Page 46 - Telebrasil - Março/Abril 2000
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Infra-Estrutura
E l é t r i c a s a v
Augusto Góes
Copei expande sua infovia no P
O interesse das empresas de energia lecom são os principais usuários, absorven de. “Temos a vantagem competitiva de
elétrica em negócios de telecomunicações do 220 dos 320 links disponibilizados. Se- ter enxergado a chance rapidamente”, ob
ganha novos reforços. Depois de inaugu gucm-sc os supermercados (40 links), as servou Sanches. O faturamento da Copei
rar a primeira fase do Projeto Infovia, a instituições de ensino e os bancos. Além Telecom, de RS 48 milhões em 1999, ain
Companhia Paranaense de Energia - de ampliar a carteira de clientes, a empre da é marginal cm relação à receita de RS
Copei - segue incrementando sua infra- sa pretende atuar em novos ramos. Um 2 bilhões da Copei como um todo, mas o
estrutura, com destaque para o last tnile, c dos planos, já autorizado pela Anatei, é potencial de expansão do negócio c a ren
busca ampliar seus nichos de atuação. Já fornecer rede para provedores de Inter tabilidade rápida (payback médio de qua
a Eletronet,/o/n/ venture entre a AES c a net. Outra opção é chegar aos estados vi tro anos), animam a direção da empresa.
LightPar, mira no aumento da demanda zinhos através de parceria com as opera
46 das operadoras e começa a implantar uma doras locais, inclusive as “espelhinhos“. Rede nacional
rede de anéis ópticos, com previsão de atin Enquanto a companhia paranaense di
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gir as cinco regiões brasileiras até o final versifica seus negócios, a Eletronet dá os
de 2001. passos iniciais para a construção de uma
A infovia da Copei consiste, atualmen rede de dimensão nacional, aproveitando
te, de 2.250 quilómetros de enlaces de a infra-estrutura daTelebrás. A Eletronet
longa distância e 700 quilômetros de ca é resultado de uma parceria entre a
bos de acesso. Com investimentos de RS
LightPar, com 499o do capital, e a empre
Telebrasil m da população paranaense. Através de no endedora de redes ópticas AES, que já
83 milhões feitos até o final de 1999, a
rede inclui 33 cidades, abrangendo 42%
atua em 16 países e detém 51% do capi
tal. Através de um ambicioso investimento
vos investimentos de RS 90 milhões, a
rede deve chegar a 176 cidades até de total de US$ 700 milhões nos próximos
três anos, a nova empresa pretende
zembro do próximo ano, atingindo 82% disponibilizar mais de 19 mil quilóme
da população do Estado com seus 3.500 tros de segmento de backbone, além de
quilômetros de fibras e 4.156 quilôme 2.100 quilômetros de segmento de aces
Humberto Sandios, superintendente*
tros de cabos de acesso. “De pouco adi so nas cidades. “Seremos uma espécie de
geral de Telecomunicações, da Copei
antaria nosso esforço se não nos dedicar carriers carrier, oferecendo nossa capaci
mos â última milha”, entende Humberto A Copei foi a primeira empresa de ener dade para operadoras que precisem de
Sanches, superintendente-geral de Tele gia elétrica a obter licença da Agencia para novos meios ou mesmo para aquelas ain
comunicações da empresa. Enquanto a prestar serviços limitados especializados, da sem redes próprias", adiantou Rober
rede O PG W já está definida para a lon em maio de 1998. Sanches explicou que, to Hudson, diretor-técnico da Eletronet.
ga distância, os sistemas usados na ex na época, a companhia já tinha decidido A primeira fase do cronograma prevê
pansão do acesso ainda estão sendo dis migrar sua rede de dados e voz de radio- 12 anéis, começando pelo eixo Rio-São
cutidos. Cabos ADSS, seguidos pelos transmissão para os sistemas ópticos, além Paulo-Belo Horizonte (março de 2001),
OPGW , são as opções mais cotadas. Os de iniciar a substituição de cabos pára- seguindo pelo restante do Sudeste e Re
técnicos do projeto, no entanto, estudam i aios pelos cabos ópticos OPGW .Tais ini giões Sul e Centro-Oeste (maio a agosto)
alternativas como W LL c até a recente ciativas atendiam, a princípio, a necessi e atingindo Norte, Nordeste e interior do
tecnologia PLC (Power Line Cornnni- dades específicas do ramo de energia. A Rio Grande do Sul até o final daquele
cation), que se baseia na utilização “crua” entrada da Copei na prestação de servi ano. A segunda fase, programada para
da rede elétrica para as transmissões. ços de telecomunicações (através da cria 2002, consiste na ampliação da capaci
O público-alvo do Projeto Infovia já ção da subsidiária Copei Telecom) teria dade de transmissão, através da tecnolo
totaliza 52 clientes. As operadoras de te- sido, então, uma questão de oportunida gia óptica D W D M .