Page 39 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
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Atravessando as


               turbulências




               Até hoje muito se escreveu sobre as turbulências em que tentam
               sobreviver as empresas de telecomunicações, mas o foco deve ser
               mudado para como essas organizações podem atravessá-las e recuperar
               a rentabilidade e produtividade que tinham não faz muito tempo.



                       Gustavo da Rocha Lima e Daniel Dapuza


                O      s  novos  modelos  de  negó­  Ameaças e oportunidades não faltam.   cisam avaliar onde e como irão ope­
                                               A  mobilização  do  segmento  empre­
                                                                               rar na emergente cadeia de valor des­
                       cios para as  operadoras de
                                               sarial é mna grande oportunidade para
                                                                               se segmento. Podem optar por mn po­
                       telecomunicações  móveis,
               voltadas para os mercados de consu­  os próximos anos.          sicionamento de Vida Móvel, combi­
               mo e corporativo, têm potencial para   Segundo  o  relatório,  apenas  na   nando tudo, das compras e sistemas
               acabar com o atual mal-estar e estimu­  Europa o mercado corporativo de ser­  de pequenos pagamentos à gestão de
               lar um novo  crescimento  em áreas-   viços  de  TI e  telecomunicações po­  direitos digitais e compartilhamento
               chave desse dinâmico setor. O simples   derá alcançar €  161 bilhões até 2005.   de  transações;  Parceiro Preferen­
               fato de tentar fazer melhor, mantendo   As  operadoras  de  celulares  poderão   cial Móvel, revendendo serviços de
               o  atual  modelo  de  negócios,  não  irá   ter sucesso nesse  segmento  optando   terceiros  além  dos  próprios,  utili­
               restaurara saúde financeira, a credibi­  por mna das seguintes alternativas es­  zando  conteúdo  e  aplicativos  dos
               lidade e a força dessas oiganizações;   tratégicas: tomar-se mn atacadista de   primeiros para estimular a demanda;
               faz-se necessária mna transformação   capacidade  para  outros           e ainda Operações Wire-
                                                                          "Faz-se
               profunda dos negócios, com um enfo­  agentes; tomar-se mn par­           less, atuando como ataca­
                                                                         necessária
               que renovado no cliente e em parcerias.  ceiro preferencial,  ofere­     dista  de  veiculação  de
                                                                            uma
                  Apesar dos  10% de  crescimento   cendo integração de redes           dados móveis, investindo
                                                                       transformação
               do setor alcançado no ano 2000 já ser   e conectividade básica; e        em capacidades múltiplas
                                                                       profunda dos
               mna lembrança distante, segundo o úl­  adquirir  capacidades  de         de  rede  para  estimular o
                                                                         negócios,
               timo  relatório  divulgado  pela  IBM   integração  completa  de         uso de seus serviços.
                                                                      com  um enfoque
               Business  Consulting  Services,  a   sistemas  para  competir               Portanto,  as  operado­
                                                                        renovado no
               previsão  é de que,  até 2006,  só  será   em todas as dimensões do      ras deverão enfocar cuida­
                                                                           cliente
               possível obter mn crescimento de 2%   mercado corporativo. Isso          dosamente o  (s)  segmen­
                                                                      e em parcerias".
               ao ano por meio de profundas mudan­  é particularmente crítico,          to (s) certo (s) e assimilar
               ças na fonna como as telcos condu­  porque, de acordo com mna pesquisa   princípios fundamentais, buscando a
               zem seus negócios, tomando-se mais   da própria IBM Business Consulting   definição  de  serviços  baseados  no
               adaptáveis, eficientes e flexíveis -  e,   Services,  60%  dos  entrevistados   cliente e não em tecnologia, enfocan­
               em última análise, recuperar níveis de   estariam  dispostos  a  procurar mna   do serviço e inovação; além de culti­
               satisfação do cliente, a fidelidade e o   em presa  de  tecnologia  ou  uma   var parcerias estratégicas; dedicar-se
               tão necessário valor do acionista.  consultoria  de  serviços  móveis  de   a  processos  de  desenvolvimento  de
                                               dados,  enquanto  apenas  10% procu­  novos produtos e terceirizar compe­
                  Mobilização empresarial      rariam mna operadora de celular. Isto   tências  acessórias,  sempre  que  pos­
                  Até 2006, a maioria dos modelos   evidencia  o  desafio  enfrentado  por   sível.  Somente  desta fonna poderão
               de  negócios  móveis  combinará  ser­  essas  operadoras  para  conseguirem   sobreviver às turbulências do setor.
               viços de varejo e atacado, motivados   mna fatia desse mercado lucrativo  e   Gustavo da Rocha Lima e Daniel Dapuza
               pelos emergentes serviços móveis de   em expansão.              são consultores especialistas na indústria
                                                                               de telecomunicações da IBM Business
               dados,  mais  rápidos  e  confiáveis.  Paralelamente, as operadoras pre­  Consulting Services.
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