Page 18 - Telebrasil - Março 2002
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Mercado
no Limite
Novos operadores celulares
terão de disputar com
pLayers atuais um mercado
que cresce mais
lentamente e baseado
em clientes pré-pagos.
A vida das empresas operadoras de te deram a pré-pagos. Esta movimentação autorizadas, o melhor desempenho em
l g lefonia celular não será nada fácil em 2002. faz com que o Brasil também figure entre termos de market share coube à ATL, com
A chegada, nos próximos meses, das duas os países com maior proporção deste tipo 38,4% do mercado do Rio de Janeiro e
TELEBRASIL/março | novas operadoras do SMP -T IM , agora de clientes, atrás somente da Itália (87%), desta tem sido a da Americel, com 23%
Espírito Santo. Já a participação mais mo
em operação nacional; e Oi, braço wireless
do México (80%) e do Reino Unido (69%).
da Telemar -, ocorre num momento em
Outra tendência registrada foi a relati
dos clientes do Centro-Oeste,Tocantins,
que o fôlego de crescimento do setor dá
sinais de cansaço. Segundo números da va acomodação da disputa entre as con Acre e Rondônia (veja quadro na página
cessionárias da Banda A, que herdaram a
seguinte).
Anatei, o Brasil fechou 2001 com 28,7 estrutura do antigo Sistema Telebrás - e Apesar das expectativas da Anatei e
m ilhões de acessos celulares, com as empresas autorizadas da Banda B, que de especialistas de que a telefonia móvel
teledensidade de 17,2 celulares para cada iniciaram suas operações entre 1998 e brasileira ainda cresça substancialmente
grupo de 100 habitantes. O resultado é 2000. A soma das operadoras da Banda nos próximos anos, os resultados de 2001
450 mil unidades abaixo das expectati B representava em dezembro 32,9% dos indicam que, se as novas operadoras das
vas da Anatei, mas ainda assim coloca o acessos, com aumento pouco expressivo Bandas D e E quiserem obter participa
País entre os seis maiores mercados em relação aos 32,4% de 2000. Das 10 ção significativa no mercado geral e, parti-
wireless do mundo, passando a Espanha
e ficando atrás apenas dos Estados Uni A rampa se inclina menos
dos Japão, Itália, Reino Unido e França. (número de acessos móveis no mercado brasileiro, em mil unidades)
Entretanto, a expansão de 23,9% em
relação aos 23,2 milhões de acessos regis
trados em dezembro de 2000 revela uma
clara tendência de desaceleração na curva
de crescimento do setor (veja gráfico). Os
números mostram ainda que os novos cli
entes de telefonia móvel concentram-se
basicamente nos planos pré-pagos, tradi
cionalmente menos rentáveis para as ope
radoras. A proporção de acessos desta
modalidade no universo do mercado cres
ceu dos 59% registrados no final de 2000
para 68% em dezembro último. Nos últi
mos meses, nada menos do que 98% das
novas aquisições de celulares correspon