Page 50 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2000
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A   e r a   d o   l i v r e   a c e s s o

























                                                                                                   0 provimento à Internet, enquanto negócio, vira de



                                                                                                   pernas para o ar. A chegada de novos atores e a



                                                                                                   explosão do acesso gratis vão impulsionar novas


                                                                                                   formas de se ganhar dinheiro através da  Rede.










                                                                                                      A  decisão  do  Bradcsco  em  oferecer                                         Na Grã-Bretanha, onde a opção esta


                                                                                                  acesso gratuito  a seus correndstas atra­                                      disponível há quase dois anos, cerca de

                                                                                                 vés da rede IP da Telefônica, anunciada                                         um terço dos 10,6 milhões de intemau-


                                                                                                 em 13 de dezembro, transformou-se em                                            tas  já  navegam  gratuitamente  pelo

                                                                                                  um  marco  para  a  Internet  no  Brasil.  A                                   ciberespaço. Nos Estados Unidos, a pro­


                                                                                                 partir dali, tudo aconteceu com impressi­                                       porção é bem mais modesta:  menos de

                                                                                                 onante  rapidez.  Na  mesma  semana,  o                                         5% dos quase 45  milhões de  intemau-

                                                                                                 Unibanco  comunicava  intenção  ainda                                           tas não pagam taxa alguma pelo acesso


                                                                                                  mais ousada: dar acesso livre c ilimitado                                      à  Rede.  Mas  o  avanço  de  provedores

                                                                                                  a seus clientes, e não restrito a um máxi­
                                                                                                                                                                                 gratuitos como o NetZero, que ja con­

                                                                                                 mo de 20 horas, como no Bradcsco. No
                                                                                                                                                                                 quistou seu primeiro milhão de assinan­
                                                                                                  inicio de janeiro. ao mesmo tempo em que                                       tes, começa a incomodar a gigante Ame­


                                                                                               ^Irau, H SBC, Credicard e outras empre­                                           rica Online.Tanto que muitos analistas

                                                                                                  sas acenavam com ofertas semelhantes, o                                        acreditam que a compra da Time Warner

                                                                                                  mercado brasileiro de acesso à Rede so­
                                                                                                                                                                                 pela AOL tenha sido motivada, em par­
                                                                                                 fria. novo impacto: nascia em Belo Hori­
                                                                                                                                                                                 te, pelo  vasto  sistema Time  Wamei  a
                                                                                                  zonte o Brfree. primeiro provedor nacio­
                                                                                                                                                                                 cabo,  trunfo  que  poderia  aumentar  a

                                                                                                 nal a dispensar a cobrança de taxa men­
                                                                                                                                                                                 oferta de Internet  a  alta velocidade da
                                                                                                 eai a seus  assinantes.  Internet grátis, fi­
                                                                                                                                                                                 AOL e contar pontos na tidelicaçio dos

                                                                                                 nalmente.  era  uma  possibilidade  para
                                                                                                                                                                                 clientes pagos da empresa.
                                                                                                 qualquer um, cliente ou não da institui­
                                                                                                                                                                                    A médio prazo, os serviços pagos e gra­
                                                                                                 ção X . V o u Z   Mesmo considerando a
                                                                                                                                                                                tuitos deverão conviver. O faturamento
                                                                                                 consequência  de  possíveis  decisões  do
                                                                                                                                                                                1 través do acesso em si deve ficar restri­
                                                                                                 Cade,  da  Anatei  e  da Justiça  -   órgãos
                                                                                                                                                                                to aos provedores que ofereçam diferen -
                                                                                                 acionados  pela  Abranet  (veja  box)  na
                                                                                                                                                                                ciais como conteúdo, suporte diferenci­
                                                                                                 tentativa de limitar ou frear a propagação
                                                                                                                                                                                ado ou qualidade da conexão. “O clien­
                                                                                                 do livTe acesso                 já é praticamente irre­
                                                                                                                                                                                te que continuar a pagar por um serviço
                                                                                                 versível a adesão do Brasil a um fenôme­
                                                                                                                                                                                que poderia ser gratuito exigirá cada vez
                                                                                                 no mundial  Resta ainda saber a dimen­
                                                                                                                                                                                mais em troca, e só quem estiver prepa­
                                                                                                 são que o negócio ganhará no País, uma
                                                                                                                                                                                rado  para  isso  sobrevivera",  atestou
                                                                                                 vez que a Internet gTátij ainda não é algo
                                                                                                                                                                                Cláudio Pecorari, presidente da PSINet
                                                                                                 pienamente consolidado nem mesmo nos
                                                                                                                                                                                do Brasil. Em boa parte dos casos, po­
                                                                                                 países desenvolvidos.
                                                                                                                                                                                rém, o lucro será indireto, vindo através
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