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presas, observa-se que a grande maioria Por outro lado, da totalidade das empresas 3. Programa de Assessorla e Promoção
destes estabelecimentos, notadamente os constantes no levantamento, observou-se Empresarial, visando fornecer subsídios às
de pequeno porte, é incapaz de oferecer as concentração de cerca de 68% dos estabe empresas de pequeno e médio porte na ela
garantias reais exigidas pelo sistema finan lecimentos na faixa de capital de até Cr$ boração de estudos de viabilidade, de pro
ceiro e tampouco possui informações ade 5,0 milhões, conforme a seguinte discrimi jetos de solicitação de financiamento e
quadas sobre seu funcionamento. Este fato nação: apoio de capital de risco, solicitação de in
acarreta o afastamento destes estabeleci centivos fiscais, encaminhamento de regis
mentos dos circuitos de acesso aos recur tro de novas patentes e na elaboração de
sos proporcionados pelo sistema financei N.° de Capital contratos no caso de compra e aquisição
ro, sendo indispensável a realização de Empresas Em Cr$ milhões de tecnologia estrangeira, etc.;
uma revisão das garantias atualmente em
vigor, e simplificação dos roteiros vigentes 102 Até Cr$ 1,0 4. Realização de estudos para desenvolvi
de enquadramento das empresas 102 DeCrS 1,0 a CrS 5,0 mento de sistemas e procedimentos, com o
45 DeCrS 5,0 a CrS 10,0 intuito de melhorar a eficácia dos serviços
Na área fiscal, observaram-se algumas alte 17 DeCrS 10,0a CrS 15,0 compreendidos no setor terciário, como co
rações na legislação correspondente, em 14 De CrS 15,0 a Cr$ 20,0 mercialização, transporte, etc., através de
favor destes estabelecimentos. De fato a 6 De CrS 20,0 a CrS 25,0 pool de empresas, especialmente no caso
promulgação, em 1974, do decreto-leí n.° 4 De Cr$ 25,0 a CrS 30,0 de exportação;
1350 simplificou o sistema de tributação de 11 Acima de CrS 30,0
lucros. Neste sentido, o anteprojeto de 5. Realização de cursos de treinamento de
aperfeiçoamento do decreto-lei n.° 1350/74 Entretanto, para um contínuo desenvolvi executivos, através de convénios com enti
visa ampliar o número de empresas abran mento das empresas de pequeno e médio dades especializadas;
gidas pela tributação simplificada e ali porte, torna-se necessário encontrar so
viar as incidências do imposto. No entanto, luções compatíveis com as dimensões de 6. Realização de convênios com universi
acreditamos que estas medidas ainda são suas dificuldades. Neste sentido, deve-se dades, institutos e laboratórios técnico-
insuficientes, tornando-se necessária a ressaltar que a ABINEE, dando continuida científicos;
aplicação de novos mecanismos de simpli de ao seu objetivo de atender os pequenos
ficação, notadamente no aspecto de incen e mé.dios empresários eletroeletrônicos, 7. Formação de biblioteca técnica para uso
tivos fiscais, pois a grande maioria das pe tem colocado à disposição de seus asso comum pelos pequenos e médios em
quenas e médias empresas não dispõe de ciados um setor especifico para esta finali presários do setor eletroeletrônico.
condições para se beneficiar integralmente dade, situado no seu Departamento de Eco
destes benefícios. nomia e Estatística. Tais objetivos se tornam indispensáveis pa
ra se obter uma estrutura empresarial que
A plêiade de problemas internos e externos, permita o equilíbrio entre grande, média e
detectados como fatores de dificuldades Os objetivos básicos deste setor compreen pequena empresa e, simultaneamente, te
para as pequenas e médias empresas, varia dem os seguintes tópicos principais: nha mobilidade vertical suficiente para que
de intensidade na comparação dos ramos 1. Programa Especial de Análise, através os estabelecimentos de pequeno e médio
empresariais existentes na economia brasi de levantamentos técnicos e económico- porte venham a converter-se progressiva
leira. A solução de cada tipo de problema financeiros além de outros estudos volta mente em grandes empresas, ou, até mes
requer medidas específicas precedidas de dos para um diagnóstico da Pequena e mo, em conglomerados, pois em qualquer
estudos detalhados de cada um do seus as Média empresa do setor eletroeletrônico, economia, mesmo as mais desenvolvidas,
pectos. Neste sentido, as tradicionais asso para a criação das condições Indís- os pequenos e médios estabelecimentos
ciações empresariais assumem papel es ponsávols a seu fortalecimento; constituem, e continuarão constituindo, a
sencial. Somente através de entidades se grande maioria.
toriais, estreitamente ligadas à pro 2. Acompanhamento em caráter perma
blemática diária de seus associados, nente da situação conjuntural que as afeta, Departamento de Economia e Estatística.
poder-se-á efetuar inúmeros diagnósticos objetivando manter sempre atualizado o Setor de Apoio às Pequenas e Médias Em
sobre os segmentos por ela abrangidos, quadro real de suas dificuldades; presas.
fornecendo, assim , importantes subsídios
à política governamental de apoio às pe
quenas e médias empresas. Inform e econôm ico
6. As Pequenas e Médias Empresas
As perspectivas inflacionárias para o se 48% ao ano para operações de 180 dias. Al
na Industria Elétrica e Eletrónica
gundo semestre de 1978 são preocupantes. guns títulos de segunda linha — pequenos
Os índices de preços registrados no mês de
Atualmente, o setor eletroeletrônico ocupa bancos e instituições independentes —
mais de 180.000 empregados, com cerca de junho são bastante desfavoráveis. Em São chegaram a elevar seu custo de captação a
3.000 empresas, atuando na fabricação de Paulo registrou-se um aumento de 5% no 49% ao ano.
uma diversificada gama de produtos que custo de vida, o maior índice observado
desde fevereiro de 1976. No Rio, o aumento A demanda existente por empréstimos con
abrange bens de consumo durável, bens de tinua bastante acentuada, o que justifica
capital e componentes. Dentre os vários alcançou 4.1% . Em termos nacionais, portanto a tendência de alta. Por outro la
segmentos industriais pertencentes à calcula-se que a inflação acumulada no pri do, nada indica que a reabertura da carteira
meiro semestre tenha atingido 21.2%.
indústria elétrica e eletrônica constata-se de descontos do Banco do Brasil seja moti
participação majoritária das empresas pri As autoridades monetárias admitem que te vação suficiente para equilibrar o mercado.
vadas nacionais, notadamente de empre rão que ser revistas as previsões apresenta Tal medida faz parte da nova orientação go
sas de pequeno e médio porte. das no principio do ano, segundo as quais a vernamental de liberar recursos que já esta
inflação em 1978 seria contida em torno de vam previstos no orçamento do banco, e
De fato, no levantamento efetuado em 301 35% , ou no máximo atingiriam o patamar que permaneciam ainda estocados. No fi
empresas elétricas e eletrônicas, enquadra de 38%. Acredita-se agora que a inflação nal de junho, segundo informações divulga
das pelos critérios governamentais na clas ao final do ano chegue a cerca de 40%. das pelo próprio Banco do Brasil, o total de
sificação de pequenas e m édias, aplicações da instituição havia alcançado
evidenciou-se a projeção de sua importân A perspectiva inflacionária já vem provo a cifra de Cr$ 383 bilhões, e havia uma folga
cia no contexto do nosso setor. Na análise cando uma tendência para o aumento das no orçamento de quase Cr$ 9,5 bilhões. A
destes dados, referente a 1976, constatou- taxas de juros. Os custos da captação de maior disponibilidade do Banco do Brasil é
se um montante de capital de aproximada recursos através de letras de câmbio e cer realçada, também, pelo grande aumento de
mente Crt 1.797,4 milhões, com estas em tificados de depósitos bancários, elevou-se depósitos registrados ao final do primeiro
presas absorvendo em seu conjunto cerca ligeiramente na última quinzena de julho. semestre, que fechou com um saldo de
de 46 000 trabalhadores, atingindo se um Os títulos de primeira linha — dos conglo mais de Cr$ 60 bilhões.
faturamento anual em torno de Cr$ 10.477 merados bancários e instituições ligadas a
milhões. multinacionais — passaram a oferecer (ACI— Informe Econômico Mensal; julho78) *