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EVENTOS
Ecos da 13ª Telexpo
oram quatro dias, de 25 a 28
de março, com 150 mil visi-
Ftantes e 2 mil congressistas de
um setor representativo de 5% do PIB
o
brasileiro. Sob o símbolo 13 , a mos-
tra teve 25% menos área de estandes
do que em 2002 e seu início coincidiu
com o quinto dia da guerra no Iraque.
Três aspectos marcaram a Telexpo
2003, Feira e Congresso, promovida
pela Advanstar Editora e Comunica-
ções: continua inserida no calendário
anual de eventos do setor; sofreu com
a desaceleração das telecomunica-
ções, refletida em menor área total de
Congresso com mesas-redondas de empresários e Governo
estandes; e teve marcante presença
norte-americana, seguida dos euro- Na Telexpo 2003, discutiu-se a idéia –, formaram a mostra.
peus e asiáticos, com os brasileiros, migração do sem fio para a terceira Se tamanho é documento, as gran-
tecnologicamente, minoritários. geração 3G; as tecnologias GSM des metragens foram investidas pela
(União Européia) e CDMA (EUA); a 3COM, Avaya, Brasil Telecom, Cis-
Congresso Internet, se pública ou privada; as re- co, Compugraph, Huawei, InfraNav,
No mundo das idéias, o Congres- des de nova geração (NGN); o papel Intelbrás Intracomp, Extreme, LG,
so abrigou 400 palestrantes sob o foco das agências reguladoras, empresas de Motorola, Nokia, Nortel, Siemens,
“empresa ágil em tempo real”. “As consultoria e organismos de pesquisa; Tekelec, Telefonica, Telesp Celular,
organizações precisam investir em e o uso da Tecnologia da Informação. TIM, Vésper, Wireless, Live e Wittel.
tecnologia para serem competitivas”, O Gartner Group trouxe a idéia de No vale tudo da Feira, utiliza-
ponderou Luiz Morais Rego, diretor do uma nova arquitetura empresarial. ram-se cores, slogans (50% em in-
Congresso da Advanstar. O ministro das Comunicações, glês), brindes (em ano de crise, só
Dos keynote speakers do Congres- Miro Teixeira, aproveitou a abertura para os eleitos), atrações pirotéc-
so, seis foram de empresas dos EUA da Telexpo para manter pressão po- nicas ou circenses (em queda este
(Bell Labs, Cisco Systems, Harward lítica sobre a Anatel. Esta, que reuniu ano), arquiteturas para os estandes
Business School, Intel, ITXC e Mi- seu Conselho Consultivo, em São (em estilo despojado, moderno) e
crosoft), uma do Canadá (Nortel), Paulo, optou, através de seu presiden- belas recepcionistas (para atrair e
uma do Japão (NTT DoCoMo) e uma te Luiz Schymura – por estilo pessoal não distrair o cliente).
da Europa (Siemens). e por estratégia institucional –, em não O trend deste ano, na Telexpo
acirrar o debate público. 2003, foram os bares grandes e pe-
quenos – dos ecológicos só com suco
Feira de frutas e café, aos mais completos,
Cerca de 300 a 400 com alcoóis, bebidas e tutti quanti.
expositores, dispostos Houve fila na Telefonica para assis-
nos quatro ambientes tir ao vídeo tridimensional do “Super
(branco, azul, vermelho e 15” e ganhar uma miniatura do herói,
verde) do Expo Center criado pela DM9. Em frente, numa
Norte e ordenados por grande tenda mourisca, a Telefonica
Dialogar com cliente, ponto alto da mostra (Huawei) temas afins – uma boa Celular adivinhava o seu futuro, com
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