Page 42 - Telebrasil - Março/Abril 2003
P. 42

EVENTOS



            Ecos da 13ª Telexpo








                  oram quatro dias, de 25 a 28
                  de março, com 150 mil visi-
            Ftantes e 2 mil congressistas de
            um setor representativo de 5% do PIB
                                   o
            brasileiro. Sob o símbolo 13 , a mos-
            tra teve 25% menos área de estandes
            do que em 2002 e seu início coincidiu
            com o quinto dia da guerra no Iraque.
               Três aspectos marcaram a Telexpo
            2003, Feira e Congresso, promovida
            pela Advanstar Editora e Comunica-
            ções: continua inserida no calendário
            anual de eventos do setor; sofreu com
            a desaceleração das telecomunica-
            ções, refletida em menor área total de
                                            Congresso com mesas-redondas de empresários e Governo
            estandes; e teve marcante presença
            norte-americana, seguida dos euro-  Na Telexpo 2003, discutiu-se a  idéia –, formaram a mostra.
            peus e asiáticos, com os brasileiros,  migração do sem fio para a terceira  Se tamanho é documento, as gran-
            tecnologicamente, minoritários.  geração  3G;  as  tecnologias  GSM  des metragens foram investidas pela
                                            (União Européia) e CDMA (EUA); a  3COM, Avaya, Brasil Telecom, Cis-
               Congresso                    Internet, se pública ou privada; as re-  co, Compugraph, Huawei, InfraNav,
               No mundo das idéias, o Congres-  des de nova geração (NGN); o papel  Intelbrás Intracomp, Extreme, LG,
            so abrigou 400 palestrantes sob o foco  das agências reguladoras, empresas de  Motorola, Nokia, Nortel, Siemens,
            “empresa ágil em tempo real”. “As  consultoria e organismos de pesquisa;  Tekelec, Telefonica, Telesp Celular,
            organizações precisam investir em  e o uso da Tecnologia da Informação.  TIM, Vésper, Wireless, Live e Wittel.
            tecnologia para serem competitivas”,  O Gartner Group trouxe a idéia de  No  vale  tudo  da  Feira, utiliza-
            ponderou Luiz Morais Rego, diretor do  uma nova arquitetura empresarial.  ram-se cores, slogans (50% em in-
            Congresso da Advanstar.            O ministro das Comunicações,  glês), brindes (em ano de crise, só
               Dos keynote speakers do Congres-  Miro Teixeira, aproveitou a abertura  para  os  eleitos),  atrações  pirotéc-
            so, seis foram de empresas dos EUA  da Telexpo para manter pressão po-  nicas ou circenses (em queda este
            (Bell Labs, Cisco Systems, Harward  lítica sobre a Anatel. Esta, que reuniu  ano), arquiteturas para os estandes
            Business School, Intel, ITXC e Mi-  seu Conselho Consultivo, em São  (em  estilo  despojado,  moderno)  e
            crosoft), uma do Canadá (Nortel),  Paulo, optou, através de seu presiden-  belas recepcionistas (para atrair e
            uma do Japão (NTT DoCoMo) e uma  te Luiz Schymura – por estilo pessoal  não distrair o cliente).
            da Europa (Siemens).            e por estratégia institucional –, em não  O trend deste ano, na Telexpo
                                                      acirrar o debate público.  2003, foram os bares grandes e pe-
                                                                             quenos – dos ecológicos só com suco
                                                      Feira                  de frutas e café, aos mais completos,
                                                         Cerca de 300 a 400  com alcoóis, bebidas e tutti quanti.
                                                      expositores,  dispostos  Houve fila na Telefonica para assis-
                                                      nos  quatro  ambientes  tir ao vídeo tridimensional do “Super
                                                      (branco, azul, vermelho e  15” e ganhar uma miniatura do herói,
                                                      verde)  do  Expo  Center  criado pela DM9. Em frente, numa
                                                      Norte  e  ordenados  por  grande tenda mourisca, a Telefonica
            Dialogar com cliente, ponto alto da mostra (Huawei)  temas  afins  –  uma  boa  Celular adivinhava o seu futuro, com



      42  TELEBRASIL • MARÇO/ABRIL 2003
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47