Page 36 - Telebrasil - Março 2002
P. 36

promete
               CommWorks  na

                trilha do VoIP                                  retomada


               O provável crescimento da deman­
             da por VoIP no mercado brasileiro, a                                e m   2 0 0 2
             partir  deste  ano,  é  visto  como  uma
             oportunidade  para  a  CommWorks
             alavancar sua presença no Brasil. “Em                          0s investimentos de pequenas, médias e gran­
             várias partes do mundo, e também no                            des empresas em T I (Tecnologia da Informa­
             Brasil,  vemos  carriers  olhando  com                         ção) devem ter incremento significativo este ano.
             muitos bons olhos para as vantagens                            E o que indica dois estudos recentemente di­
             e  a  confiabilidade  da  telefonia  IP ”,                     vulgados pelo IDC  Brasil. Um dos principais
             garantiu  Brian  Caskey,  gerente  de                          motivos do crescimento é o adiamento para este
             Estratégias  Globais de Telefonia IP                           ano de gastos inicialmente programados para
                                                                            2001. Entre 100 grandes corporações ouvidas,
             ôc Softswitch da empresa. Em visita
                                                                            esta prática foi observada em  17%  dos  ataca­
             ao  Rio  de Janeiro  no  início  do  ano,
        36   Caskey  com em orou  a  liderança                              distas e 35% dos varejistas, o que se deve tra­
        TELEBRASlL/março j   CommWorks no mercado de servido­  17% nos dois segmentos, respectivamente. O atacado tende a concentrar seu orçamen­
                                                                            duzir em aumento de investimentos de  15% e
             m undial  alcançada  em  2001  pela
                                              to em aquisições em hardware, seguido de software e serviços. Já o varejo priorizará os
             res  de  aplicações  para  softswitches e
                                              softwares de CRM  (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource
             telefonia IP. A empresa, que herdou
             a estrutura da antiga US  Robotics e   Planning) e comércio eletrônico, com hardware e serviços em segundo plano. A pesqui­
                                              sa do IDC também indica que o comércio eletrônico deve ganhar força em 2002. O
             hoje pertence ao grupo 3Com, possui   percentual de transações com fornecedores realizadas via W EB deve crescer de 2,9%
             no Brasil escritórios no Rio e em São   para 19,8%, no caso dos atacadistas; e de 5% para 9%, entre os varejistas. Um segundo
             Paulo,  e  conta  com  clientes  como   estudo do IDC, que consultou 200 pequenas e médias empresas do País, confirmou a
             Embratel  (acessos  remotos), Telesp   tendência de  aumento de gastos  em TI, principalmente  em ferramentas de CRM,
             Celular e Telefônica Celular (gateway   segurança e integração com fornecedores e filiais. O orçamento das médias empresas
                                              (de 100 a 499 empregados) para compras em tecnologia deve crescer 9,9%, contra 3%
             CD M A /IP).
                                              nas pequenas (de 20 a 99 funcionários).

             — Notebook —

              ¦ A Embratel ativou, no final de janeiro, dois novos circuitos internacionais de 155 Mbps, elevando a capacidade de bandada
              operadora para mais de 3 Gbps, com um total de 17 circuitos para conexão internacional do backbone Internet. Com a decisão
              da carrier de cancelar as conexões via satélite, todo o tráfego internacional da Embratel está sendo feito através de fibra óptica.
              ¦ A IBM e a Nextel resolveram unir seus esforços no nicho de e-business para handsets. As duas empresas, que firmaram acordo
              estimado em US$ 1,2 bilhão, querem desenvolver novas aplicações que realmente caiam nas graças dos usuários, ao invés de
              apenas serem consideradas boas promessas.
              ¦ Os internautas já são maioria... nos Estados Unidos. Lá, em setembro de 2001, nada menos do que 143 milhões de pessoas
              (ou 54% da população) foram contabilizadas como usuárias de Internet pelo Governo norte-americano. O crescimento, de 26%
              em relação ao ano anterior, vem sendo puxado principalmente pelo avanço da rede nas classes menos abastadas.
              ¦ Para atuar na América Latina, onde a chamada exclusão digital pode comprometer o futuro do continente, a ONU criou a
              Força Tarefa de Tecnologia da Informação e  Comunicação  da Rede  Regional.  O grupo reuniu-se pela primeira vez em
              fevereiro, em Nova York (EUA), e contará com o auxílio de entidades governamentais  e universitárias dos países latino-
              americanos e caribenhos.
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40