Page 3 - Telebrasil - Junho 2001
P. 3

Expediente
                Crescendo  como  nunca
                                                                                 Telebrasil  Redes
                                                                                 Publicação  da  TELEBRASIL  -
                                                                                 Associação  Brasileira  de  Telecomunicações
            Luiz  Vieira                                                         CGC  42.355.537/0001-14
                                                                                 Registro  Civil  das  pessoas  jurídicas:
                                                                                 Livro  B/3  N°  2.752  (11.03.1977)
                 o  ano  em  que  as  concessionárias  de  telefonia  fixa  expandiram  como
            N    nunca  as  suas  redes  para  atingirem  as  metas  de  2003,  e  assim  con­  Av.  Pasteur,  383  -  Urca
                                                                                 Sede
                                                                                 CEP  22290-240  -  Rio  de  Janeiro
                 quistarem o direito de atuar em novos mercados a partir de 2002, as operado­
                                                                                 Fax  +55(21)  2542-4092
            ras dedicadas ao mercado corporativo também mantiveram seus investimentos na   Tel:  +55(21)  2295-4432
                                                                                 E-mail:  telebrasil@telebrasil.org.br
            expansão de suas redes. Este esforço concentrado gerou uma grande demanda junto   E-mail:  telerev@telebrasil.org.br
            a fornecedores  de  serviços  e  equipamentos  destinados  à expansão  destas redes  e   Home-page:
                                                                                 http://www.telebrasil.org.br
            uma certa saturação na oferta de capacidade de rede em alguns mercados regionais,   Diretor  Responsável
            principalmente em São Paulo, mas afetando boa parte do Sudeste do País.  Mário  Campos  da  Silveira
                                                                                 Diretor  Editorial
             No chamado triângulo RJ-SP-MG multiplicaram-se redes de fibras ópticas e al­  João  Carlos  Pinheiro  da  Fonseca
                                                                                 (MTb)  12886  DRT  RJ
            gumas das empresas que as implantaram já admitem que os grandes investimentos
                                                                                 Edição
            realizados poderiam ter sido melhor aproveitados se o compartilhamento destas re­  Aqui  Tem  Comunicação  Ltda.
                                                                                 Reportagem
            des tivesse sido adotado. Em determinados trechos das grandes capitais da Região
                                                                                 Aqui  Tem  Comunicação  Ltda.,  Augusto  Góes,
            Sudeste existem redes superpostas e áreas próximas e promissoras não estão cober­  Dígrafo  Produção  Editorial
                                                                                 Secretaria  de  Redação
            tas por nenhuma rede.                                                Df g rafo  Produção  Editorial
             O superintendente da Engeredes, Lourival Teixeira, defende que o compartilha­  Supervisão  Gráfica  e  Tráfego
                                                                                 Silvio  Sola
            mento de redes entre as diversas operadoras seja adotado na fase de planejamento   Secretária  da  Redação
            das redes, para um melhor aproveitamento dos recursos existentes e ampliação da   Thereza  Sá
                                                                                 Fotografia
            área de cobertura.                                                   Arquivo  Telebrasil
             A Vésper, espelho daTelemar e da Telefónica, reduziu os investimentos à metade   Design
                                                                                 linetron.com.br
            do previsto, demitiu grande número de funcionários e voltou-se principalmente para   Circulação
            o mercado corporativo. Expansões na rede só para atender as metas de municípios   Banco  de  Dados  Telebrasil
                                                                                 Postagem
            comprometidos junto à Anatei. A venda daquela operadora é cogitada pelo mercado   J.R.D.
            desde o ano passado. A GVT, espelho da Brasil Telecom, garante que irá atender as   Fotolitos
                                                                                 Graph  Studio
            novas cidades previstas no seu contrato com a Anatei. A Intelig, espelho da Embra-   Impressão
                            tel, não adianta os planos para 2002, manteve os investimentos   DRQ  Gráfica  Editora  Ltda.
                                                                                 Publicidade
                            na rede este ano e possui uma ampla aliança com fornecedores   C  &  P  Publicidade  e  Representações  S/C  Ltda.
                            de backbones, como a Eletronet.                      Av.  Dr.  José  MacieL,  342  -  sala  06  -  Jardim  Maria  Rosa  CEP
                                                                                 06763-270  -  Taboão  da  Serra  -  SP
                              Neste cenário de expansão que foi surpreendido pela crise de   Tel/Fax:  (11)  4787-  0996,  4786-1726,  4786-3798
                                                                                 Áster  Publicidade  -  Rua  Senador  Dantas,  19/conjunto
                            energia, pela alta do dólar e pelo grande número de operadoras   705,  CEP  20031-200,  Centro,  Rio  de  Janeiro  -  RJ.  Telefax:
                            disputando o cobiçado mercado corporativo, aTelebrasil apre­  (21)  2532-3446.
                                                                                 International  sale
                            senta um levantamento junto a operadoras de telecomunica­  Multimedia,  Inc.  -  USA.
         •  * V T   *       ções, provedores de backbones nacionais e de cabos submarinos   Phone:  +1-407  903-500;  fax:  1+407  363-9809
            * «é  V                                                              U.S.  Toll  Free:  1-800-985-8588
                            e fornecedores tradicionais de equipamentos e serviços para o   E-mail:  adsales@muLtimediausa.com
             V iP t  -      setor de telecomunicações. Órgãos reguladores, entidades e em­
                            presas enfocam questões como compartilhamento, regulamen­  É  permitida  a  reprodução  parcial  ou  total  desta  publica­
                                                                                 ção,  desde  que  citados  fontes  e  autores.  As  opiniões  e
                            tação e direito de passagem que influem diretamente na ex­  conceitos  emitidos  não  expressam,  necessariamente,  po­
                            pansão das novas redes.                              sições  da  Associação  Brasileira  de  Telecomunicações  ou
                                                                                 da  Revista.
             índice                                              14.  Acesso  internacional
                                                                                                                      índice

            04.  De  olho  em  novos  mercados                   16.  Investindo  em  telecomunicações



            08.  Fibras  predominando                            18.  Meios  limitados,  interesses
                                                                       em  conflito
                                                                                                                A
            09.  Clientes  e  concorrentes                       21.  Tendências  e  opções  disponíveis
                   simultâneos
   1   2   3   4   5   6   7   8