Page 38 - Telebrasil - Outubro/Novembro 2002
P. 38

ELEPANORAMA



            Negócios                                                         Conjuntura
            CRM e call centers são instrumentos                              Ciência analisa a
                                                                             corrupção
               O mercado de customerrelationship
            mcmagemet -  CRM -  e de Call Center,                              Para Bruno Speck, cientista social
            hoje de R$ 0.5 bilhão, daqui a dois anos                         alemão radicado no Brasil, o primeiro
            deverá chegar a R$ 2,6 bilhões.                                  passo contra a corrupção, fraude e su­
               Durante três dias, especialistas de                           borno é inseri-los na agenda política.
            empresas  tão  diversificadas  quanto                            Desde 1992, a corrupção passou a ser
            TAM  e  Gol  (transporte  aéreo),  Sky                           vista  como  geradora de  altos  custos
            (satélites),  Microsoft  (informática).                          econômicos -  desrompe o mercado -
            Saraiva (editora), BrasilPrevi (previ­                           .  sociais e políticos.  É preciso haver
                                             Uma das coordenadoras do evento
            dência  privada).  Lojas  Riachuelo                              uma  aliança  entre  os  setores  da  so­
            (varejo),  Telemig  Celular,  Vésper e   Gol,  o Contact Center é para “renta­  ciedade  civil  e  do  Governo  que  te­
            Brasil Telecom (prestadoras) e grupo   bilizar a interação”. A Brasil Telecom   nham interesse em seu combate.
            Pão de Açúcar,  dentre outros, discu­  acha que o CRM é para orientar toda a   A  corrupção  tem  origens  his­
            tiram cases de ferramental eletrônico   empresa como cliente.    tóricas,  mas  está  ligada  a  arranjos
            e  humano, aplicados na melhoria de   O  6a  Fórum  Anual  CRM  e  de   institucionais  que  perm item   que
            seus negócios.                   Contact  Centers,  organizado  pelo   alguns  setores  sejam  menos  fisca­
               A Microsoft,  desde  1999,  utiliza   ibc (150 eventos/ano no Brasil) com   lizados  que  outros.  Existem   até
            mundialmente  o  CRM  como  meto­  patrocínio  da  Consist  (CRM  analí­  incentivos para que eles assim se com­
            dologia de trabalho. Na Sky, o CRM é   tico)  e  da  ACS  (contact center  do   portem.  Para  saber mais.  ler as  516
            para “fidelizar” o cliente; na Bandei­  Grupo Algar), reuniu em São Paulo,   páginas  de  “Caminhos  da  Trans­
            rante Química para o “encantar”; e na  mais de  100 participantes.  parência”, Editora Unicamp.


            Glossário                         Várias                         Eventos
             previdenciário                                                  Ecos da  Futurecom
                                                 •  TV  Impacta,  sobre  teleco­
            ABET -  Associação Beneficentes dos   municações,  por ora.  só  em  São
            Empregados em Telecom; ABRAPP     Paulo (Canal 17, T114; quinta-fei­
            -  Associação Brasileira de Entidades   ra;  às  21h30min.),  com  Guido
            de Previdência Privada; ANAPAR -    Orlando, do IDG. TELEBRASIL
            Associação Nacional dos Participantes   TV poderá voltar.
            dos  Fundos  de  Pensão;  ANAPP  -    •  No  Brasil,  o  índice  de pro­
            Associação  Nacional de Previdência   dutividade é de  1.200  linhas por   Apreciando a abertura
            Privada (abertas); APAS -  Associação   empregado, três vezes melhor que
            dos Participantes da Sistel; ASASTEL  na Europa.  Já  a rentabilidade  de
            -  Associação dos Assistidos da Telos;   4,5% é abaixo do custo de capital.
            FENAPAS -  Federação Nacional das    • Qual é a diferença entre Ser­
            APAS;  SINDAPP  -   Sindicato  Na­  viço de Telefonia Fixo Comutado
            cional de Entidades Fechadas de Pre­  (STFC), Serviço de Comunicação
            vidência  Privada;  SINTTEL -   Sin­  Multimídia  (SCM)  e  radiodifu­
                                                                             M icroeletrônica não virá já
            dicato dos Trabalhadores em Teleco­  são?  No  STFC,  o  terminal,  em
            municações; SISTEL-Fundação Sis­  qualquer residência,  está  conec­
            tel  de  Segurança  Social  (1978);   tado à rede pública; no SCM, ele
            SUSEP -  Superintendência de Segu­  é  restrito  à  rede  da  empresa  e  o
            ros  Privados;  TELOS  -   Fundação   terminal não tem numeração pú­
            Embratel de Seguridade Social (1975);   blica;  e  na  radiodifusão,  a  co­
            e POSTALIS -  Instituto de Segurida­  municação é ponto-multiponto.
                                                                             M otivando os RHs na  Brasil  Telecom
            de Social dos Correios e Telégrafos.
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43