Page 54 - Telebrasil - Abril/Maio 2002
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E-commerce:
           AT&T aposta em IP                                                           U S $   2 , 1   bilhões

                                                                                              no  País
           corporativo                                                               O comércio eletrônico no Brasil já dei­
                                                                                   xou  de engatinhar  e movimentou cerca
                                                                                   de US$ 2,1 bilhões  no ano passado.  O
            De olho no aumento pela deman­                                         resultado foi aferido através de um estu­
          da  por  soluções  IP  no  B rasil,  a                                   do da Fundação Getúlio Vargas -  SP, que
          AT& T Latin America criou o  pro­                                        revelou ainda que, do total, US$  1,6 bi­
          jeto “Comunidades”, que consiste em                                      lhão  circularam  entre empresas  (B2B),
          oferecer ao mesmo tempo serviços de                                      enquanto os US$ 500 milhões restantes
          conexão,  conteúdo  e  aplicações  IP                                    advieram  de vendas para consumidores
          para o mercado corporativo, especi­                                      (B2C). Os valores representam, respec­
          almente  às  pequenas  e  médias  em­                                    tivamente, 1,18% e 0,35% do total movi­
          presas. Entre os parceiros da AT& T                                      mentado nos dois segmentos e tendem a
          na  empreitada  estão  a  ADP  Syste­                                    apresentar  crescimento  expressivo,  de
          ms, que atua na área de recursos hu­                                     acordo com Alberto Luiz Albertini, co­
          manos; a Eversystems, criadora de aplicativos para o setor financeiro; e a A gên­  ordenador da análise e professor da FGV.
          cia Reuters, fornecedora de conteúdo. A  proposta inclui  ainda um programa   “Os índices podem parecer pequenos, se
     >r                                                                            olhados isoladamente, mas representam
     LD   de cursos para ajudar os clientes a lidarem com a tecnologia, realizado a partir
          de abril, através de um acordo com aTelecon Consultoria. “Esperamos, assim,   grande avanço. O perfil dos investidores
      ASI  L/a  b  ri  L -  maio  presidente da AT& T Latin America no Brasil. Apesar de não revelar o valor   so, de olho no retorno”, avaliou Albertini.
                                                                                   é que mudou e tende a ser mais cautelo­
          combater um dos principais entraves à expansão do IP, que é a falta de conhe­
          cimento sobre a tecnologia e sua aplicabilidade prática”, explicou Carlos André,
                                                                                   Os produtos mais negociados foram ma­
          investido  no  “Comunidades”,  a  A T& T  Latin  Am erica  apresenta  números
      TE  LE  B  R   estimulantes sobre sua presença na região: o faturamento no continente cres­  teriais de escritório, passagens aéreas, su­
                                                                                   primentos e equipamentos de tecnologia
                                                                                   da informação. A pesquisa foi realizada
          ceu  69%  em  dólares  em  2001.  Os  investimentos  previstos  na  região  são  de
                                                                                   entre 310 empresas dos segmentos indus­
          US$  100 milhões este ano, cerca de 30% deste total aplicado no Brasil. “Que­
                                                                                   trial — o que mais utilizou o e-commerce ,
          remos  ampliar este percentual para 50%”, observou  Carlos André. Paralela­
                                                                                   comercial e de serviços. Também segun­
          mente, a A T& T pleiteia junto à Anatei autorização para operar telefonia lo­
                                                                                   do Albertini, o caminho para a evolução
          cal corporativa em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo H ori­
                                                                                   do comércio eletrônico  no  Brasil  passa
          zonte,  Curitiba  e  Porto  Alegre,  além  de  prestar  serviços  de  longa  distância
                                                                                   pela integração entre os processos inter­
          nacional e  internacional  nas cidades citadas.
                                                                                   nos e externos das  empresas, até  agora
                                                                                   relativamente raro no País.
           — Notebook
             ¦ Uma parceria para o  mercado  de  terceira geração  wireless foi  anunciada, em  abril, pela  Siemens  e Motorola.  Pelo
            acordo, a partir do  quarto  trimestre deste ano a Motorola começaria a fornecer à Siemens handsets compatíveis  com  a
            platafoma i.300 (3G UMTS). A aliança deve encontrar rivais de peso, como a Nokia, a Samsung e a jo in t venture Sony
            Ericsson  Mobile  Communications.
             a A Tnext, subsidiária do grupo Telemar para a área de dados, inaugurou em março seu data center em Tamboré (SP). A
            unidade, que exigiu investimentos de R$ 20 milhões em equipamentos, marca a entrada “de fato” da empresa no mercado, dez
            meses após ter sido criada. Conforme Fábio Costa, diretor de Operações da Tnext, o data center já conta com  15 clientes.
             a A Promon IP fechou acordo com a norte-americana Aspect para distribuir soluções de hardware e software para contact
            centers. Pelo contrato, a Promon IP cuidará da integração das plataformas da Aspect ligadas à infra-estrutura de  equipa­
            mentos e aplicativos. Para Pedro Ripper, diretor-geral da Promon IP, a aliança pode render um aumento de R$ 4 milhões*
            no faturamento  da empresa.
             b O  provedor  de  acesso  Net  Site, de  Ribeirão  Preto  (SP), teve  56% de  seu  capital  adquiridos  pela Algar. A direção  da
            empresa explicou que a compra, de valor não-divulgado, foi motivada principalmente pela localização estratégica da região e
            pelo fato de que algumas cidades da área de atuação da CTBC já utilizavam os serviços da Net Site, que conta com cerca de
            40 mil clientes.
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