Page 31 - Telebrasil - Março/Abril 2003
P. 31

Negócios
               TIM deslanchou a grande ofensiva

                  Nas 10 áreas da telefonia radio-  A Telecom Itália Mo-
               celular acontecem a competição dos  bile – TIM –, em road-
               grupos ibérico, italiano, brasileiro e  show para clientes e cam-
               americo-mexicano, em nosso solo  panha de vendas para a
               brasileiro.                     força comercial, não es-
                  A modalidade do pré-pago apre-  banjou recursos para mar-
               senta limitações e as forças da oferta  car presença no mercado.
                                                                      A estratégia da TIM é uma só: Satisfazer o cliente
               se voltam para a conquista do mer-  A marca TIM Business,
               cado corporativo e das classes A e B.  utilizada para 4,5 milhões de acessos  No pacote “Nosso modo”, os mi-
               Surgem novas aplicações e novos ter-  corporativos na Itália, e para as opera-  nutos compartilhados dos celulares
               minais com telas maiores, Internet, jo-  doras TDMA no Brasil (mais de 600  corporativos são contabilizados em
               gos, musiquinhas e cardápios de toda  mil linhas corporativas) se volta para  conjunto e não por aparelho, e as
               a sorte para atrair clientes.   os 50 mil clientes corporativos GSM  ligações feitas para telefones locais
                                               que a operadora aqui possui.    não pagam. Até o fim do semestre, a
                                                  A TIM oferece os planos corpo-  TIM GSM estará em todos os estados
                                               rativos “Nosso Modo” e “Nosso Ti-  brasileiros.
                                               me”, respectivamente pós e pré-pa-  Como força direta de vendas, a
                                               gos, nos quais o preço por minuto é o  TIM Business conta com 60 gerentes
                                               mesmo nas ligações para telefones  de contas e 800 parceiros comercias
                                               móveis ou fixos de qualquer operado-  na fórmula TIM Business Partners. A
                                               ra. Ainda há o Blah, lançado em outu-  TIM oferece 30 modelos e aparelhos
                                               bro de 2001, no Rio de Janeiro, pela  GSM,  da  Nokia,  Siemens,  Sony
                                               TIM, voltado para a faixa jovem para  Ericsson,  Motorola,  Telit,  Sagem,
               Multimídia sem fio, uma realidade  competir com a Oi.           Audiovox e Gradiente.


               Negócios
                                                                 TELEmpresas
               APC lança PowerStruXure

                  A American Power Conversion – APC –, desde 1985  A TIW vendeu ao Opportunity, por US$ 70 milhões,
               no Brasil, lançou no Rio de Janeiro seu sistema Power-  participação no controle da Amazônia e Telemig Celular.
               StruXure para prover energia no break em aplicações de  A Nokia lançou um terminal veicular, padrão Tetra, para
               missão crítica – isto é, instalações cujos circuitos não po-  segurança pública. “Manaus abriga uma das 10 fábricas
               dem sofrer nenhuma interrupção –, como em data centers,  mundiais da empresa finlandesa”, explicou Fernando
               centros médicos e aplicações bancárias.            Terni, diretor-presidente.
                  A APC inaugurou, em 2002, uma fábrica em Alphaville
               (SP) e adquiriu a divisão no break da Asea Brown Bovery.  A Algar agora exerce 100% do controle da Engeredes
                                                                  Redes de Multimídia, com a benção da Anatel. O chair-
               Com sede em Rhode Island (EUA), a APC teve fatu-
                                                                  man do grupo, Luiz Garcia, sabe diversificar.
               ramento mundial, a dados de 2001, de US$ 1,43 bilhão. A
               empresa está na lista das 1000 mais da Revista Fortune.  A Promon Engenharia, criada em 1960, voltará a atuar
               No Brasil conta com 100 funcionários.              no exterior com foco no Oriente Médio. “É preciso di-
                  Helton Capella, gerente local de Marketing, explicou  versificar o risco”, disse o diretor-geral Elfer Albaneze.
               que o PowerStruXure é modular, distribuído e redundante
                                                                  A Medidata, há 26 anos no mercado, recebeu a cer-
               e cresce com o equipamento do cliente. O sistema utiliza
                                                                  tificação Gold Partner, literalmente parceiro de ouro,
               baterias gelatinosas e seladas, conversores estáticos e
                                                                  pela Cisco. “Estamos orgulhosos”, afirmou Jaques
               armários modulares e vem com capacidades de 2 Kva a 5
                                                                  Scvirer, presidente da integradora brasileira.
               Mw. “O custo final, ao término de 10 anos, equivale ao
               dos sistemas convencionais”, garantiu o executivo.


                                                                                             TELEBRASIL • MARÇO/ABRIL 2003  31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36