Page 29 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1974
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da  soberania, inclusive  o Artigo  19  da Declara­ te,  impõe-se  como  fundamental  o problema  de
     ção Universal dos Direitos do Homem, o de “re­  sua  regulamentação  internacional, ainda  sequer
     ceber  e  transmitir,  sem  considerações  de  fron­ por esboçar-se.  A tentação do uso de um instru­
     teiras,  as  informações  e  idéias  por  qualquer  mento  que  comunique  diretamente  com a pla­
     meio de expressão que exista”.           téia  mundial,  oferece  inclusive  o  risco  de  au­
                                              mentar  os  desníveis econômicos e  sociais entre
     ESTRATÉGIA BRASILEIRA                    Estados,  o  que  é  a  preocupação  da UNCTAD.
      Descrevendo  a constituição da Intelsat, de natu­ Considerando  óbvios  os  efeitos  positivos  da
     reza  privada  e  com  fins  lucrativos,  da  qual  os  transmissão  direta  de  TV via satélite,  o profes­
      Estados Unidos participam  com 40% e  o  Brasil  sor Ramalhete  passou a enumerar  os aspectos e
      é  cotista associado e um dos maiores usuários, e  efeitos  negativos  do  fato  de  um  Estado  vir  a
      a Intersputinik,  que  une  o  bloco  comunista,  o  difundir programas destinados a outros.
      conferencista  aconselhou  a  elaboração  de  uma
     estratégia brasileira no domínio do espaço.  -   Analistas  políticos  advertem  sobre  a  facul­
                                              dade  de dominação assim instrumentada. Desta­
      — Em política exterior, tem havido um só cami­ cam  os fins  da propaganda intervencionista, ve­
      nho  para  o êxito  de  um  Estado em  ascensão: é  lada  ou  ostensiva, influindo na opinião nacional
      concebê-lo  como  centro  do mundo  para, deste  e  provindo  de  centros  de  decisão  exteriores  a
      ângulo,  explorar  as  potencialidades  da  ação  -   seu  território.  Os  europeus  logo  identificaram
      lembrou.                                estes riscos do  sistema  global, sem o instrumen­
      -  Na esfera  da TV de recepção direta via satéli­ to de um sistema regional, que fosse deles.




         Parecia loucura!                                    Nacional  de  Telecomunica­
                                                             ções,  também  criado  em
                                                             1967.  Diante  da  pobreza  das
         O  Código  Brasileiro  de  Tele­  fugiam  à  competência.  Suas   comunicações  de  longa  dis­
         comunicações,  aprovado  pelo   resoluções  eram  apenas  um   tância  que  o  País  ostentava,
         Congresso em 1962, era o ins­  paliativo  para  o  problema le­  os  planos  da  Embratel  pare­
         trumento  básico  de  ação  go­  gal, cuja fiscalização na  práti­  ciam  extremamente  ambicio­
         vernamental.  Mas o Brasil não   ca  cabia ao Dentei — Departa­  sos e sofisticados: microondas
         dispunha  de  uma  política na­  mento Nacional de Telecomu­  entre todas as capitais de uni­
         cional para o setor. As empre­  nicações.           dades  da  Federação,  implan­
         sas  se  descapitalizavam,  sem                     tação  da  discagem  direta  à
         recursos  sequer  para a  manu­  A  Constituição  de  1967  foi   distância  (DDD),  integração
         tenção  dos  padrões  mínimos   ao  âmago do problema ao es­  ao  sistema  internacional  via-
         dos  serviços.  As  tarifas  eram   tabelecer  a  competência  da   satélite,  tráfego  nacional  de
         irrealistas,  como  herança  de   União  na  concessão de  todos   televisão,  padrões  de  serviço
         anos de inconsciência e dema­  os serviços públicos de teleco­  de  alta  qualidade  e  elevada
         gogia.  As concessões para ser­  municações.  O  Decreto-lei   confiabilidade  — tudo isso so­
         viços  telefônicos, segundo es­  200 (da  Reforma Administra­  mado às  distâncias brasileiras.
         tabelecia  a  Constituição  de   tiva),  do  presidente  Castelo   Alguns  técnicos japoneses,  ao
         1946,  eram  atribuições  de   Branco,  previu  — entre tantas   examinarem os planos do Sis­
         prefeituras.  Não  havia  plane­  outras  providências  —  a  cria­  tema  Básico da Embratel, que
         jamento  regional.  As  expan­  ção  do  Ministério  das Comu­  incluíam  a  conclusão  de  um
         sões  encontravam  obstáculos   nicações.  E  a  nova  Pasta  se   total  de  16.100  quilômetros
         legais,  financeiros,  técnicos,   instalou  a  15  de  março  de   de  rotas de  microondas em 4
         humanos e industriais.    1967.  Com  as  dificuldades   anos,  exclamaram:  “Vocês
                                   iniciais  de  recrutamento  de   são uns loucos”. Em 1972, es- -
         Até então, o Contei -  Conse­  especialistas,  a  limitação  de   tava tudo concluído.  Um dos
         lho  Nacional  de  Telecomuni­  recursos,  a  insuficiência  até   japoneses  que  retomou  ao
         cações,  organismo  criado  em   de  informações e estatísticas,   Brasil,  para  verificar  a  situa­
         decorrência  do  código  de                         ção  dos planos,  pediu  uma  li­
          1962, procurava o fio-de-mea-   os primeiros tempos do Minis­  gação  de  São  Paulo  para Tó­
          da no emaranhado das comu­  tério  das  Comunicações  fo­  quio  e  falou  com  sua  esposa
          nicações,  depois  que  recebeu   ram na verdade duros.  depois de 4 minutos. Sua úni­
          essa  incumbência  de  outros   O  trabalho  de grande expres­  ca  observação  após  o  teste:
          departam entos  do  antigo   são era iniciado pela Embratel,   “ Vocês  são  uns  loucos
          DCT.  Como  Conselho,  o   com  os  recursos  do  Fundo  mesmo”.
          Contei não  poderia assumir o
          comando de soluções que lhe                  (transcrito  do  Estado  de  São  Paulo)
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