Page 56 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
P. 56

Publicações
                                                                                      Mós



       Augusto  Góes
       Retorno  do  Investimento            Peer-To-Peer
       em  Capital  Humano                  Vários
       Jac  Fitz-ens                        Editora  Berkeley
        Makron  Books                       477  páginas
       290  páginas                           Nos  últimos  anos,  o
         Apesar  de  ser historicamente  subestimado   avanço de redes para tro­
       no País, o chamado capital humano tem sido   ca de arquivos ponto-a-   ® Poder transformador
       alvo cada vez maior de atenção e investimentos   ponto  (que  deram  ori­  * s  redes
       ao  redor  do  globo.  Dentro  deste  contexto,  a   gem a desenvolvimen­  f0«» a ponto
       obra procura apresentar  técnicas  objetivas  de   tos  como  Napster,
       avaliação do capital humano, baseadas em pes­  FreeNet e  Gnutella)  provocaram  um  re­
       quisas quantitativas e qualitativas do Saratoga   buliço na indústria do entretenimento e reavi­
                   Institute (presidido pelo autor   varam  as  questões de direitos autorais.  Nesta
                   Jac Fitz-ens). O livro cria uma   obra, editada por Andy Oram, alguns dos pre­
                    metodologia  (inspirada  no   cursores  desta  tecnologia  de  redes,  chamada
                    benchmarking)  para  medir  o   peer-to-peer, falam sobre as características dos
                    efeito  do  desempenho  dos   sistemas e detalham a contínua evolução tec­
                     funcionários  em  três  níveis   nológica  que  tornou  possível  tais  redes.  São
                     essenciais:  organizacional,   discutidas  ainda as complexas questões legais
                      funcional  e  de  gestão  de   envolvidas no peer-to-peer e os futuros desen­
                      capital  humano. Além de   volvimentos que prometem aumentar a parti­
                   l   agrupar  estes  três  níveis   cipação  dos usuários no processo  de elabora­
                      em  um  sistema  único  de   ção  e distribuição  das  informações,  abalando
               informações, visando  avaliar todos   assim  a  tradicional  estrutura  cliente-servidor
       os setores da organização, o texto ajuda ainda   em que se baseou o setor de TI.
       a estimar as vantagens e desvantagens de prá­
       ticas  como  terceirização, utilização  de  traba­
                                            Data  Warehousing
       lhadores  temporários,  fusões  e  aquisições.
                                            W.  H.  Inmon,  R.H.  Terdeman  e
                                            Claudia  Imhoff
       Wireless  Communications
                                            Editora  Berkeley
        e  M-Commerce                       266  páginas
       Andy  Dornan                           Em  meio  ao  turbilhão  de  dados  que  sur­
        Editora  Campus                     gem  a  cada  minuto  nos  modernos  sistemas
        336  páginas                        de data warehousing, não  é  fácil  separar  nú­  Seja  um
                                            meros pouco  relevantes de informações pre­
         Administradores,  profissionais de comuni­
                                            ciosas  sobre  a  reali­
       cação,  de  recursos  humanos  e  de  outros  seg­
                                            dade  da  empresa  e
        mentos atuando em telecom, porém sem for­
                                            do mercado. O livro,                            associado
        mação  específica  no  setor,  poderão  ter  neste
                                            escrito por três expe­
        livro importante fonte de consulta, auxiliando
                                            rientes  consultores
        decisões e evitando situações constrangedoras
                                            internacionais  das                          TIP T e le b r a / il
        em reuniões. A autora, editora-sênior da revis­
                                            áreas  de  data  ware­
        ta  californiana  NetWork,  faz uma  apresenta­
                                            house e C RM  -  Cus­
        ção didática dos assuntos mais recentes das tec­                                   Associação  Brasileira
                                            tom er  R elationship
        nologias atuais e futuras aplicações das teleco­                                   de  Telecomunicações
                                            M anagem ent  —,  se
        municações sem fio, assim como seu impacto
                                            propõe a auxiliar ge­
        no  ambiente  de  negócios.  Os  temas  incluem
                                            renciadores das  áreas de tecnologia da infor­
        Bluetooth,  W AP,  m-                                                           www.telebrasiLorg.br
                                            mação e  de  negócios a trabalharem em con­
        commerce,  transição
                                            junto nesta tarefa que se torna cada vez mais
        para a terceira geração,   W irele ss
        serviços  via  satélite  e  Communication  estratégica  em  tempos  de  competição  acir­
                                            rada. Entre os tópicos aprofundados, estão o
        banda larga,  abordados
                                            papel  da  “mineração”  e  a  infra-estrutura  da
        de forma clara e objeti­                                                    Para se associar ou  obter maiores
                                            exploração  de  dados,  o  papel  dos  analistas
        va e evitando os jargões
                                            na organização  e  a formação  de  base de  da­  informações,  ligue  para Telebrasil:
        e tecnicismos que, mui­
                                            dos  para  análise  significativa.
        tas vezes,  afugentam  o                                                    (21)  2295-4432,  fax:  (21)  2542-4092
        leitor não-especializado.
                                                                                    e  e-mail:  telebrasil@telebrasil.org.b
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60