Page 6 - Telebrasil - Março 2002
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TB - Por quê? tante para poder se construir. Você é do um bom serviço. Isto não significa man
Falco - Porque o cliente perde e o dis tamanho do seu sonho. Quando você so dar mensagenzinha avisando que tem
tribuidor também. O varejista quer trá nha pouco, você cresce pouco. O esforço promoção. Isto também vale, mas você não
fego em sua loja e ticket médio, pouco é sempre diferente. vê trabalho de educação para lidar com
importa se consegue isto vendendo fral dados em wireless, não há esforço no sen
da ou sapatos. Se alguém chegar e dizer T B -A Oi, a começar pelo nome, passa uma tido tutorial de como se tira mais conforto.
a ele que pode vender um produto mas idéia de informalidade, característica que O que se vê no mercado é a preocupação
não pode vender o outro, ele logo vai de certo modo também écomum à TAM... em vender um telefone para você falar
querer saber o porquê. O utra barreira Falco — Sim, pois o mundo é informal. A muito e pagar uma conta alta. Não é ilegí
que colocaram foi o não-compartilha coisa que me dava mais prazer era olhar timo. No entanto, o que foi lançado de
mento de torres. E preciso ter cabeça novo nòs últimos três anos?
aberta para entender que a disputa é
no serviço, não na antena ou no ponto TB — Tivemos o W A P , por exemplo...
de venda. Muitas operadoras da Banda “0 que foi Falco - Que não foi bem desenvolvido,
A já abriram a cabeça, estando neste talvez não fosse um bom produto... Po
momento falando em colocation, “rachar” lançado de rém, o insucesso deveria ter trazido algu
torre, diminuir custo de operação. ma oportunidade. Se venderam o WAP e
depois viu-se que não era tão legal, não
TB - Que grau de compartilhamento a Oi novo nos dá pra dizer só: “ah, então esquece”. Nós,
está conseguindo? no caso, temos tecnologias melhores, como
Falco - Das nossas 1.500 torres, temos últimos três o GPRS. Mas, de qualquer forma, tem de
perto de 900 compartilhadas. Lamento haver um esforço sobre como usar os re
não ter as outras 600, mas estamos con cursos para mudar a vida das pessoas.
versando com várias empresas, como a anos?”
ATL, que era contra o compartilhamen TB - Vocês anunciaram uma meta de 15%
to por definição. Queremos compartilhar de clientes pré-pagos e 85%pós. Como con
torres com a ATL nas estradas. seguir isto, numa época em que 98% dos
os gringos nos nossos aviões e falar: nun novos clientes de telefonia optam pelo pré-
TB - Como foi sua entrada para a Oi, ca voei por uma empresa assim nos Esta pago?
depois de tantos anos na TAM? dos Unidos nem na Europa. Isto é Brasil Falco - Nós vamos sobreviver com dois ti
Falco - Eu estava numa posição de muita construído por brasileiros. pos de clientes. O primeiro é o novo usuá
visibilidade, sempre tive muitos convites. rio. Neste aspecto, estamos exatamente no
Achei que tinha terminado minha tarefa TB - Que lembranças marcantes você tem mesmo barco dos concorrentes, disputan
por lá e a opção de atuar em telecomunica daquele período? do clientes com ARPU (receita média por
ções me pareceu muito interessante. E uma Falco - São várias. Tivemos todos os ti usuário) mais baixo. O outro grupo é for
boa briga e me considero um bom guerrei pos de desafios: criar novas rotas, formar mado por aqueles clientes de ARPU mais
ro. Outra coisa que me animou foi o fato de novas frotas, entrar no mercado interna alto, que vamos tentar roubar das opera
continuar trabalhando com brasileiros. Não cional, superar os acidentes aéreos... Co doras atuais. Eles vão tentar retê-los, e as
que eu não trabalharia para estrangeiros; meçamos com pouquíssima estrutura e sim é o jogo da competição. Quem já opera
podendo escolher, eu prefiro brasileiros ganhamos todos os prêmios possíveis e tem esta vantagem de entrar num merca
construindo o Brasil. imagináveis. Tivemos momentos de crise, do menos explorado, porém isto não signi
é claro, mas elas vêm e vão. O importante fica que eles devam ficar tranqüilos. Nós
T B -Isto significa uma postura crítica em é tirar oportunidades. Crescemos à custa vamos fazer da vida deles um inferno!
relação aos investimentos estrangeiros? de muito esforço, muita equipe. Isto de
Falco - O dinheiro que vem de fora é senvolve um espírito de competitividade TB - Que armas vocês pretendem usarpara
super-bem-vindo. Do jeito que ele vem, que virá para este setor em breve. conseguir um churning significativo?
ele volta e mais rápido do que se espera. Falco - Pra começar, ninguém casou com a
Se você olhar os estrangeiros que estão TB —Não houve competição até agora? operadora. O cliente quer a melhor relação
no mercado, metade está querendo ti Falco - O que você tinha até agora era custo benefício, operadora é commodity. Há
rar dinheiro para pagar o investimento um duopólio: você não sabe se é Vasco ou nichos de competição mal explorados, e
feito e se mandar. A outra metade, que se é Flamengo, mas também não tem ou também há mitos a serem derrubados. Um
se deu melhor, quer sugar ao máximo e tra hipótese. Às vezes você é Vasco só deles diz que o cliente não muda de ope
colocar produto “pé de boi” para o con para ser contra o Flamengo! E complica radora para não ter de trocar seu número.
sumidor. No final, a diferença para os do isso. Com duas opções apenas, o mo A verdade é que trocar de número não é
acionistas é se eles vão ter um iate com delo acomoda logo: um faz alguma coisa, nenhum fim do mundo: em duas semanas
mais ou menos luxo. o outro reage... fica previsível. todo mundo já sabe o novo. Entretanto, as
operadoras propagam que, se você mudar,
TB - As empresas brasileiras dariam conta TB - O que a entrada de novos players pode sua mulher vai te deixar, você não vai mais
de mais participação no desenvolvimento do mudar, neste sentido? ver seus filhos... (risos). Nada disso é ver
País? Falco - Eu vejo no mercado de telefonia dade... contudo, ainda há uma resistência
Falco - Acho que o Brasil é rico o bas um espaço para você realmente prestar muito grande.