Estado, todas as 12
serem rentáveis. 4. Segunda Experiência
localidades tiveram os serviços subs
tituídos por sistemas urbanos e interur Atender toda à demanda telefônica Em fins de 1975, quando se concluía o
banos de maior capacidade. rentável do Sistema Complementar
até 1975, ou seja, aquelas cidades Plano de Obras 73/75, como foi expos
Assim, configuradas as limitações de: to, restavam ao Paraná 82 sedes
com demanda superior a 100 terminais.
municipais sem qualquer atendimento
— interesse dos usuários (o desenvol Dos 259 municípios visados, abran
telefônico.
vimento econômico do Estado, em gidos por este sistema, cerca de 30%
fase incipiente, não estimulava maior não tinha demanda acima de 100 ter Estudos preliminares, desenvolvidos
demanda de tráfego interurbano); minais. visando esse atendimento, mostraram