Page 30 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2001
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I  Infra-Estrutura










                    Como  cobrar?  O  desafio  do b i l l i n g











                                             Pinheiro  da  Fonseca






                    No  eixo  das  mudanças  da  economia  das  telecomunicações  reside  a  questão  básica





                    determinar  quem  vai  cobrar,  o  que,  como  e  onde  em  relação  aos  novos  serviços





                   de  telecomunicações.







                              oni a chegada da mobilidade dos sis­                                                 Quanto aos operadores celulares, eles de­                                                      do.  O   s h o p p i n g   c e n t e r


                              temas sem-fio, da multimídia produ­                                                 vem ajudar os provedores de conteúdo a                                                          eletrônico poderá, ou


                              z a  pela digitalização c do acesso ge­                                             efetuarem sua cobrança, ainda que pos­                                                          não,  cobrar uma  taxa



                   neralizado à informação facultado pela In­                                                     sam ser remunerados por isso.                                                                   de entrada de um cli­


                   ternet, o cenário econômico das telecomu­                                                                              Muda  o  modelo                                                         ente em potencial que


                   nicações está mudando rapidamente.                                                                  Tony Ash, da British Telecom AIliance                                                      o  visita,  talvez,  pela


                        O  velho modelo da telefonia tradicio­                                                    Engineering, alertou que o modelo das te­                                                      primeira vez.


                   nal,  no qual  a operadora cobra de  “seu”                                                     lecomunicações está passando da comu­                                                               Num  s h o p p i n g  ele­


                   usuário o serviço prestado, migra da velha                                                     tação de circuitos para um outro, no qual                                                       trônico, o cliente pode­


                   economia -  o que vale c o tempo da cone­                                                      vai  predominar  a  mobilidade  e  a  faixa                                                    rá  apenas  ver  o  que


                   xão -  para um novo modelo onde vai pre­                                                       larga,  trazidas  pela  tecnologia  de                                                         existe  ou  se  dirigir  a


                   dominar o contexto dos parceiros que par­                                                      terceira geração.                                                                              uma loja virtual -  que                                Pastor:  billing  do


                   ticipam  do processo: o caso da Internet                                                            Com todo tipo de informação reduzida                                                      poderá ser grande ou                                  CPqD  é emergente



                   móvel ou do comércio eletrônico.                                                               a  pacotes  que  transitam  à  vontade  pela                                                   pequena  -  para  adquirir algo.  Uma  pe­


                        Segundo  os especialistas  de b i l l i n g , já                                          rede, a dificuldade passa a ser como co­                                                       quena loja virtual poderá não ter um so­


                   dá  para  perceber  o  ritmo  da  mudança                                                      brar  por  um  conteúdo  diversificado,                                                        fisticado sistema de faturamento e cobran­


                   quando na Internet atual é cobrada uma                                                         carreado numa rede de pacotes. No cora­                                                        ça. Nesse caso, o s h o p p i n g  eletrónico po­


                   tarifa fixa para um uso limitado das facili­                                                   ção  da  questão,  reside  uma  pergunta:                                                      derá fazer a cobrança, em troca de um per­


                   dades. No modelo da Internet participam                                                        quem deve apresentar a conta ao usuário?                                                       centual do faturamento da loja.


                    novos e velhos atores econômicos, reconhe­                                                    O que leva o mercado a questionar sobre                                                            -  Em resumo, a questão central no novo



                   ce o mercado.                                                                                  quem é o dono do usuário.                                                                      modelo de negócios, via Internet, é onde

                        O mercado para b i l l i n g  é complexo. Há                                                  -  Uma nova rede das telecomunicações                                                      reside o dinheiro, quem o recolhe c como



                   os fornecedores e integradores de siste­                                                       pode ser comparada a um s h o p p i n g  c e n t e r                                           isto é feito -  conclui Tony Ash, explicando


                   mas. Há os fabricantes de terminais e sua                                                      eletrônico -  disse Tony Ash.                                                                  que surge o conceito de venda pela rede.


                    rede de distribuidores c de pontos de ven­                                                        Um cliente qualquer chega ao s h o p p i n g                                               Basta o cliente concordar, em tempo real,


                    da.  H á os provedores de acesso e trans­                                                     de táxi, cujo serviço precisa ser remunera-                                                    com uma cobrança, significando que ha-


                   porte. Há os provedores de paga­


                    mento, de conteúdo, de serviços,                                               Faturamento                                    Descrição                                                                    Características


                   de patrocínio e de b a n n e r s  publi­


                   citários.                                                                       Cobrar  e                                     Operadores  A  e  B  cobram  seus                                             Simplicidade;  não  há  pagamento


                        -   Hoje,  tudo  que  puder  ser                                           guardar                                        clientes  que  geraram  a                                                    entre  operadores;  supõe  tráfegos


                    digitalizado,  tomado  móvel  ou                                                                                             chamada  e ficam  com  o                                                      iguais.

                                                                                                                                                  dinheiro.
                    personalizado, assim o será -  dis­


                    se Dag Aberg, da EHPT, empre­

                                                                                                   Contabilidade                                  0  operador,  que  tem  o  cliente                                            Precisa  haver  conhecimento  de
                    sa  de  s o f t w a r e  que  resultou  da
                                                                                                   direta                                         final,  acerta  com  todos  os                                               todos  atores;  difícil  é  reconhecer

                    parceria efetuada entre a Ericsson                                                                                            outros  atores  da  chamada.                                                 as  rotas  utilizadas.


                    sueca c a  Hewlett-Packard  nor­


                    te-americana.                                                                  Contabilidade  de                              Cada  operador  declara  aos                                                  0  acerto  entre  operadores  é


                        Para ele, é um mito achar que                                              rotas  e  tarifas                              demais  o  que  lhes  deve  e  esses                                          posterior  â  chamada;  tarifas


                    todo serviço na Internet pode ser                                                                                             verificam  se  concordam.                                                     acertadas  a  longo  prazo.



                    de graça ou que o sucesso virá para


                    quem tiver a maior base de clien­                                               Em  cascata                                   Cada  operador  da  cadeia  de                                                Basta  conhecer  o  próximo
                                                                                                                                                  comunicação  paga  aos                                                        operador  na  cadeia  de
                    tes. O cliente Internet estará sem­
                                                                                                                                                  subseqüentes.                                                                 transmissão;  mais  fácil de  que
                    pre  disposto  a  pagar pelo valor
                                                                                                                                                                                                                                 mudar  preços.
                    efetivo -   uma  palavra-chave  -


                    que  é  adicionado  ao  serviço.                                                                                                                                                                                 fonte:  World Billing Forum 2000 - RJ
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