Page 44 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 44

sobreviver por um bom tempo como uma                                                                 Listei -  M aior editora de  listas

                                              CD-ROM  e  Web                                                          espécie de “brinde” para o anunciante,                                                          operando  no  mercado  brasi­




                           A  presença  na  Internet é  alvo de  in­                                                  alem de fazer sucesso no ambiente em­                                                           leiro,  ela  cobre


                      vestimento da maioria das empresas do                                                           presarial, onde tem a vantagem de po­                                                           85% do território



                      setor. O tamanho da aposta, entretanto,                                                         der ser  facilmente  compartilhado  por                                                         nacional,  onde


                      varia bastante. A Sabe, que até a pouco                                                         computadores em rede.                                                                           operam  50%  dos


                      tempo  atuava  apenas com  classificados                                                             A seguir, informações sobre as princi­                                                     terminais telefôni­


                      na Rede, investe no lançamento de um                                                            pais editoras que atuam no mercado de                                                          cos e se concentram


                      portal.  A  Guiatcl                                                                                         listas telefônicas:                                                                92,5  milhões de con­


                      tem   duas  home                                                                                                 Editei  -   A  empresa  pretende                                              sumidores  em  2.540


                      pages: uma institu­                                                                                         recuperar-se, cm 2000, do difícil                                                  municípios. A empre­


                      cional  c  outra  co­                                                                                       ano  de  1999,  quando  o  fatura­                                                 sa  registrou,  cm


                       mercial,  trazendo                                                                                         mento  em  dólar  caiu  em  35%.                                                    1999,214 mil clien­



                       telefones de produ­                                                                                        Entre os fatores identificados pela                                                tes e 440 mil anún­


                       tos c serviços, com                                                                                        empresa,  estão  a alta dos  custos                                                cios publicados, em                                             2000


                       cerca de 2 mil aces­                                                                                       de papel, cotados na moeda ame­                                                    11,4  mil  páginas  de


                       sos diários. “Nosso                                                                                        ricana,  c  o  fato  da  procura  dos                                              publicidade. Consulta­


                       investimento já  se                                                                                        anunciantes  não  ter  crescido  na                                                da,  não quis comentar


                       paga”, afirmou José                                                                                        mesma proporção da tiragem e da                                                    planos para 2000.


                       A ntónio  Coelho,                                                                                          espessura das  listas.                                                                  Sabe -  Com sede cm                                      Sl»
        44
                      gerente  de  Marke­                                                                                              O ESP  M ídia  -   A  partir  de                                              Uberlândia  (M G ),  a

             arço-abril/2000
                       ting da  Guiatcl. Já                          Ronaldo Pinheiro,  do ABL e Editei                           1999,  conta  com  participação                                                    editora  publica  listas  telefônicas  há


                       a  Editei,  para  Ro­                                                                                      acionária da BellSouth e modifi­                                                   mais de 30 anos. Atuando numa área


                       naldo Pinheiro, ainda não explora comer­                                                       cou os seus produtos por não ter mais                                                          praticamente idêntica a da CTBC Te­


                       cialmente sua home page, apesar das 700                                                        que atender a obrigatoriedade de uma                                                           lecom, cuja população é pouco superi­


                       mil visitas registradas desde o início da                                                      lista de  assinantes  para  as  operadoras                                                     or a 3 milhões, a Sabe tem planos de se


                      operação. O anúncio na Web é oferecido                                                          de telefonia fixa de São Paulo e Rio de                                                        expandir pelas  áreas próximas,  como

             m        gratuitamente, como valor agregado ao                                                          Janeiro.  A  empresa  acredita                                                                                                       Distrito Federal e ou­

             Telebrasil   anúncio feito na lista de papel.                                                            que o aumento da malha tele­                                                                                                       or  de  São  Paulo  e


                                                                                                                                                                                                                                                          tras regiões do interi­
                           Ana  Cristina  Ekcrman,  gerente  de
                                                                                                                      fônica não está afetando de for­

                      Comunicação c Produto da OESP Mí­
                                                                                                                      ma direta o número de anun­
                                                                                                                                                                                                                                                          Goiás. A previsão de
                      dia, contou que 1999 foi o ano da Inter­                                                        ciantes,  porque  ele  deu-se                                                                                                      crescimento do fatu­



                      net para a companhia, pois entre 1998 e
                                                                                                                      principalmente junto  às  pes­                                                                                                      ramento este ano va­

                      2000,  o site foi  acessado por mais de 2
                                                                                                                      soas  físicas  de  menor  renda.                                                                                                    ria entre 15% e 20%.

                      milhões  de  usuários.  A  editora planeja
                                                                                                                      Contudo,  está  confiante  no                                                                                                            Edesp  -   Uma  das

                      investir cada vez mais  neste  segmento,
                                                                                                                      mercado tendo elevado a tira­                                                                                                       maiores editoras com

                      focando com maior intensidade cm pro­
                                                                                                                      gem de listas como a do Rio de                                                                                                      atuação  recente  em

                      dutos ligados à Yellow Page tradicional e
                                                                                                                     Janeiro em 47%, atingindo 500                                                                                                        listas,  a  companhia

                      que  adicionam  valor  aos  seus  clientes
                                                                                                                      mil exemplares.                                                                                                                     publica suas listas há

                      mesmo no curto prazo. Todos os produ­
                                                                                                                           Guiatel -  Atuante na maior                                                                                                    seis  anos,  através  de
                      tos impressos, listas classificadas, de as­                                                                                                                              Ana Cristina Ekerman,
                                                                                                                      parte do Estado de Minas, ela                                                                                                       cadastro  próprio.  O

                     sinantes, empresariais e outros setoriais                                                                                                                                 da OESP Mídia
                                                                                                                      está confiante  para 2000,  es­                                                                                                     diretor-presidente,
                     estão no site da OESP Mídia.
                                                                                                                      perando uma expansão de pelo menos                                                             Daniel  Mesquita,  ressaltou  o  espaço

                         Já o CD-ROM , produto de distribui­
                                                                                                                      40% no faturamento. Sem divulgar nú­                                                           que o mercado ainda tem para cresci­

                     ção  ainda  expressiva,  pode  estar  com
                                                                                                                      meros absolutos, a empresa conseguiu                                                           mento. “Ainda há muito a melhorar, in­

                     seus  dias  contados, já que  tende  a per­
                                                                                                                      aumento de  receita  de  10% cm  1999.                                                         clusive do ponto de vista gráfico", cons­
                     der espaço para a Internet à medida em
                                                                                                                      O crescimento econômico local, com ex­                                                         tatou. Os planos de expansão incluem
                     que  a  Rede  vai  ganhando  adeptos.
                                                                                                                      pressivo incremento no número de te­                                                           as capitais de São Paulo e Minas Ge­
                     A Sabe, por exemplo, não passou da fase
                                                                                                                      lefones comerciais, é apontado pelo ge­                                                        rais, esta última possivelmente através
                     de testes com CD-ROM s, não preten­
                                                                                                                      rente de Marketing José Antônio Coe­                                                           de acordo com a Sabe. As estimativas
                     dendo mais lançá-los no mercado. Bem
                                                                                                                      lho como um dos principais motivos para                                                        para  este  ano  incluem  acréscimo  de

                     menos atualizável, o produto ainda deve
                                                                                                                      o bom desempenho da empresa.                                                                   20% no faturamento.
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49