Page 39 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
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Atravessando as
turbulências
Até hoje muito se escreveu sobre as turbulências em que tentam
sobreviver as empresas de telecomunicações, mas o foco deve ser
mudado para como essas organizações podem atravessá-las e recuperar
a rentabilidade e produtividade que tinham não faz muito tempo.
Gustavo da Rocha Lima e Daniel Dapuza
O s novos modelos de negó Ameaças e oportunidades não faltam. cisam avaliar onde e como irão ope
A mobilização do segmento empre
rar na emergente cadeia de valor des
cios para as operadoras de
sarial é mna grande oportunidade para
se segmento. Podem optar por mn po
telecomunicações móveis,
voltadas para os mercados de consu os próximos anos. sicionamento de Vida Móvel, combi
mo e corporativo, têm potencial para Segundo o relatório, apenas na nando tudo, das compras e sistemas
acabar com o atual mal-estar e estimu Europa o mercado corporativo de ser de pequenos pagamentos à gestão de
lar um novo crescimento em áreas- viços de TI e telecomunicações po direitos digitais e compartilhamento
chave desse dinâmico setor. O simples derá alcançar € 161 bilhões até 2005. de transações; Parceiro Preferen
fato de tentar fazer melhor, mantendo As operadoras de celulares poderão cial Móvel, revendendo serviços de
o atual modelo de negócios, não irá ter sucesso nesse segmento optando terceiros além dos próprios, utili
restaurara saúde financeira, a credibi por mna das seguintes alternativas es zando conteúdo e aplicativos dos
lidade e a força dessas oiganizações; tratégicas: tomar-se mn atacadista de primeiros para estimular a demanda;
faz-se necessária mna transformação capacidade para outros e ainda Operações Wire-
"Faz-se
profunda dos negócios, com um enfo agentes; tomar-se mn par less, atuando como ataca
necessária
que renovado no cliente e em parcerias. ceiro preferencial, ofere dista de veiculação de
uma
Apesar dos 10% de crescimento cendo integração de redes dados móveis, investindo
transformação
do setor alcançado no ano 2000 já ser e conectividade básica; e em capacidades múltiplas
profunda dos
mna lembrança distante, segundo o úl adquirir capacidades de de rede para estimular o
negócios,
timo relatório divulgado pela IBM integração completa de uso de seus serviços.
com um enfoque
Business Consulting Services, a sistemas para competir Portanto, as operado
renovado no
previsão é de que, até 2006, só será em todas as dimensões do ras deverão enfocar cuida
cliente
possível obter mn crescimento de 2% mercado corporativo. Isso dosamente o (s) segmen
e em parcerias".
ao ano por meio de profundas mudan é particularmente crítico, to (s) certo (s) e assimilar
ças na fonna como as telcos condu porque, de acordo com mna pesquisa princípios fundamentais, buscando a
zem seus negócios, tomando-se mais da própria IBM Business Consulting definição de serviços baseados no
adaptáveis, eficientes e flexíveis - e, Services, 60% dos entrevistados cliente e não em tecnologia, enfocan
em última análise, recuperar níveis de estariam dispostos a procurar mna do serviço e inovação; além de culti
satisfação do cliente, a fidelidade e o em presa de tecnologia ou uma var parcerias estratégicas; dedicar-se
tão necessário valor do acionista. consultoria de serviços móveis de a processos de desenvolvimento de
dados, enquanto apenas 10% procu novos produtos e terceirizar compe
Mobilização empresarial rariam mna operadora de celular. Isto tências acessórias, sempre que pos
Até 2006, a maioria dos modelos evidencia o desafio enfrentado por sível. Somente desta fonna poderão
de negócios móveis combinará ser essas operadoras para conseguirem sobreviver às turbulências do setor.
viços de varejo e atacado, motivados mna fatia desse mercado lucrativo e Gustavo da Rocha Lima e Daniel Dapuza
pelos emergentes serviços móveis de em expansão. são consultores especialistas na indústria
de telecomunicações da IBM Business
dados, mais rápidos e confiáveis. Paralelamente, as operadoras pre Consulting Services.