Page 46 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 46

Infra-Estrutura































                         E l é t r i c a s   a v
















                         Augusto Góes





                         Copei  expande  sua  infovia  no  P






                              O  interesse  das  empresas  de  energia                                                   lecom são os principais usuários, absorven­                                                      de.  “Temos  a  vantagem  competitiva  de


                         elétrica em negócios de telecomunicações                                                        do 220 dos 320 links disponibilizados. Se-                                                       ter enxergado a chance rapidamente”, ob­


                         ganha novos reforços. Depois de inaugu­                                                         gucm-sc os supermercados (40 links),  as                                                         servou Sanches. O faturamento da Copei


                         rar a primeira fase do  Projeto Infovia, a                                                      instituições de ensino e os bancos.  Além                                                        Telecom, de RS 48 milhões em 1999, ain­



                         Companhia  Paranaense  de  Energia  -                                                           de ampliar a carteira de clientes, a empre­                                                      da é marginal cm relação à receita de RS


                         Copei -  segue incrementando sua infra-                                                         sa  pretende  atuar em  novos  ramos.  Um                                                        2 bilhões da Copei como um todo, mas o


                         estrutura, com destaque para o last tnile, c                                                    dos  planos, já  autorizado  pela  Anatei,  é                                                    potencial de expansão do negócio c a ren­


                         busca ampliar seus nichos de atuação. Já                                                        fornecer  rede  para  provedores  de  Inter­                                                     tabilidade rápida (payback médio de qua­


                          a Eletronet,/o/n/ venture entre a AES c a                                                      net. Outra opção é chegar aos estados vi­                                                        tro anos), animam a direção da empresa.


                          LightPar, mira no aumento da demanda                                                           zinhos através de parceria com as opera­

             46           das operadoras e começa a implantar uma                                                        doras locais, inclusive as “espelhinhos“.                                                                                 Rede nacional



                          rede de anéis ópticos, com previsão de atin­                                                                                                                                                         Enquanto a companhia paranaense di­
                  arço-abril/2000

                         gir as cinco regiões brasileiras até o final                                                                                                                                                     versifica seus negócios, a Eletronet dá os


                         de  2001.                                                                                                                                                                                        passos iniciais para a construção de uma


                              A infovia da Copei consiste, atualmen­                                                                                                                                                      rede de dimensão nacional, aproveitando


                          te,  de  2.250  quilómetros  de  enlaces  de                                                                                                                                                    a infra-estrutura daTelebrás. A Eletronet


                          longa distância e 700 quilômetros de ca­                                                                                                                                                        é  resultado  de  uma  parceria  entre  a


                         bos de acesso. Com investimentos de RS
                                                                                                                                                                                                                          LightPar, com 499o do capital, e a empre­
                  Telebrasil m  da população paranaense. Através de no­                                                                                                                                                   endedora  de  redes  ópticas  AES,  que já
                          83  milhões  feitos  até  o  final  de  1999,  a


                          rede  inclui  33 cidades, abrangendo 42%
                                                                                                                                                                                                                          atua em  16 países e detém 51% do capi­


                                                                                                                                                                                                                          tal. Através de um ambicioso investimento

                         vos  investimentos  de  RS  90  milhões,  a


                         rede  deve  chegar  a  176  cidades  até  de­                                                                                                                                                    total de US$  700 milhões nos próximos
                                                                                                                                                                                                                          três  anos,  a  nova  empresa  pretende

                         zembro do próximo ano, atingindo 82%                                                                                                                                                             disponibilizar  mais de  19  mil  quilóme­


                         da população do Estado com seus 3.500                                                                                                                                                            tros  de  segmento  de  backbone,  além  de



                         quilômetros  de  fibras  e  4.156  quilôme­                                                                                                                                                      2.100 quilômetros de segmento de aces­
                                                                                                                                     Humberto Sandios, superintendente*
                         tros de cabos de acesso. “De pouco adi­                                                                                                                                                          so nas cidades. “Seremos uma espécie de
                                                                                                                                     geral de Telecomunicações, da Copei
                         antaria nosso esforço se não nos dedicar­                                                                                                                                                        carriers carrier, oferecendo nossa capaci­


                         mos â última milha”, entende Humberto                                                                A Copei foi a primeira empresa de ener­                                                     dade  para  operadoras  que  precisem  de


                         Sanches, superintendente-geral de Tele­                                                         gia elétrica a obter licença da Agencia para                                                     novos meios ou mesmo para aquelas ain­


                         comunicações  da  empresa.  Enquanto  a                                                         prestar serviços limitados especializados,                                                       da sem redes próprias", adiantou Rober­


                         rede O PG W  já está definida para a lon­                                                       em maio de  1998. Sanches explicou que,                                                           to Hudson, diretor-técnico da Eletronet.


                         ga  distância,  os  sistemas  usados  na  ex­                                                   na época, a companhia já tinha decidido                                                               A  primeira fase do cronograma prevê


                         pansão do acesso ainda estão sendo dis­                                                         migrar sua rede de dados e voz de radio-                                                          12 anéis, começando pelo eixo  Rio-São


                         cutidos.  Cabos  ADSS,  seguidos  pelos                                                         transmissão para os sistemas ópticos, além                                                        Paulo-Belo Horizonte (março de 2001),


                         OPGW , são as opções mais cotadas. Os                                                           de  iniciar  a  substituição  de  cabos  pára-                                                    seguindo pelo restante do Sudeste e Re­


                         técnicos do projeto, no entanto, estudam                                                        i aios pelos cabos ópticos OPGW .Tais ini­                                                        giões Sul e Centro-Oeste (maio a agosto)



                         alternativas  como W LL c  até  a  recente                                                      ciativas atendiam, a princípio, a necessi­                                                        e atingindo Norte, Nordeste e interior do


                         tecnologia  PLC  (Power Line  Cornnni-                                                          dades específicas do  ramo de energia.  A                                                         Rio  Grande  do  Sul  até  o  final  daquele


                         cation), que se baseia na utilização “crua”                                                     entrada da  Copei  na prestação de  servi­                                                        ano.  A  segunda  fase,  programada  para


                        da rede elétrica para as transmissões.                                                           ços de telecomunicações (através da cria­                                                         2002,  consiste  na  ampliação  da capaci­


                             O  público-alvo  do  Projeto  Infovia já                                                    ção  da  subsidiária  Copei Telecom)  teria                                                       dade de transmissão, através da tecnolo­


                         totaliza 52 clientes. As operadoras de te-                                                      sido, então, uma questão de oportunida­                                                           gia óptica D W D M .
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51