Page 68 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2000
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A v o z d o c o n s u m i d o r
áügtffts Oóti tas e reclamações dos consumidores, reali pôs à operadora um acordo com meta» ò :
zadas por telefone, Internet ou atendimen melhoria dos serviços e do atendimento.
Serviços de telefonia são
to cm postos. A orientação ao público não Apesar da empresa ter cumprido o trato,
os campeões de queixas se restringe ao esclarecimento de dúvidas. uma nova onda de queixas, motivada*, pdo
O Procon-SP, por exemplo, mantém um bug do DDD e por erros nas contas, levou
no Procon. Órgão fiscaliza, serviço telefônico -(1 1 ) 3824-0446 - que o órgão a tomar outras atitudts no segun
informa sobre a existência de reclamações do semestre “Abri
orienta e até multa no fundamentadas a respeito de determina mos contra a Telefô
do fornecedor nos cinco anos anteriores, nica uma Ação Ju
esforço em defender os possibilitando ao cliente uma noção da dicial, que encontra-
Nida pregressa" das empresas antes de se em andamento",
direitos dos clientes. contratar algum serviço. revelou Maria Inès
________Sanções c multas______ Fornazaro, diretora-
A frase que diz que "o cliente tem sem
pre razão" nem sempre é um mero chavão. No que diz respeito a solução dc executiva do Procon
7 Q Entre o$ lugares em que a opinião do con impasses, a primeira atitude do Procon é paulista.
sumidor é realmente levada cm conta está tentar conciliar os interesses do consumi No Rio de Janei
janeirofevereiro/2000
o Procon - Fundaçio de Proteção e Defe dor c do prestador de serviços. Na ausen- ro, o órgão dc defesa
sa do Consumidor —, órgão que atende ao da de acordo, o órgão pode aplicar sanções do consumidor já AM lo Nu m s Noto, do PrecM-U
Código de Defesa do Consumidor, em Lei e multas. Um caso deste tipo ocorreu com aplicou multas à
Federal de 1990. Atuando era boa parte a Telefônica, que vem travando com o Pro Embratel (3 milhões dc Ufirs, pelos dano»
do tcmtóno nacional, os Procons regionais con-SP um embate desde abnl do ano pas causados durante a mudança no sistema
são vinculados a governos estaduais e mu sado, epoca do auge das reclamações dos de longa distancia) e àTelcmar (1 milhão
nia pais e desempenham papel importante assinantes a respeito do nio-cumpnmcn- dc Ufirs, pelo “caladâo" que deixou assi
de receptor dc dúvidas e reclamações da to de planos de expansão. O Procon pro- nantes do bairro canoca da Bana da Tiju-
Telebrosil timos anos, o número de consultas re Após a privatização, explodem nas, em agosto). No caso da Embratel,
ca sem telefone durante varias sema
população nas variadas formas dc co
merão e prestação de serviços. Nos úl
o Procon considerou que i empresa
lacionadas a telefonia vem ocupando £. as reclamações contra telefonia não se prontificou a compensar os pre
jnd-irmntaa dS no Procon-RJ
posiçío de destaque no dia-a-dia das juízos causados à população. Ja aTe-
fundações No« estados do Rio dc Ja w * 1 * 9 9 (M lemar e acusada de ter divulgado, dr
neiro e de São Paulo, este tipo de ser Coaira 11125 15.496 39,3% forma enganosa, a pretensa resolução
viço ia é o campeio de queixas, com Enbrani 1 3» do problema.
39,2% e 23,66% do total geral dc lor*' 47 1.473 2134% O fato da Agencia Nacional 3e Te
Ca*» ATI » 155
1999, respecüvamcntc Segundo Áti lecomunicações (Anatei) também trr
fooldt 11 172 17163 59 9%
la Nunes Nero, coordenador geral do cmrc suas atribuições tiscali/ar c pu
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Procon-RJ, a privanzaçáo do setor pro nir irregularidades na prestação dc
vocou uma mudança dr atitude por scmços de telefonia não é considera
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pane dos consumidores "Na epoca 3 S no Procon-SP¦ do pela direção dos Procons do Rio dr
em que o serviço era estatal, as pesso Janeiro e de Sao Paulo como motivo
as não tinham esperança de que re C a u t o « iM o n « h u 104G3 22 307 114.4% dc choque entre as atividades das
clamar pudesse adiantar algo. Agora, 353 UM » 3 % « duas entidades. “A Anatei e o Procon
a situação é bem diferente'', conclui. Tato) áê \ - '‘oatf 10 756 23 431 117.9% se complementam, uma vez que nos
O Procon tem as atribuições de fis u *Á u so órgão esta bem mais próximo to
calizar. orientar e resolver impares em Obs.: consumidor, com posto# Je atendi
relações dc consumo. No caso de ser * Em lf t l, ui quufftM CMtra • Iritfj mento cm cidades que reúnem dc
•• lm im , m Mtfftcod«» (Mtf* o CMwlor
viço« de telefonia, a fiscalização é feita
Am o a i* 4t m*mM<o/ 9 9 70% a 80% da pop«dação brasileira",
prncipalmentc com base em consul
fo«d0t. trocom -tJ t Proco#» SP argumentou Aula Nunt* Neto.