Page 10420 - Revista Telebrasil
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terminar facilmente novas proje incertezas e inserir desvios, os caracterizem e quantifiquem sua
ções. quais influenciam os resultados evolução. Essas grandezas devem
principais da empresa. ser claramente definidas e mensu
A presente exposição pretende ráveis.
prestar uma contribuição nesse 2 Processo de Planejamento
sentido, apresentando um modelo Além disto, a quantidade de indica
de planejamento global simples, Genericamente, o proceso de pla dores em cada área de resultado
que através de relações matemáti nejamento numa empresa segue deve ser mínima, de modo a permi
cas elementares, permita avaliar as etapas seguintes: tir que o adm inistrador po$sa
acompanhar sua evolução e pro
ceder às análises e avaliações de
forma organizada, sistemática e
eficaz.
Na TELEPAR, até o momento, fo
l ram determ inados indicadores
para as quatro primeiras áreas de
resultado, como segue:
§
r
-
PC A — Satisfação dos usuários
- Caracterizada por:
i A.1 — Atendim ento da demanda
I urbana
r
ASSINANTES
*
tf DEMANDA URBANA
A. 2 — Qualidade de serviço
RECLAM AÇÕES POR MÊS
ASSINANTES
O preço dos serviços também po
deria ser relacionado como uma
grandeza através da qual se pode
avaliar a satisfação dos usuários,
PLANEJAMENTO porém a empresa não atua direta
mente sobre essa grandeza.
REALIDADE
B — Produtividade
Caracterizada por:
B. 1 — Empregados por 1000 termi
nais
PESSOAL EMPREGADO X 1000
TERM INAIS INSTALADOS
(ACUMULADO)
N
B.2 — Renda operacional por em
pregado
3 — Estabelecimento das Variá 3 — Rentabilidade
veis-Resultado do Modelo 4 — Recursos financeiros RENDA OPERACIONAL
5 — Recursos materiais
Para o desenvolvimento do modelo 6 — Inovação PESSOAL EMPREGADO
propriamente dito, é necessário 7 — Desempenho e desenvolvi
definir as áreas de eficácia dentro mento de gerentes B.3 — Imobilizado em sen/iço por
das quais poderão ser estabeleci 8 — Desempenho e atitudes dos empregado
das variáveis-resultado. É comum' empregados
aceitar-se para este fim as seguin 9 — Responsabilidade pública ATIVO FIXO EM SERVIÇO
tes áreas de eficácia ou resultado: PESSOAL EMPREGADO"
Em seguida, identificam-se gran
1 — Satisfação dos usuários dezas representativas ou indicado B.4 — Valor adicionado por empre-
2 — Produtividade res destas áreas de resultado que aado