Page 18 - Telebrasil - Março 2002
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Mercado


                                                                              no  Limite




          Novos  operadores  celulares

          terão  de  disputar com

          pLayers atuais  um  mercado

          que  cresce  mais
          lentamente e baseado

          em  clientes pré-pagos.




           A vida das empresas operadoras de te­  deram a pré-pagos. Esta movimentação   autorizadas,  o  melhor  desempenho  em
     l g  lefonia celular não será nada fácil em 2002.   faz com que o Brasil também figure entre   termos de market share coube à ATL, com
          A chegada, nos próximos meses, das duas   os países com maior proporção deste tipo   38,4% do  mercado do  Rio de Janeiro  e
     TELEBRASIL/março |  novas operadoras do SMP -T IM , agora   de clientes, atrás somente da Itália (87%),   desta tem sido a da Americel, com 23%
                                                                              Espírito Santo. Já a participação mais mo­
          em operação nacional; e Oi,  braço wireless
                                            do México (80%) e do Reino Unido (69%).
          da Telemar -, ocorre num momento em
                                              Outra tendência registrada foi a relati­
                                                                              dos clientes do Centro-Oeste,Tocantins,
          que o fôlego de crescimento do setor dá
          sinais  de  cansaço.  Segundo  números da   va acomodação da disputa entre as con­  Acre e Rondônia (veja quadro na página
                                            cessionárias da Banda A, que herdaram a
                                                                              seguinte).
          Anatei,  o  Brasil fechou 2001  com  28,7   estrutura do antigo Sistema Telebrás -  e   Apesar  das  expectativas  da  Anatei  e
          m ilhões  de  acessos  celulares,  com   as empresas autorizadas da Banda B, que   de especialistas de que a telefonia móvel
          teledensidade de 17,2 celulares para cada   iniciaram  suas  operações  entre  1998  e   brasileira ainda cresça substancialmente
          grupo de  100 habitantes.  O resultado é   2000. A soma das operadoras da Banda   nos próximos anos, os resultados de 2001
          450  mil unidades  abaixo  das  expectati­  B representava em dezembro 32,9% dos   indicam que, se as novas operadoras das
          vas da Anatei, mas ainda assim coloca o   acessos, com aumento pouco expressivo   Bandas D e E quiserem obter participa­
          País  entre  os  seis  maiores  mercados   em relação  aos 32,4% de 2000.  Das  10  ção significativa no mercado geral e, parti-
          wireless do mundo, passando a Espanha
          e ficando atrás apenas dos Estados Uni­                A  rampa  se  inclina  menos
          dos Japão, Itália, Reino Unido e França.      (número  de  acessos  móveis  no  mercado  brasileiro,  em  mil  unidades)
            Entretanto,  a expansão  de 23,9%  em
          relação aos 23,2 milhões de acessos regis­
          trados em dezembro de 2000 revela uma
          clara tendência de desaceleração na curva
          de crescimento do setor (veja gráfico). Os
          números mostram ainda que os novos cli­
          entes de telefonia móvel concentram-se
          basicamente nos planos pré-pagos, tradi­
          cionalmente menos rentáveis para as ope­
          radoras.  A  proporção  de  acessos  desta
          modalidade no universo do mercado cres­
          ceu dos 59% registrados no final de 2000
          para 68% em dezembro último. Nos últi­
          mos meses, nada menos do que 98% das
          novas aquisições de celulares correspon­
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