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Quando abrigam centrais com utado
ras, instala-se o primeiro módulo com
o equipam ento básico e dispositivos
para a instalação inicial de 200 term i
nais. O distribuidor geral e contadores
acham-se tam bém neste módulo com
previsão para a capacidade de 1000
terminais.
A ampliação na faixa de 200 a 1000
terminais é adquirida em um "Contai
ner" de ampliação, mecanicamente
idêntico ao primeiro e acoplado ao
mesmo por meio de um corredor de li
gação (figura 5). Este corredor permite
a circulação de pessoal de manutenção
e a passagem dos cabos entre os dois
módulos. Mantêm -se uma única porta
de acesso ao equipamento.
Esta solução com "containers" acoplá
veis de pequenas dimensões procurou
simplificar os métodos de m ovim enta
ção da carga e principalmente minimi
zar o preço da central para a faixa de
100 a 200 terminais, de maior demanda
nas áreas rurais.
3.2. Estrutura
A estrutura foi dimensionada para um Fig. 5 — Lay-out para 1000 terminais em dois "containers". Notar corredor de acoplamento.
Na parte inferior da figura o módulo inicial para 200 terminais e na superior o módulo de amplia
peso total (inclusive próprio "contai
çao até capacidade fina! de 1000 terminais.
ner") de 20 toneladas, embora o equi
pamento comutador e "container" to
talizem 9 toneladas. A estrutura em
forma de gaiola monobloco construída
em perfis e chapas de aço soldadas,
permite, através dos pontos de sus
pensão padrões de "containers" de
carga, a suspensão de toda a central
por cabos de aço ou por dispositivos
de carga em caminhões (figura 6).
3.3. Paredes e tetos
As paredes e tetos são construídos de
painéis de compensado naval de 20
mm, revestido na face externa por
uma camada de 2 mm de fibra de vidro
de cor branca. Na face interna há uma
camada isolante de 30 mm de espessu
ra de poliuretano, seguindo o acaba
mento em painéis de aglomerado de Fig. 6 — Central transportável sobre carreta rodoviária. Notar os dispositivos telescópicos jâ fi
xados nas quatro arestas para iniciar a descarga.
madeira esmaltada em cinza claro.
3.4. Comportamento térmico a temperatura dentro do "Container", calor durante o dia e a perda do cater
durante o inverno, permaneça acima do equipamento durante a noite.
Os dois problemas principais de cen do ponto de orvalho. Sendo a curva de 1 ¦
trais comutadoras em "container" são insolação aproximadamente análoga à A massa do equipamento e cabos de- :
o seu transporte (incluindo carga-des- dissipação do equipamento (tráfego sempenha papel regulador preponde- j
carga) e as exigências climáticas do praticamente nulo nas noites e m a rante, aborvendo e acumulando o ca- ¦
equipamento. drugadas) há necessidade de impedir o lor dissipado nas horas de tráfego para
resfriamento excessivo da central. manter o ambiente aquecido durante a
Para evitar o fenômeno da condensa Assim, as paredes isolantes têm finali noite. A
ção do vapor d'água é necessário que dade dupla de evitar a penetração do