Page 50 - Telebrasil - Março/Abril 2003
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            Minicom versus Anatel:



            Um conflito institucional ou



            simples disputa de poder?





            Essa queda de braço entre o ministro das Comunicações e o
            presidente da Anatel nos remete a uma análise mais aprofundada
            da história recente do setor de telecomunicações.



                    Arolde de Oliveira

                    anacronismo instituído na  competição  entre  os  serviços  de  sem  competência  sobre  a  admi-
                    Constituição de 1988 para  mesma natureza. Todas as metas e  nistração das freqüências radioelé-
            O o setor, monopólio estatal,   atividades  previstas  têm  sido  tricas, nem sobre os serviços de tele-
            foi corrigido a partir de 1994, sob o  cumpridas de acordo com os cro-  comunicações, que estão no elenco
            comando lúcido e competente do en-  nogramas programados, e os desvios  das atribuições da Anatel. O ministro,
            tão ministro Sérgio Motta. Além dos  eventuais, e naturais, são corrigidos  ao assumir, percebeu a realidade e
            atributos de competitividade, univer-  adequada e oportunamente.  começou  a  buscar  caminhos  para
            salidade, interconectividade e quali-  Como o nosso ministro das Co-  comandar as telecomunicações, e não
            dade, o modelo operacional privado  municações tem declarado, textual-  os encontrará porque a Anatel não é
            das telecomunicações, idealizado pelo  mente, que reconhece a legalidade  órgão de Governo, é um órgão de Es-
            falecido ministro, previa a extinção do  institucional da Anatel, e que não  tado, subordinado ao chefe de Estado,
            Ministério das Comunicações com a  pretende tentar nenhum Projeto de  portanto, ao presidente da República.
            criação da Anatel e, num horizonte  Lei  ou  Medida  Provisória  para  Cabe  ao  presidente  da  República
            mais à frente, até extra-                   modificar  o  marco  estabelecer as políticas de teleco-
            polando sua área de com-                    regulatório  das  tele-  municações, normalmente preparadas
                                    “O conflito existe
            petência, a criação de um                   comunicações,  con-  pelo ministro das Comunicações. Por-
                                      porque a Lei
            Ministério da Infra-estru-                  clui-se que o modelo  tanto, o conflito – ministro/presidente
            tura, sob o qual seriam co-  Geral dos      do  ministro  Sérgio  da Anatel – se existe, não é insti-
            ordenadas todas as agên-  Serviços de       Motta  não  está  em  tucional, é de poder, de quem manda.
            cias pertinentes.       Comunicação de      questão. Isto é muito  Essa situação já aconteceu antes.
               Infelizmente o Serjão,  Massa não foi    bom  para  o  setor  e  Um bom projeto para o atual ministro,
            como era carinhosamente                     melhor ainda para os  dentro da onda das reformas propostas
                                   promulgada, nem
            chamado, deixou seu pro-                    brasileiros, que são os  pelo Governo, é enviar ao Congresso
                                    sequer elaborada
            jeto  global  inconcluso,                   beneficiários do siste-  a Lei Geral dos Serviços de Comuni-
                                       pelo Poder
            porém, o modelo para as                     ma privatizado bem-  cação de Massa, que, uma vez apro-
            telecomunicações foi im-   Executivo”.      sucedido que aí está.  vado, permitirá a extinção do Minis-
            plantado de forma irre-                        A razão do confli-  tério das Comunicações, com grande
            versível para ser consolidado em um  to, na verdade, reside no fato de que a  economia para os cofres públicos e o
            prazo de 10 anos, até 2005. Um de-  Lei Geral dos Serviços de Comu-  fim definitivo dos conflitos.
            talhado planejamento foi aprovado,  nicação de Massa não foi promulgada,
            com índices de desempenho numé-  nem  sequer  elaborada  pelo  Poder
                                                                             Arolde de Oliveira é deputado federal (PFL-
            ricos e qualitativos para todos os ser-  Executivo, portanto, os serviços de ra-  RJ), foi titular da Comissão Especial de
                                                                             Serviços de Telecomunicações e presidente
            viços, além da modelagem das con-  diodifusão permaneceram no Minis-
                                                                             da Comissão Permanente de Ciência &
            cessões para o contínuo aumento de  tério das Comunicações esvaziado e  Tecnologia, Comunicação e Informática.


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