Page 44 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 44
sobreviver por um bom tempo como uma Listei - M aior editora de listas
CD-ROM e Web espécie de “brinde” para o anunciante, operando no mercado brasi
A presença na Internet é alvo de in alem de fazer sucesso no ambiente em leiro, ela cobre
vestimento da maioria das empresas do presarial, onde tem a vantagem de po 85% do território
setor. O tamanho da aposta, entretanto, der ser facilmente compartilhado por nacional, onde
varia bastante. A Sabe, que até a pouco computadores em rede. operam 50% dos
tempo atuava apenas com classificados A seguir, informações sobre as princi terminais telefôni
na Rede, investe no lançamento de um pais editoras que atuam no mercado de cos e se concentram
portal. A Guiatcl listas telefônicas: 92,5 milhões de con
tem duas home Editei - A empresa pretende sumidores em 2.540
pages: uma institu recuperar-se, cm 2000, do difícil municípios. A empre
cional c outra co ano de 1999, quando o fatura sa registrou, cm
mercial, trazendo mento em dólar caiu em 35%. 1999,214 mil clien
telefones de produ Entre os fatores identificados pela tes e 440 mil anún
tos c serviços, com empresa, estão a alta dos custos cios publicados, em 2000
cerca de 2 mil aces de papel, cotados na moeda ame 11,4 mil páginas de
sos diários. “Nosso ricana, c o fato da procura dos publicidade. Consulta
investimento já se anunciantes não ter crescido na da, não quis comentar
paga”, afirmou José mesma proporção da tiragem e da planos para 2000.
A ntónio Coelho, espessura das listas. Sabe - Com sede cm Sl»
44
gerente de Marke O ESP M ídia - A partir de Uberlândia (M G ), a
arço-abril/2000
ting da Guiatcl. Já Ronaldo Pinheiro, do ABL e Editei 1999, conta com participação editora publica listas telefônicas há
a Editei, para Ro acionária da BellSouth e modifi mais de 30 anos. Atuando numa área
naldo Pinheiro, ainda não explora comer cou os seus produtos por não ter mais praticamente idêntica a da CTBC Te
cialmente sua home page, apesar das 700 que atender a obrigatoriedade de uma lecom, cuja população é pouco superi
mil visitas registradas desde o início da lista de assinantes para as operadoras or a 3 milhões, a Sabe tem planos de se
operação. O anúncio na Web é oferecido de telefonia fixa de São Paulo e Rio de expandir pelas áreas próximas, como
m gratuitamente, como valor agregado ao Janeiro. A empresa acredita Distrito Federal e ou
Telebrasil anúncio feito na lista de papel. que o aumento da malha tele or de São Paulo e
tras regiões do interi
Ana Cristina Ekcrman, gerente de
fônica não está afetando de for
Comunicação c Produto da OESP Mí
ma direta o número de anun
Goiás. A previsão de
dia, contou que 1999 foi o ano da Inter ciantes, porque ele deu-se crescimento do fatu
net para a companhia, pois entre 1998 e
principalmente junto às pes ramento este ano va
2000, o site foi acessado por mais de 2
soas físicas de menor renda. ria entre 15% e 20%.
milhões de usuários. A editora planeja
Contudo, está confiante no Edesp - Uma das
investir cada vez mais neste segmento,
mercado tendo elevado a tira maiores editoras com
focando com maior intensidade cm pro
gem de listas como a do Rio de atuação recente em
dutos ligados à Yellow Page tradicional e
Janeiro em 47%, atingindo 500 listas, a companhia
que adicionam valor aos seus clientes
mil exemplares. publica suas listas há
mesmo no curto prazo. Todos os produ
Guiatel - Atuante na maior seis anos, através de
tos impressos, listas classificadas, de as Ana Cristina Ekerman,
parte do Estado de Minas, ela cadastro próprio. O
sinantes, empresariais e outros setoriais da OESP Mídia
está confiante para 2000, es diretor-presidente,
estão no site da OESP Mídia.
perando uma expansão de pelo menos Daniel Mesquita, ressaltou o espaço
Já o CD-ROM , produto de distribui
40% no faturamento. Sem divulgar nú que o mercado ainda tem para cresci
ção ainda expressiva, pode estar com
meros absolutos, a empresa conseguiu mento. “Ainda há muito a melhorar, in
seus dias contados, já que tende a per
aumento de receita de 10% cm 1999. clusive do ponto de vista gráfico", cons
der espaço para a Internet à medida em
O crescimento econômico local, com ex tatou. Os planos de expansão incluem
que a Rede vai ganhando adeptos.
pressivo incremento no número de te as capitais de São Paulo e Minas Ge
A Sabe, por exemplo, não passou da fase
lefones comerciais, é apontado pelo ge rais, esta última possivelmente através
de testes com CD-ROM s, não preten
rente de Marketing José Antônio Coe de acordo com a Sabe. As estimativas
dendo mais lançá-los no mercado. Bem
lho como um dos principais motivos para para este ano incluem acréscimo de
menos atualizável, o produto ainda deve
o bom desempenho da empresa. 20% no faturamento.