Page 35 - Telebrasil - Outubro/Novembro 2002
P. 35

Siemens vende mais                                               Nokia m elh o ra
                                                                               os  resu ltad o s
               PABX IP de médio porte                                                Nokia apresentou no terceiro
                                                                                A
                                                                                     trimestre deste ano melhores
                    Siemens aumentou de 44% para   da plataforma de comunicação Hicorn   resultados financeiros, se comparados
               A                                150 H pela família de produtos HiPatlr   vendas  líquidas  aumentaram  2%,
                                                                                    com o mesmo período de 2001.  As
                    53% sua participação no merca­
                   do de sistemas PABX de 33 a 128 ra­ 3000. Parte significativa desse cresci­
                   mais, considerado o middle-market, de  mento veio da venda de sistemas com   alcançando €  7.224 milhões, contra
               acordo com dados da Associação Bra­  Workpoints  IP  ou  que  possuem  en­  €  7.050 milhões em 2001, e o lucro
               sileira de Indústria Elétrica e Eletrônica   troncamento IP com outros sistemas   líquido cresceu para €  610 milhões,
               -  Abinee. Segundo a empresa, este cres­  (IP TrunMng). Os principais atrativos   tendo sido de €  186 milhões no mes­
               cimento  foi  impulsionado  principal­  para as corporações que desejam am­  mo período do ano passado.
               mente pelo bom desempenho no seg­  pliar os recursos da rede são a comu­  A  recuperação  da  Nokia  está
               mento de equipamentos que convergem   nicação aberta com interfaces padro­  vinculada  à  operação  com termi­
               dados e voz. A Siemens é otimista ern   nizadas e o grande número de facili­  nais móveis, já que a unidade vol­
               relação à a m  a de adoção de IP PABX   dades. Os equipamentos da base ins­  tada para as  redes  das  operadoras
               para  os  próximos  anos  e  aposta  no   talada, mais os recursos de VOIP (voz   de  telecomunicações  apresentou
               potencial de migração da base instalada   sobre  IP),  permitem a  convergência   resultados bem mais modestos.
               para equipamentos convergentes.  de voz e dados mesmo para empresas   As vendas de infra-estrutura ti­
                  -  O ciclo de vida do equipamento   que tenham sistemas antigos.  veram uma  redução de  7% no tri­
               gira ern tomo de seis anos e esta mi­  Existem facilidades  como  trans­  mestre, em relação a igual período
               gração permite a preservação dos in­  missão de videoconferência via ISDN,   de  2001,  e  considerados  os  nove
               vestimentos já feitos nas redes de tele­  sistemas cordless, call center, unified   primeiros  meses  de  2002  com  os
               comunicações -  avaliou João Amoldi.   messaging e  novos tenninais digitais   três  primeiros  trimestres  do  ano
               gerente de Produto da empresa.  fixos e  móveis, além de  tenninais IP   passado  a queda nas vendas  atin­
                  Ela  substiüriu a  comercialização  para computadores.        giram 20%.


                  Resultados & fatos


                 ¦ O presidente da Alcatel, Serge Tchuruk, afirmou que   milhões, com o lucro por ação de US$ 0,06 superando
                 o  mercado  de  telecomunicações  não  melhorará  em   em 20% algumas estimativas. As vendas para clientes
                 2003. “A imagem das telecomunicações é francamente   corporativos caíram 1,6% para US$ 6,7 bilhões no tri­
                 medíocre, estamos muito pessimistas. A questão é saber   mestre e as de telefonia de longa distância ao consumi­
                 o que acontecerá no ano que vem”. A Alcatel tem mais   dor recuaram 26% para US$ 2,8 bilhões.
                 de  70% de  suas vendas junto  a  operadoras  de  redes,
                 que,  segundo  Tchuruk.  a  longo  prazo  pode  ser  um   ¦  A  Lucent  e  a Brasil  Telecom fecharam  contrato
                 “novo mercado em crescimento”.                para ampliar a rede de banda larga da operadora que
                                                               prevê 500 mil portas ADSL em 2003 e  1  milhão em
                 ¦ A Somera Communications, que atua em prestação de   2004.  Atualmente, ela tem a segunda rede de banda
                 serviços de implantação de equipamentos de telecomu­  larga da América Latina, com mais de  130 mil aces­
                 nicações,  está iniciando  suas operações na América do   sos comercializados
                 Sul. A empresa foi fundada em 1995 e tem uma base mun­
                 dial de 1.100 clientes, oferecendo equipamentos e suporte   ¦  Com 18 anos de atividade, a Affair está entrando no
                 na implementação de redes e gerenciamento das mesmas.  mercado de call center oferecendo  soluções integrais
                                                               na área de  sistemas de gravação da Nice e da Thales.
                 ¦ No terceiro trimestre de 2002 a AT&T vendeu mun­  Líder no mercado de mesas de operações financeiras, a
                 dialmente US$  11,9 bilhões, 9% a menos do que igual   empresa sempre teve foco na área de telecomunicações
                 período do ano passado. O lucro líquido foi de US$ 207  e promete soluções customizadas.
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40