Page 46 - Telebrasil - Março/Abril 2001
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Comentário
Escolhendo um
posicionamento seguro
José Luiz Valle
que vimos com a abertura do mer em diferentes horários, para diferentes É óbvio que ser melhor em todos os itens
O cado brasileiro de telecomunicações destinos e com origem em diferentes lo de qualidade que afetem diretamente o
tem todas as características de um
calidades. Tal complexidade dificulta a
consumidor do serviço é meta por demais
posicionamento amplo das empresas, que criação do valor baixa tarifa para o servi ambiciosa e, talvez, ainda distante da nos
é o que se adota de início quando se quer ço prestado, relativizando sempre o posi sa realidade de recursos escassos. Ser me
competir e caminhar para uma marca forte. cionamento competitivo da operadora. As lhor num deles e cuidar dos demais para
Mas, tal estratégia é só o início: é preciso tarifas baixas, em determinados horários que um desempenho crítico não ocorra é o
prosseguir. e praticadas por determinada operadora, mais sensato.
Em um de seus livros mais recentes, são sempre compensadas pelas pratica A Anatei, ao fixar metas de penetração
“Marketing para o século XXI”, Philip das pela concorrente, em condições e ho e desempenho, criou condições mínimas de
Koder gasta um capítulo inteiro para abor rários distintos. atendimento à população que demarcam
dar a questão do desenvolvimento da mar A estratégia de Amplo Posicionamen o ponto de partida para quem, de fato, quer
ca no marketing estratégico. Ele identifi to, no entanto, apenas marca, pelo que nos ser competitivo. Alcançar tais metas o
ca etapas para que isto se dê de uma for ensina Kotler, o início da competição que quanto antes e superá-las com vantagem
ma adequada. Antes mesmo de se pensar prossegue em etapas subseqüentes. é o primeiro passo para uma boa certifica
em marca, no entanto, tem o que ele cha Na etapa de posicionamento específi ção de qualidade e o caminho de um posi
ma de Desenvolvimento de Proposta de co, que vem em seguida, outros valores cionamento seguro.
Valor que implica em etapas sucessivas. distinguem os produtos através de seus A trilha de atribuição de valor prosse
A primeira delas, responsável pelo início benefícios, tais como: melhor qualidade, gue na direção do que se chamou de Pro
do desenvolvimento de valor para um de melhor desempenho operacional, maior posta Total de Valor que coloca o melhor
terminado produto, foi chamada de De confiabilidade, maior durabilidade, maior produto no nirvana e o faculta como can
senvolvimento de um Posicionamento segurança, maior velocidade, melhor valor didato a uma marca forte. Um produto de
Amplo que envolve três alternativas: di pelo preço pago, menor preço, maior pres marca forte significa ser reconhecido e ad
ferenciar produtos, ser líder em preços tígio, melhor estilo ou projeto, maior facili quirido inquestionavelmente como o mais
baixos ou atender a um determinado ni dade de uso e maior conveniência. Isto apropriado para aquelas condições. E o
cho de mercado. permite que as empresas se posicionem que isto envolve? Benefícios do produto e
Numa retrospectiva do que aconteceu pelo que mostrem ser o principal benefí valores positivos da empresa auto-suges-
de início com as empresas que disputa cio de seu produto, dentro de uma das tionáveis; imputam personalidade ao pro
vam o mercado de telefonia pública após alternativas apontadas. duto; e distinguem traços próprios no pú
a privatização na mesma área de conces Trazendo para a telefonia pública, as blico consumidor. Acima de tudo, marca
são, o que se viu foi uma acirrada guerra possibilidades de posicionarem-se po forte possibilita fazer associações favorá
de preços. A estratégia adotada foi coe sitivamente e criarem um diferencial veis entre elementos positivos que envol
rente, pois brigar por nichos ou diferen competitivo com relação às concorren vem a empresa e o produto. Tudo isto en
ciar produtos numa área em que a tecno tes são amplas. volve símbolos, idéias, palavras, cores e
logia de ponta adotada por todas torna esta O exercício da qualidade de atendimen histórias. Envolve também fidelização do
tarefa extremamente difícil. to, por exemplo, com certeza, trará um re consumidor - meta tão desejada e perse
Apesar de válida, no entanto, adotar a torno proporcional ao empenho demons guida por todos.
alternativa de menor preço numa estraté trado. A excelência de desempenho ope E justo que tenhamos à nossa dispo
gia para um posicionamento amplo no racional evitará desgastes de imagem ain sição tais atributos, num serviço que afi
mercado, não chegou, na minha opinião, a da tão comuns. A cobrança justa pelo valor nal de contas ajuda a minimizar desi
diferenciar positivamente nenhuma em do serviço prestado e contas que não dei gualdades.
presa. A principal causa para isto ter acon xem dúvida quanto a sua correção e a opor
tecido, acho eu, é a complexidade do sis tunidade dos itens em débito tornarão as
tema tarifário para o mercado de telefonia operadoras menos susceptíveis aos servi José Luiz VaLLe é membro do Conselho Editorial
pública com seus picos e vales de tráfego, ços de proteção ao consumidor. da Telebrasil e consultor de Marketing.