Page 10894 - Revista Telebrasil
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T e n d ê n c i a s
d a d e m a n d a p o s t a l
LAUMAR MELO VASCONCELOS
Secretário de Serviços Postais da Se
cretaria Geral do M inistério das C o
municações.
Introdução praticamente, dentro de limites ra mento demográfico. A porção do mer
zoáveis, na inexistência de elastici cado correspondente à troca individual
Esta rápida análise, longe de pretender
dade-preço. A demanda postal é muito de mensagens — comunicação ponto
se constituir em exercício de futuro-
mais sensível aos padrões de qualidade a ponto — vem sendo absorvida pelo
logia, objetiva delinear alguns indica
da oferta. Por exemplo, os reajustes de telefone. Entretanto, nas comuni
dores da tendência da demanda postal
preço equivalentes aos aumentos de cações em que a documentação é im
no Brasil.
custo não devem alterar a procura, portante, na publicidade seletiva ou no
Nas estimativas não foram feitas para um sistema postal racionalizado e relacionamento entre instituições,
correlações diretas com fatores da que obedece aos requisitos de qua clientes e fornecedores, onde se
economia nacional, porque o cres lidade. pretende estimular uma ação, como o
cimento da demanda nos últimos anos pagamento de uma fatura, a compra
O desenvolvimento dos meios e da in
decorreu, sobretudo, da reorganização de um produto, etc, a procura vem
fra-estrutura de transporte trouxe
do sistema postal brasileiro iniciada em recaindo sobre o correio. No que se
maior rapidez ao tráfego postal. É pos-
1969. A análise está baseada em com refere ao mercado de remessa de ob
slvol, graças aos avanços no transporte
parações internacionais e em padrões jetos, para as mercadorias de relação
aéreo, encaminhar considerável par
de oferta considerados aceitáveis, valor/peso alta, a posição do correio é
cela da correspondência no mesmo dia
além da tendência verificada após 1970. favorecida pela sua ampla rede de
da postagem e entregá-la aos desti
atendimento e pela infra-estrutura res
O mercado postal natários no dia seguinte, em um país
com as dimensões do Brasil. Isto torna, tante, o que vem atraindo os envios de
O correio era praticamente absoluto no "pequenas encomendas" e a "venda
por exemplo, a carta uma alternativa
mercado das comunicações até o por correspondência".
para parte das mensagens telegráficas.
começo do século, quando começou a
conviver com o desenvolvimento das Mesmo nos países onde a rede de O quadro I mostra o crescimento anual
telecomunicações. Os progressos do telecomunicações atingiu um nível médio (%) do tráfego postal obser
mundo moderno têm criado uma elevado de desenvolvimento, o tráfego vado entre 1965 e 1970, e estimado
necessidade crescente de comuni postal vem se expandindo a taxas para o período 1970/1990 para alguns
cações, de maneira que as caracterís geralmente superiores às do cresci- países. industrializados.
ticas dos vários sistemas, como a
Quadro I
seletividade, a velocidade, a seguran
ça, a regularidade, a comodidade, o Países 1965-70 1970-80 1980-90
custo e algumas de cunho subjetivo,
Bélgica 03 33
orientam a oferta e a procura. A efi 33
Dinamarca 23 2,0 1,7
ciência máxima da oferta parece se en
Estados Unidos 3,6 33 33
contrar na situação em que os sis
França 4,0 2>1 23
temas de comunicações sejam com
Inglaterra 03 1,6 2,6
plementares, e não concorrentes.
Japão 43 13 —
Dada a característica social do serviço Países Baixos 33 2,4 13
de correios, seus preços são muito Polônia 33 4,0 —
reduzidos, não só em termos absolutos UR.S.S. 8,1 6.1 53
como também se comparados com os
dos outros sistemas, o que resulta Fonte: Collection D'Etudes Postales - U PU — Étude 5/311 — 1974.