Page 48 - Telebrasil - Março/Abril 2001
P. 48

Wireless


           TIM versus Telefonica -



           a disputa continua



           Luiz  Vieira

           MaxiteL  e  Tele  Leste  Celular  travam,  há  três  anos,  uma  acirrada  disputa  pelos

           mercados  da  Bahia  e  Sergipe.  Os  espanhóis  continuam  liderando,  mas  os  italianos

           asseguram  que  isto  é  apenas  uma  questão  de  tempo,  e  exibem  índices  de  43%  e  37%
           do  mercado  para  provar  que  estão  falando  sério.  Veja  aqui  algumas  estratégias  dos

           italianos  para  ampliar  a  sua  presença,  pois  agora  eles  vão  operar  em  todo  o  Brasil,
           competindo  com  todos  os  atuais  operadores.


                s licitações das Bandas D e E, que   uma verdadeira guerra na avaliação dos   tratégias agressivas como a não-cobran­
           A    deram para aTIM  o direito de atu­  dois lados.                     ça de habilitação, para causar impacto e
                ar como a primeira celular no Brasil
                                                 Curiosamente, na Bahia e em Sergipe,
                                                                                    conquistar  clientes.  A  empresa  admite
           com cobertura nacional, foram acompa­  as operadoras não utilizam os nomes dos   que a marca Telebahia Celular, que con­
           nhadas por todas as atuais operadoras e a   controladores TIM  e Telefônica, e sim os   tinua  sendo  usada,  era  muito  forte  no
           entrada da TIM   nos principais centros,   de Maxitel, na Banda B; e de Tele Les­  mercado baiano e que a Maxitel teve de
           de São Paulo e Rio de Janeiro, onde pre­  te, ou  mais diretamente Telebahia Ce­  utilizar uma série de estratégias para con­
           dominam duas operadoras do grupo ibé­  lular  e Telergipe  Celular,  na  Banda A.   seguir fixar uma nova marca.
           rico -Telefônica Celular eTelesp Celu­  Porém, a disputa é acirrada mesmo com   A Maxitel procurou identificar os pontos
           lar, controladas respectivamente pela es­  outros nomes. Na  Maxitel, existe uma   falhos  no  atendimento  da  concorrente  e
           panhola Telefônica e pela Portugal Tele­  avaliação de que a disputa começou com   passou a enfatizar o seu diferencial de ser­
           com   chamou a atenção para um mer­  o concorrente não acreditando na Maxi­  viços em relação à competidora. A empresa
           cado onde italianos e espanhóis travam  tel, que, logo de saída, teve de adotar es-  foi a primeira a oferecer uma central de aten­
                                                                                    dimento 24 horas e a implantar lojas onde o
                                                                                    cliente compra e habilita o celular, recebe
                Timnet.com  anuncia  investimentos                                  assistência técnica e pode pagar ou solicitar
                                                                                    uma segunda via da fatura. A Maxitel este­
                ATimnet.com anunciou os investi­  registrando milhões delas transmiti­  ve voltada para conquistar novos usuários e
              mentos para 2001 e 2002 e alguns dos   das mensalmente.  Entre os serviços   ressalta o lançamento do pré-pago e de pla­
              serviços que estará oferecendo aos cli­  anunciados  estão  alguns  voltados   nos diversificados de contas como duas ações
              entes  das  três  operadoras  da  TIM :   principalmente para o público jovem   que produziram uma grande demanda por
              TIM  Nordeste, TIM  Sul e Maxitel. A   (que representa 20% da base de cli­  aparelhos da operadora.
              empresa  investirá  US$  100  milhões   entes das operadoras, mas gera 72%   A Tele  Leste enfatiza, por seu lado, a
              neste biênio, depois dos USS  10 mi­  do tráfego de mensagens), como o re­  liderança  que  continua  mantendo  nos
              lhões destinados para o ano passado,   cebimento  de  músicas  e  bate-papo   mercados da Bahia e de  Sergipe, obser­
              quando foi fundada. A TIM  Nordeste   com  vários  participantes,  e  outros   vando que a cada campanha do concor­
              e aTIM  Sul detêm 50% cada do capi­  mais direcionados para o mercado cor­  rente tem respondido com novos serviços
              tal  da  empresa,  mas  a  Maxitel  e  a   porativo. Os conjuntos de serviços e   e com a melhoria dos serviços já presta­
              Starcel  (que ganhou  a Banda  D  em   preços serão  anunciados  nos  próxi­  dos, além de promoções inovadoras, como
              São Paulo) devem participar do capital   mos meses pelas operadoras.  a de oferecer um bônus de tempo de uso
              da empresa entre 2001 e 2002.      ATimnet.com está negociando com    do pré-pago variável, segundo o volume
                As três operadoras da TIM  já ofe­  diversos  provedores  de  conteúdo;  a   de chamadas que ele recebe. Ou seja, cli­
              recem alguns serviços desenvolvidos   Globo.com foi o único citado, e o dire­  ente  do  pré-pago  da Tele  Leste  ganha
              pelaTimnet.com e possuem 122 mil   tor de Marketings Alberto Blanco, ad­  até RS 25 em ligações se receber muitas
              clientes cadastrados nesses serviços.   mitiu que a presença de fornecedores   chamadas no seu aparelho.
              O envio de mensagens é um dos mais   locais  de  conteúdo  será  importante   A cobertura mais completa da Tele Les­
              utilizados, com as atuais operadoras  para o sucesso dos serviços. (LV)  te, principalmente no interior dos dois es­
                                                                                    tados, continua sendo uma forte arma de
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53