Page 46 - Telebrasil - Março/Abril 2001
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Comentário




             Escolhendo  um


             posicionamento  seguro






             José  Luiz  Valle


                  que vimos com a abertura do mer­  em  diferentes  horários,  para  diferentes   É óbvio que ser melhor em todos os itens
             O    cado brasileiro de telecomunicações   destinos e com origem em diferentes lo­  de  qualidade  que  afetem  diretamente  o
                  tem todas as características de um
                                                calidades.  Tal  complexidade  dificulta  a
                                                                                    consumidor do serviço é meta por demais
             posicionamento amplo das empresas, que   criação do valor baixa tarifa para o servi­  ambiciosa e, talvez, ainda distante da nos­
             é o que se adota de início quando se quer   ço prestado, relativizando sempre o posi­  sa realidade de recursos escassos. Ser me­
             competir e caminhar para uma marca forte.   cionamento competitivo da operadora. As   lhor num deles e cuidar dos demais para
             Mas, tal estratégia é só o início: é preciso   tarifas baixas, em determinados horários   que um desempenho crítico não ocorra é o
             prosseguir.                        e praticadas por determinada operadora,   mais sensato.
              Em  um  de  seus  livros  mais  recentes,   são  sempre compensadas  pelas  pratica­  A Anatei, ao fixar metas de penetração
             “Marketing  para  o  século  XXI”,  Philip   das pela concorrente, em condições e ho­  e desempenho, criou condições mínimas de
             Koder gasta um capítulo inteiro para abor­  rários distintos.          atendimento à população que demarcam
             dar a questão do desenvolvimento da mar­  A estratégia de Amplo Posicionamen­  o ponto de partida para quem, de fato, quer
             ca no marketing estratégico. Ele identifi­  to, no entanto, apenas marca, pelo que nos   ser  competitivo.  Alcançar  tais  metas  o
             ca etapas para que isto se dê de uma for­  ensina Kotler, o início da competição que   quanto antes e superá-las com vantagem
             ma adequada. Antes mesmo de se pensar   prossegue  em  etapas  subseqüentes.  é o primeiro passo para uma boa certifica­
             em marca, no entanto, tem o que ele cha­  Na etapa de posicionamento específi­  ção de qualidade e o caminho de um posi­
             ma de Desenvolvimento de Proposta de   co,  que vem em seguida,  outros valores   cionamento seguro.
             Valor  que  implica em  etapas sucessivas.   distinguem  os  produtos  através  de seus   A trilha de atribuição de valor prosse­
             A primeira delas, responsável pelo início   benefícios, tais como: melhor qualidade,   gue na direção do que se chamou de Pro­
             do desenvolvimento de valor para um de­  melhor desempenho operacional, maior   posta Total de Valor que coloca o melhor
             terminado produto, foi chamada de De­  confiabilidade, maior durabilidade, maior   produto no nirvana e o faculta como can­
             senvolvimento  de  um  Posicionamento   segurança, maior velocidade, melhor valor   didato a uma marca forte. Um produto de
             Amplo que envolve três  alternativas:  di­  pelo preço pago, menor preço, maior pres­  marca forte significa ser reconhecido e ad­
             ferenciar  produtos,  ser  líder em  preços   tígio, melhor estilo ou projeto, maior facili­  quirido inquestionavelmente como o mais
             baixos ou atender a um determinado ni­  dade  de uso e  maior conveniência.  Isto   apropriado  para aquelas condições.  E  o
             cho de mercado.                     permite  que as empresas se posicionem   que isto envolve? Benefícios do produto e
              Numa  retrospectiva do  que  aconteceu   pelo que mostrem ser o principal benefí­  valores positivos da empresa auto-suges-
             de  início  com  as empresas  que  disputa­  cio  de  seu  produto,  dentro  de  uma  das   tionáveis; imputam personalidade ao pro­
             vam o mercado de telefonia pública após   alternativas apontadas.      duto; e distinguem traços próprios no pú­
             a privatização na mesma área de conces­  Trazendo para a telefonia pública, as   blico consumidor. Acima de tudo, marca
             são, o que se viu foi  uma acirrada guerra   possibilidades de posicionarem-se po­  forte possibilita fazer associações favorá­
             de preços. A estratégia  adotada foi coe­  sitivamente  e  criarem  um  diferencial   veis entre elementos positivos que envol­
             rente, pois brigar por nichos ou diferen­  competitivo com relação às concorren­  vem a empresa e o produto. Tudo isto en­
             ciar produtos numa área em que a tecno­  tes são amplas.               volve símbolos, idéias,  palavras, cores  e
             logia de ponta adotada por todas torna esta   O exercício da qualidade de atendimen­  histórias. Envolve também fidelização do
             tarefa extremamente difícil.        to, por exemplo, com certeza, trará um re­  consumidor -  meta tão desejada e perse­
               Apesar de válida, no entanto, adotar a   torno proporcional ao empenho demons­  guida por todos.
             alternativa de menor preço numa estraté­  trado. A excelência de desempenho ope­  E justo que tenhamos à nossa dispo­
             gia  para  um  posicionamento  amplo  no   racional evitará desgastes de imagem ain­  sição tais atributos, num serviço que afi­
             mercado, não chegou, na minha opinião, a   da tão comuns. A cobrança justa pelo valor   nal  de  contas  ajuda a  minimizar desi­
             diferenciar positivamente nenhuma em­  do serviço prestado e contas que não dei­  gualdades.
             presa. A principal causa para isto ter acon­  xem dúvida quanto a sua correção e a opor­
             tecido, acho eu, é a complexidade do sis­  tunidade dos itens em débito tornarão as
             tema tarifário para o mercado de telefonia   operadoras menos susceptíveis aos servi­  José  Luiz  VaLLe  é  membro  do  Conselho  Editorial
             pública com seus picos e vales de tráfego,  ços de proteção ao consumidor.  da  Telebrasil  e  consultor  de  Marketing.
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