Page 30 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2001
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I Infra-Estrutura
Como cobrar? O desafio do b i l l i n g
Pinheiro da Fonseca
No eixo das mudanças da economia das telecomunicações reside a questão básica
determinar quem vai cobrar, o que, como e onde em relação aos novos serviços
de telecomunicações.
oni a chegada da mobilidade dos sis Quanto aos operadores celulares, eles de do. O s h o p p i n g c e n t e r
temas sem-fio, da multimídia produ vem ajudar os provedores de conteúdo a eletrônico poderá, ou
z a pela digitalização c do acesso ge efetuarem sua cobrança, ainda que pos não, cobrar uma taxa
neralizado à informação facultado pela In sam ser remunerados por isso. de entrada de um cli
ternet, o cenário econômico das telecomu Muda o modelo ente em potencial que
nicações está mudando rapidamente. Tony Ash, da British Telecom AIliance o visita, talvez, pela
O velho modelo da telefonia tradicio Engineering, alertou que o modelo das te primeira vez.
nal, no qual a operadora cobra de “seu” lecomunicações está passando da comu Num s h o p p i n g ele
usuário o serviço prestado, migra da velha tação de circuitos para um outro, no qual trônico, o cliente pode
economia - o que vale c o tempo da cone vai predominar a mobilidade e a faixa rá apenas ver o que
xão - para um novo modelo onde vai pre larga, trazidas pela tecnologia de existe ou se dirigir a
dominar o contexto dos parceiros que par terceira geração. uma loja virtual - que Pastor: billing do
ticipam do processo: o caso da Internet Com todo tipo de informação reduzida poderá ser grande ou CPqD é emergente
móvel ou do comércio eletrônico. a pacotes que transitam à vontade pela pequena - para adquirir algo. Uma pe
Segundo os especialistas de b i l l i n g , já rede, a dificuldade passa a ser como co quena loja virtual poderá não ter um so
dá para perceber o ritmo da mudança brar por um conteúdo diversificado, fisticado sistema de faturamento e cobran
quando na Internet atual é cobrada uma carreado numa rede de pacotes. No cora ça. Nesse caso, o s h o p p i n g eletrónico po
tarifa fixa para um uso limitado das facili ção da questão, reside uma pergunta: derá fazer a cobrança, em troca de um per
dades. No modelo da Internet participam quem deve apresentar a conta ao usuário? centual do faturamento da loja.
novos e velhos atores econômicos, reconhe O que leva o mercado a questionar sobre - Em resumo, a questão central no novo
ce o mercado. quem é o dono do usuário. modelo de negócios, via Internet, é onde
O mercado para b i l l i n g é complexo. Há - Uma nova rede das telecomunicações reside o dinheiro, quem o recolhe c como
os fornecedores e integradores de siste pode ser comparada a um s h o p p i n g c e n t e r isto é feito - conclui Tony Ash, explicando
mas. Há os fabricantes de terminais e sua eletrônico - disse Tony Ash. que surge o conceito de venda pela rede.
rede de distribuidores c de pontos de ven Um cliente qualquer chega ao s h o p p i n g Basta o cliente concordar, em tempo real,
da. H á os provedores de acesso e trans de táxi, cujo serviço precisa ser remunera- com uma cobrança, significando que ha-
porte. Há os provedores de paga
mento, de conteúdo, de serviços, Faturamento Descrição Características
de patrocínio e de b a n n e r s publi
citários. Cobrar e Operadores A e B cobram seus Simplicidade; não há pagamento
- Hoje, tudo que puder ser guardar clientes que geraram a entre operadores; supõe tráfegos
digitalizado, tomado móvel ou chamada e ficam com o iguais.
dinheiro.
personalizado, assim o será - dis
se Dag Aberg, da EHPT, empre
Contabilidade 0 operador, que tem o cliente Precisa haver conhecimento de
sa de s o f t w a r e que resultou da
direta final, acerta com todos os todos atores; difícil é reconhecer
parceria efetuada entre a Ericsson outros atores da chamada. as rotas utilizadas.
sueca c a Hewlett-Packard nor
te-americana. Contabilidade de Cada operador declara aos 0 acerto entre operadores é
Para ele, é um mito achar que rotas e tarifas demais o que lhes deve e esses posterior â chamada; tarifas
todo serviço na Internet pode ser verificam se concordam. acertadas a longo prazo.
de graça ou que o sucesso virá para
quem tiver a maior base de clien Em cascata Cada operador da cadeia de Basta conhecer o próximo
comunicação paga aos operador na cadeia de
tes. O cliente Internet estará sem
subseqüentes. transmissão; mais fácil de que
pre disposto a pagar pelo valor
mudar preços.
efetivo - uma palavra-chave -
que é adicionado ao serviço. fonte: World Billing Forum 2000 - RJ