Page 68 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2000
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Usuário



                  1
















                     A   v o z   d o   c o n s u m i d o r

















                    áügtffts Oóti                                                                   tas e reclamações dos consumidores, reali­                                     pôs à operadora um acordo com meta» ò :


                                                                                                    zadas por telefone, Internet ou atendimen­                                      melhoria dos  serviços e do atendimento.
                    Serviços de telefonia são
                                                                                                    to cm postos. A orientação ao público não                                       Apesar da empresa ter cumprido o trato,


                    os campeões de queixas                                                          se restringe ao esclarecimento de dúvidas.                                      uma nova onda de queixas, motivada*, pdo

                                                                                                    O Procon-SP, por exemplo, mantém um                                             bug do DDD e por erros nas contas, levou

                    no Procon. Órgão fiscaliza,                                                     serviço telefônico -(1 1 ) 3824-0446 -  que                                     o órgão a tomar outras atitudts no segun­


                                                                                                    informa sobre a existência de reclamações                                       do semestre  “Abri­

                    orienta e até multa no                                                          fundamentadas a respeito de determina­                                          mos contra a Telefô­


                                                                                                    do  fornecedor  nos  cinco anos anteriores,                                     nica  uma  Ação Ju­
                    esforço em defender os                                                          possibilitando  ao  cliente  uma  noção  da                                     dicial, que encontra-



                                                                                                    Nida  pregressa"  das  empresas  antes  de                                      se em  andamento",
                    direitos dos clientes.                                                          contratar algum serviço.                                                        revelou  Maria  Inès



                                                                                                   ________Sanções c multas______                                                   Fornazaro, diretora-
                        A frase que diz que "o cliente tem sem­


                    pre razão" nem sempre é um mero chavão.                                             No  que  diz  respeito  a  solução  dc                                      executiva do Procon

           7 Q       Entre o$ lugares em que a opinião do con­                                       impasses,  a primeira atitude do Procon é                                      paulista.


                    sumidor é realmente levada cm conta está                                         tentar conciliar os interesses do consumi­                                         No  Rio de Janei­
               janeirofevereiro/2000
                    o Procon -  Fundaçio de Proteção e Defe­                                         dor c do prestador de serviços. Na ausen-                                      ro, o órgão dc defesa


                    sa do Consumidor —, órgão que atende ao                                          da de acordo, o órgão pode aplicar sanções                                     do  consumidor  já                      AM lo Nu m s Noto, do PrecM-U

                    Código de Defesa do Consumidor, em Lei                                           e multas. Um caso deste tipo ocorreu com                                       aplicou  multas  à


                     Federal  de  1990.  Atuando  era  boa  parte                                    a Telefônica, que vem travando com o Pro­                                      Embratel (3 milhões dc Ufirs, pelos dano»

                    do tcmtóno nacional, os Procons regionais                                        con-SP um embate desde abnl do ano pas­                                        causados  durante  a  mudança  no sistema


                    são vinculados a governos estaduais e mu­                                        sado,  epoca do auge das reclamações dos                                       de longa distancia) e àTelcmar (1  milhão

                     nia pais e desempenham papel importante                                         assinantes a respeito do nio-cumpnmcn-                                         dc  Ufirs, pelo “caladâo" que deixou assi­

                    de  receptor dc  dúvidas  e  reclamações  da                                     to de planos de expansão. O Procon pro-                                        nantes do bairro canoca da Bana da Tiju-

               Telebrosil   timos anos, o número de consultas re­                                   Após  a  privatização,  explodem                                                        nas, em agosto). No caso da Embratel,
                                                                                                                                                                                            ca sem telefone durante varias sema­
                    população nas variadas formas dc co­
                     merão e prestação de serviços. Nos úl­

                                                                                                                                                                                            o  Procon  considerou  que i  empresa


                    lacionadas a telefonia vem ocupando                                     £.    as  reclamações  contra  telefonia                                                        não se prontificou a compensar os pre­
                                                                                                                           jnd-irmntaa dS  no                  Procon-RJ
                     posiçío de destaque no dia-a-dia das                                                                                                                                  juízos causados à população. Ja aTe-

                    fundações  No« estados do Rio dc Ja­                                                                            w *            1 * 9 9                      (M          lemar e acusada de ter divulgado, dr


                     neiro e de São Paulo, este tipo de ser­                                 Coaira                                 11125          15.496          39,3%                    forma enganosa, a pretensa resolução

                    viço  ia é o campeio de queixas,  com                                              Enbrani                      1              3»                                       do problema.


                     39,2%  e  23,66%  do  total  geral  dc                                                               lor*'  47                1.473           2134%                       O fato da Agencia Nacional 3e Te­
                                                                                             Ca*» ATI                               »              155
                     1999, respecüvamcntc  Segundo Áti­                                                                                                                                     lecomunicações (Anatei) também trr
                                                                                             fooldt                                 11  172        17163           59 9%
                     la Nunes Nero, coordenador geral do                                                                                                                                    cmrc suas atribuições tiscali/ar c pu­
                                                                                                                                    iS «éé         411*4                          1
                     Procon-RJ, a privanzaçáo do setor pro­                                                                                                                                 nir  irregularidades  na  prestação  dc

                     vocou  uma  mudança  dr  atitude  por                                                                                                                                  scmços de telefonia não é considera
                                                                                                                         b inriafr,£*niurl
                                                                                                                           • f 7T/™ f fi?r iiiFu
                     pane  dos  consumidores  "Na  epoca                                                                                          3 S   no  Procon-SP¦                     do pela direção dos Procons do Rio dr

                     em que o serviço era estatal, as pesso­                                                                                                                               Janeiro e de Sao Paulo como motivo


                     as  não tinham  esperança  de  que  re­                                 C a u t o   « iM o n «   h u       104G3           22 307              114.4%                 dc  choque  entre  as  atividades  das

                     clamar pudesse adiantar algo. Agora,                                                                      353              UM                  » 3 %   «              duas entidades. “A Anatei e o Procon

                     a situação é bem diferente'', conclui.                                  Tato)  áê  \ - '‘oatf              10 756          23 431              117.9%                 se complementam, uma vez que nos­


                        O Procon tem as atribuições de fis­                                                                    u                *Á                  u                      so órgão  esta  bem  mais  próximo  to

                     calizar. orientar e resolver impares em                                Obs.:                                                                                          consumidor,  com  posto#  Je  atendi­


                     relações dc consumo. No caso de ser­                                   *  Em  lf t l,  ui quufftM                            CMtra • Iritfj                           mento  cm  cidades  que  reúnem  dc
                                                                                            •• lm  im , m                            Mtfftcod«» (Mtf* o                CMwlor
                    viço« de telefonia, a fiscalização é feita
                                                                                                  Am o a i* 4t m*mM<o/ 9 9                                                                 70% a 80% da pop«dação brasileira",

                    prncipalmentc com base em consul­
                                                                                            fo«d0t.  trocom -tJ  t  Proco#»  SP                                                            argumentou Aula Nunt* Neto.
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